Autoridades municipais orientaram 74 ambulantes durante ações em cinco bairros da região

A Prefeitura do Rio orientou 74 ambulantes a desocuparem áreas comerciais de cinco bairros da Zona Oeste, na última terça-feira (26). Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a força-tarefa formada por diversos órgãos municipais verificou o cumprimento do decreto municipal de combate à pandemia pelo comércio em geral (tanto ambulante como lojista), a fim de evitar aglomerações.

Durante as ações, os agentes municipais encontraram a maioria dos estabelecimentos fechados (590). Em Sulacap, as equipes apreenderam diversos itens (20 kg de doces, salgadinhos e biscoitos, 130 bebidas, 102 acessórios para celular e um carrinho) deixados por ambulantes sob um viaduto. As mercadorias estavam em péssimas condições de armazenamento, sendo encontradas até larvas de moscas nas caixas. Nos dois bairros, 12 ambulantes foram orientados a se retirar, e 700 quilos de resíduos sólidos foram recolhidos.

Em Bangu e Campo Grande, os agentes dispersaram 42 ambulantes, e dois estabelecimentos foram fechados por desacordo com o decreto municipal. No calçadão de Bangu, uma banca de jornal foi orientada a retirar excessos de mercadorias do espaço público. Já em Santa Cruz, nenhuma loja foi encontrada aberta, e 20 ambulantes tiveram que recolher seus produtos.