As interdições serão feitas para realizar uma obra na calha do BRT

 

 

 

 

A partir do próximo sábado, 13, um novo trecho da Avenida das Américas será interditado para as obras da calha do BRT Transoeste.

O trabalho ocupa a calha do BRT, por isso os veículos precisarão utilizar a faixa adjacente. Para minimizar os possíveis impactos no tráfego da região, a pintura da via foi refeita para melhor acomodar o BRT e os demais veículos nas faixas de circulação.

Agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego trabalharão para manter a fluidez, orientar os motoristas e efetuar os bloqueios durante a intervenção. Os tempos dos semáforos serão ajustados para atender a nova demanda do trânsito e manter a fluidez.

Além disso, um painel com mensagens variáveis e forte sinalização para orientar os motoristas também será utilizado. Um reboque será disponibilizado para desobstrução das vias em caso de enguiços mecânicos ou outras ocorrências na região.

Confira quais serão as interdições de acordo com a Prefeitura do Rio

– A partir das 7h30 do dia 13/8 (sábado) até às 17h30 do dia 30 de setembro: interditar a calha do BRT na Avenida das Américas, sentido Jardim Oceânico, no trecho entre a estação do BRT Bosque da Barra e o Terminal Alvorada. A interdição do mesmo trecho, no sentido Guaratiba, foi realizada no dia 30 de julho.

– Desvio: o BRT será desviado para fora da calha. Ele deverá permanecer na faixa adjacente à calha e retornará para a calha logo após o trecho em obras. Para viabilizar o desvio do BRT, a pista será segregada e, consequentemente, a capacidade viária para os demais veículos ficará reduzida em uma faixa no início do desvio em cada sentido da obra.

– Rotas alternativas: como rotas alternativas sugere-se a utilização da Avenida Lúcio Costa e da Avenida Embaixador Abelardo Bueno para os deslocamentos.

 

Além das interdições na calha, outras intervenções secundárias acontecerão com o objetivo de preparar a via para o recebimento das obras e, consequentemente, minimizar os possíveis impactos que serão causados por ela. As seguintes interdições secundárias estão programadas:

– Interdição prorrogada até o dia 13 de outubro; intervalos autorizados são das 7h às 18h e das 22h às 5h: interdição parcial do retorno existente na Avenida das Américas, na altura do Rio Design (estação do BRT Américas Park);

– Interdição prorrogada até o dia 11 de outubro, das 7h às 18h e das 22h às 5h: interdição parcial do retorno existente na Avenida das Américas, na altura da Avenida Davis Nasser (estação do BRT Bosque da Barra);

– Interdição prorrogada até o dia 16 de outubro: interditar a calha do BRT na Avenida das Américas, em ambos os sentidos, na altura da Avenida Ayrton Senna (Terminal Alvorada). Desvio BRT: as linhas diretas do BRT serão desviadas para dentro do Terminal Alvorada.

Recomendações

– Respeitar a sinalização e as orientações dos agentes de tráfego para o bom andamento da operação;

– Aos motoristas que não necessitem passar pela região da obra, sugere-se a utilização de rotas alternativas para seus trajetos.