A Subprefeitura de Jacarepaguá, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Comlurb, apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar (PM), realizou durante a manhã e tarde da última quarta-feira (16), duas ações de abordagem e acolhimento, ordenamento e limpeza na região da Cidade de Deus e ao longo da Estrada dos Bandeirantes, em Curicica, na Zona Oeste do Rio, onde pessoas em situação de rua costumam se abrigar embaixo das marquises e construir estruturas precárias para moradia ou uso de entorpecentes.

Ao todo cinco pessoas aceitaram preenchimento de ficha para encaminhamento aos serviços da Prefeitura, nenhuma delas aceitou acolhimento. Dois caminhões de lixo com a maior capacidade foram retirados pela Comlurb. Educadores sociais orientaram e encaminharam aqueles que aceitaram os serviços ofertados pela Prefeitura do Rio.

A subprefeita Talita Galhardo conta que até a próxima sexta-feira (24) acontecerá uma série de ações nos sub-bairros da região. Talita destaca também que os profissionais de assistência social estão todos os dias nas ruas oferecendo os serviços disponíveis, mas que a Lei não permite que as pessoas sejam encaminhadas para as Unidades de Reinserção Social(URS) de forma compulsória.

“Oferecemos emissão de documentos, assistência psicossocial e médica para os que desejam, porém, só podemos agir de forma mais efetiva quando a pessoa aceita”, conclui a subprefeita.