Cuidados com a alimentação, meditação e aceitar ajuda sempre que possível são algumas das dicas

Mamães de primeira viagem se esforçam ao máximo para ter a energia e descanso necessários para cuidar do bebê. Desde a gestação, seu sono já começa a passar por mudanças e, quando a criança chega, é um desafio diário ter a disposição para acompanhar o ritmo do recém-nascido.

Isso significa dar atenção a uma série de pequenas coisas, como se a fralda está limpa, o momento da amamentação, etc. E como o relógio biológico do bebê ainda está em formação, cabe à mãe, estar pronta a qualquer hora que a criança precisar. E “qualquer hora” quer dizer, de fato, qualquer hora do dia e da noite.

Por isso, a apresentadora Carol Barcellos, especialista em bem-estar da marca de colchões Ortobom, deu algumas dicas em vídeos no canal do Youtube da marca para ajudar mamães em todas as fases a melhorar  a qualidade do seu sono durante este momento tão especial.

Confira 4 dessas dicas abaixo e outras mais no Manual do Sono Mamãe e Bebê da marca:

O bebê dormiu? Tire uma soneca também

A média ideal de sono para os adultos é de 7 horas por noite. Mas o período da gestação e os primeiros meses mexe totalmente com isso. Para evitar uma completa privação do sono, o que não vai te beneficiar em nada, Carol fala que qualquer oportunidade em que o bebê pegar no sono, é hora de você descansar.

“Acredite, até mesmo aquela sonequinha de 20 minutos te dá muita energia para encarar o resto do dia.” 

Aprenda a meditar

Pode acontecer de você não conseguir descansar de imediato, mesmo com o bebê dormindo. São muitas preocupações, principalmente já pensando em deixar tudo o mais preparado possível para quando ele acordar. Para isso, Carol aconselha meditações.

“Técnicas de meditação são ótimas para ajudar você a descansar mesmo estando acordada. Faz com que o corpo atinja um estado de relaxamento profundo, te dando mais energia e melhorando a qualidade do seu sono. Com um simples repouso, através de um bom banho quente, uma leitura no fim do dia ou simplesmente se acalmando, é muito eficaz para ajudar o seu estado mental.”

Dê atenção à sua alimentação

Só pensar em cozinhar nesse período pode ser um verdadeiro pesadelo, não é? Mas comer bem e ter uma alimentação saudável nesse período também reflete diretamente na sua energia para cuidar do bebê.

Portanto, evite as tentações dos carboidratos e do açúcar, por exemplo. Uma boa refeição vai garantir uma qualidade de sono muito melhor, mesmo ele sendo mais curto".

Outra dica é manter-se sempre hidratada, pois a desidratação pode desregular o sono.

Toda ajuda é bem-vinda

Talvez a dica mais importante. “Mãe não precisa fazer tudo sozinha. Se alguém ofereceu ajuda, seja parceiro, parceira, mãe, pai...aceite. Aproveite para tirar aquele rápido cochilo e recuperar as energias. Será muito mais fácil retomar as tarefas após essa pausa”.

Aproveite também para sair um pouco, respirar ao ar livre e sentir a luz natural, para mantê-la mais estimulada.