Jéssica Honorato (18) é uma jovem brilhante, que acaba de ganhar uma bolsa integral para estudar em Wellesley College, em Massachusetts, e aguarda o resultado em outras 7 universidades dos EUA.  Ela faz parte do Oportunidades Acadêmicas do EducationUSA Brasil, órgão oficial do governo americano para alunos internacionais. O programa apoia estudantes academicamente qualificados, mas sem condições financeiras, no processo de candidatura para Graduação e Pós-Graduação (em inglês, Graduate Programs), auxiliando nas admissões com bolsas de estudos nos Estados Unidos. 

Assim como a Jéssica, os brasileiros que sonham em conseguir um diploma nos EUA, podem ter acesso gratuito a informações oficiais na Feira Virtual EducationUSA Brasil 2021. Até o dia 27 de março, representantes de 35 instituições norte-americanas estarão reunidos, em ambiente virtual, fazendo apresentações, esclarecendo dúvidas, divulgando bolsas de estudos e apresentando propostas para vários cursos interessantes para o mercado de trabalho. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através deste link

As aulas em Wellesley College iniciam em setembro, provavelmente de forma online. Até o início de abril, outras universidades norte-americanas podem entrar em contato com Jéssica. Assim que o cenário voltar ao normal, o EducationUSA Brasil irá custear todas as despesas de viagem dela. 

Ser aluna da Wellesley College é realizar um sonho também da mãe da menina, com quem mora no bairro de Curicica: “Minha mãe sempre me incentivou a estudar para melhorar na vida”, conta a jovem que, mesmo aos 18 anos, está na segunda conquista de bolsa de estudos. Ainda no ensino médio, ela conseguiu passar com bolsa integral para um colégio privado, onde criou mentorias que unia os alunos da rede particular com alunos das escolas de periferia para trocarem os conteúdos. Lá, Jéssica Honorato também participou de projetos de pré-vestibular comunitário e voluntariado de aulas de inglês. Hoje, ela planeja devolver ao Brasil o que aprender na universidade estrangeira.  

Sobre o EducationUSA:   

O EducationUSA é a rede oficial do Departamento de Estado para informações sobre estudos nos EUA e possui uma rede global de mais de 400 centros de orientação. O EducationUSA tem 40 escritórios em diversas partes do Brasil, incluindo os “American Spaces – Centros Binacionais”, universidades e organizações sem fins lucrativos. A missão da rede é facilitar o acesso gratuito às informações sobre oportunidades de estudos nos EUA. Para mais informações: https://www.educationusa.org.br/