Após a validação do crédito no ano passado, usuários poderão utilizar cartões de débito e pré-pago

por Guilherme Cosenza

Está validado desde a última quarta-feira (19) o uso de cartões de débito e pré-pagos para nas catracas do Metrô. Basta apenas que o usuário aproxime o cartão da área de leitura para efetuar o pagamento que não possui taxa extra. Os cartões de crédito seguem validados para pagamento desde abril de 2019.

Todas as estações de metrô já aceitam os cartões, porém inicialmente apenas os que possuem bandeira Visa, além de dispositivos móveis que contam com a tecnologia NFC. A iniciativa foi tomada como uma maneira de conseguir agilizar e garantir fluidez no embarque, além de facilitar o uso durante o carnaval, período que o MetrôRio vai funcionar sem interrupção.

Atualmente, cerca de 700 mil tarifas já foram pagas com a tecnologia de aproximação do cartão de crédito desde sua validação. Em dezembro de 2019, cerca de 4,35 mil utilizações diárias foram registradas em dias úteis, um aumento de 339% em sete meses, segundo o MetrôRio. A média diária de uso da tecnologia é de 1,75 vezes por cliente.

De acordo com dados divulgados pela Visa, o pagamento com cartão se tornou o mais usado. As estações que mais registraram as cobranças foram a Carioca, Botafogo, Jardim Oceânico e Uruguaiana.