A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, será palco de lançamentos de livros infantis neste fim de semana. O maior complexo cultural da América Latina terá eventos tanto no sábado (18/12) quanto no domingo (19/12).

No sábado, das 15h às 16h30, serão lançados os livros “A Menina Bel e o Gato Grato”, de Alessandra Valle, e “Conto por Conto – Histórias de Natal”, em que a escritora escreveu dois contos. Haverá contação de histórias dos livros e oficina de colorir.

O primeiro livro traz oportunidades de reflexão a respeito de comportamentos de ingratidão e o despertar, de forma equilibrada, da virtude da gratidão. A segunda publicação foi escrita por sete autores e apresenta 14 contos que falam sobre amor, superação, renascimento e muito divertimento. Alessandra contribuiu com os contos “Jesus Nasceu em Mim” e “Paco Quase Estragou o Natal”.

Em “Jesus Nasceu em Mim”, a pré-adolescente Marina experimenta situações do cotidiano que a impulsiona a praticar a caridade e a compaixão, ressignificando o sentido do Natal para si. “Em Paco Quase Estragou o Natal”, o leitor vai se divertir com a lembrança de infância de Márcia Helena, ocorrida no Natal 1980, na cidade de Corumbá, em Mato Grosso, quando um papagaio quase a fez perder o Natal.

Alessandra Valle nasceu e foi criada no Rio de Janeiro. Formou-se no Ensino Médio como professora na educação infantil. Graduada em Direito, atua na área da segurança pública no Estado do Rio Janeiro, na qual se especializou no fenômeno social do desaparecimento de pessoas. Em 2021, iniciou a carreira como escritora na literatura infantil brasileira, publicando o livro “A menina Bel e o gato Grato”, pela editora Scienza, o qual faz parte da série Criança também pode se autoconhecer, visando proporcionar às crianças reflexão sobre atitudes que impendem à felicidade e o despertar de forma equilibrada das virtudes gravadas na consciência.

No domingo, das 15h às 16h30, a Hanoi Editora convida para o lançamento do livro “As flores, as pedras e os galhinhos do caminho”, de Fernanda Oliveira. O lançamento contará com contação de histórias feita pela autora, distribuição de kits de pintura e atividades do duende diferente, o herói da história, que nos ensina a multiplicar e espalhar as belezas do caminho.

Segundo a sinopse do livro, o duende diferente era mesmo incomum.  Enquanto seus amigos gostavam de fazer travessuras, ele preferia embelezar os caminhos da floresta. Até que um dia ele descobre que todas as flores, pedras e galhinhos que ele usou sumiram. O que teria acontecido? Logo ele descobre que algumas coisas não são o que parecem, e tudo tem um propósito maior.

Fernanda Oliveira gosta de se definir como uma pessoa que escreve. E, enquanto escreve, costuma ver as palavras, notá-las bem e com cuidado. Ela cria, escolhe, cultiva. Então, abre as palavras, como caixinhas, uma por uma, fazendo com que nelas caibam os sonhos, os sentimentos, os desejos e até mesmo o impossível. E depois de abertas as caixinhas, suas palavras, cheias de vida, costumam voar, pelos misteriosos mundos de nossos pensamentos. Fortalecer e encorajar palavras é a profissão generosa da Fernanda. Ela sabe como são especiais as letras quando vem morar em nossas mentes e corações.

 

Serviço:

Lançamento de Livro – “A Menina Bel e o Gato Grato” e “Conto por Conto – Histórias de Natal” de Alessandra Valle

Data: 18 de dezembro

Horário: 15h às 16h30

Grátis

Inscrição: https://forms.gle/1zSokL9fL6kjKgeGA

 

Lançamento do livro – “As Flores, as pedras e os galhinhos do caminho” de Fernanda Oliveira

Data: 19 de dezembro

Horário: 15h às 16h30

Grátis

Local: Sala de Leitura

Inscrição: https://forms.gle/3FAwZYEBnTbFwp3FA

 

A Cidade das Artes fica localizada na Avenida das Américas, 5.300, na Barra da Tijuca.

Acesso pelo BRT Alvorada

Estacionamento no local

Importante: para a entrada é necessária a apresentação do passaporte vacinal (digital ou físico)