Durante os 7 dias de evento, pontos de chegada e saída da Cidade do Rock receberão policiamento 24 horas

 

 

Na manhã desta segunda-feira (29), representantes da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Rock in Rio apresentaram o planejamento de segurança para o evento, que tem início na sexta-feira (2). Mais de 1,1 mil policiais, entre civis e militares, vão estar dedicados à segurança do evento, que acontece na Cidade do Rock, na Barra da Tijuca.

Pontos de chegada e saída da Cidade do Rock vão receber policiamento 24 horas durante os 7 dias de festival e estarão bloqueados pela Polícia Militar.

Casos ligados ao Rock in Rio durante os dias de evento, serão encaminhados exclusivamente para a 42ª DP (Recreio). A Polícia Civil contará com 550 policiais apenas na Cidade do Rock, fora os outros 240 que vão reforçar as delegacias próximas do evento. Também haverá uma delegacia dentro da Cidade do Rock.

Terão reforços a 16ª DP (Barra da Tijuca), 32ª DP (Taquara) e a delegacia do Recreio dos Bandeirantes, além da Delegacia de Atendimento ao Turista, no Leblon, Zona Sul da cidade. Agentes da DEAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) também estarão presentes no Rock in Rio.

O delegado Ronaldo Oliveira, subsecretário de Polícia Civil e Coordenador-geral do Rock in Rio, explicou a participação da secretaria no festival, e lembrou que a lotação dos hotéis no Rio já está ultrapassando a marca de 80%.

"Mais de 80% dos hotéis já estão lotados. A atenção das polícias é primordial para que o evento dê certo. A Polícia Civil está entrando com cerca de 550 homens. Ao todo, 790 policiais envolvendo outras delegacias", frisou Oliveira.

Também participaram da coletiva de imprensa o Coronel Luiz Henrique Pires, Secretário de Polícia Militar; Márcio Franco, delegado da Delegacia de Policiamento de área; Ricardo Acto, vice-presidente de operações do Rock in Rio; e Coronel Rogério Quemento Lobasso, subsecretário de Polícia Militar.

A Polícia Civil disse que está realizando ações de inteligência e monitorando redes sociais para evitar fraudes de credenciamento e os furtos de celulares, comuns em eventos de grande porte:

"São quadrilhas que atuam em qualquer grande evento, e são especializadas só nisso. A Polícia Civil está atenta a isso, e estamos monitorando as redes sociais", afirmou o delegado Márcio Franco, coordenador do evento.

Ricardo Acto, vice-presidente de operações do Rock in Rio, lembrou que o público deve priorizar o transporte público para ir até o festival.

Luiz Henrique Marinho Pires, Secretário de Polícia Militar, explicou que a PM terá 570 PMs por dia atuando na área do Rock in Rio, e ainda citou outros 1,2 mil que participam do Operação Verão que começou no último sábado (29) no Rio de Janeiro.

"Na área do evento, são 570 homens, com um policiamento que vai funcionar as 24 horas por dia, além do reforço em vários pontos da cidade, com a Operação Verão, que coloca na nossa região litorânea e pontos turísticos mais de 1,2 mil homens", explicou. Ele ainda pontua sobre a orla: "Estamos envolvendo aí, considerando que a área de orla também é de interesse para o Rock in Rio, quase 1,9 mil homens nesses dois próximos finais de semana que envolvem Rock in Rio na cidade do Rio de Janeiro”.

O subsecretário de Polícia Militar, Rogério Quemento Lobasso, explicou que o policiamento nos pontos de bloqueio será realizado para evitar problemas nos horários de chegada e saída do festival.

"Nos anos anteriores, nós não aplicávamos esse policiamento 24 horas", afirmou ele.