Programa celebra um ano de lutas e conquistas na região, com bons números registrados

Por Marcelo Perillier

Depois de uma luta, o segurança presente chegou ao Recreio. Um ano se passou e o bairro se revolucionou. Não a toa que a região está entre as melhores do projeto. E para celebrar essas conquistas, um cerimônia foi realizada no último sábado (19) no espaço sociocultural do Santa Mônica Centro Educacional, unidade Recreio. Várias autoridades políticas, civis e militares estiveram presentes no evento e uma delas foi o vereador Carlo Caiado, mentor do projeto, que relembrou como foi trazer o segurança presente para a região: “Estou muito feliz por ter participado desta conquista desde o início. Para quem não se recorda, a garantia do Barra Presente foi feita através de recursos que consegui na Alerj quando era deputado estadual e no lançamento do programa entregamos, junto com a Simone, presidente da Amor, para o governador, um abaixo-assinado com milhares de assinaturas de moradores, para estender o programa para o Recreio, e ele prontamente disse que acataria o pedido. Hoje, esse é um projeto fundamental para a segurança dos moradores, tanto que estamos articulando a construção de uma base permanente do Recreio Presente na Praça Tim Maia, pois a que está lá é provisória, para melhorar a articularidade do programa”, disse o parlamentar.

Comandante do Recreio Presente a tenente Andressa destacou a união dos policiais com os moradores como o sucesso do projeto na região: “O segurança presente é uma marca muito forte e viemos celebrar um ano de conquistas e vitórias. E quem mais ganhou neste tempo foi o morador do Recreio, que obteve de volta o direito de ir e vir. Vamos continuar esse trabalho, pois é nosso dever da esse direito a vocês. Agradeço a todos que nos deixaram resolver todos os problemas da região, desde os pequenos delitos aos grandes”, afirmou a PM.

Superintendente da Operação Segurança Presente, o tenente-coronel Rodrigo Laviola anunciou um presente para o programa durante a cerimônia: “O segurança presente não existiria sem o apoio da PM. Queria parabenizar a tenente Andressa, pois o Recreio está entre os três primeiros lugares no projeto. E, para ajudar ainda mais o patrulhamento na região, vamos dar oito motos para o projeto. Queria parabenizar também a população pela ajuda, mostrando que o segurança presente também é um direito da sociedade civil”.

Subsecretário sociogovernamental e de projetos especiais do Governo do Estado, Marcos Felipe Carvalho enalteceu o trabalho da tenente Andressa à frente do Recreio Presente: “Se não fosse o apoio do 31 BPM não conseguiríamos atingir a perfeição nas atividades. Parabenizar a tenente Andressa pelo comando e pelos números apresentados. Contudo, o sucesso do projeto se deve pela sinergia entre o poder público e a população que, cada vez mais, faz o Recreio Presente crescer”.

O novo subprefeito da Barra também marcou presença no evento e, como morador da região, também elogiou o projeto: “Esse programa é feito pela união da polícia civil e militar com a sociedade civil. Queria parabenizar também a direção do Recreio Presente, pois sou morador da região e vejo como o bairro está melhor a cada dia”, disse Raphael Lima.

Presidente da Associação de Moradores do Recreio dos Bandeirantes (Amor), Simone Kopezinski não pode comparecer à cerimônia por problemas de saúde, mas foi representada pelos três ¬lhos Ana Beatriz, Luís Henrique e Alexandre, que leu o discurso preparado por Simone para a ocasião: “Sou uma das maiores entusiastas deste programa, que é, sem dúvida, um dos maiores presentes que esse bairro já recebeu. Ele trouxe para o Recreio uma polícia de proximidade, recriando o vínculo entre a sociedade e a polícia militar que, praticamente, havia se perdido. Neste momento em que o mundo se reinventa pela pandemia, gostaria de deixar com vocês uma frase de Joseph Campbel, na qual ele diz que temos apenas que seguir a trilha do herói... e lá, onde pensávamos estar sós, estaremos na companhia do mundo todo”.

A solenidade contou também com a entrega de certificados para os policiais que mais se destacaram no programa neste primeiro ano de atuação e os ¬lhos da Simone receberam um colete do Recreio Presente, como forma de agradecimento pela dedicação e atenção que ela tem dado ao programa.