Há 10 dias moradores de comunidades da Zona Oeste convivem com confrontos violentos entre traficantes e milicianos

 

 

Desde o início da manhã desta quarta-feira (25), a Polícia Militar faz operações na Cidade de Deus e Gardênia Azul.

Agentes do 18º BPM (Jacarepaguá) ocupam a região da Cidade de Deus, com o reforço de outros oito batalhões e dois blindados. Três traficantes foram presos, durante a operação. Uma granada, dois fuzis, uma réplica de pistola, coletes à prova de balas e drogas foram apreendidas na ação.

Logo cedo, uma barricada imensa ocupava a rua do canal na comunidade, e os blindados não conseguiam passar. Os agentes eram obrigados a desembarcar das viaturas e continuar a varredura a pé. Eles buscam bandidos, armas e drogas. De acordo com a PM, as equipes também atuaram para remover os obstáculos colocados nas vias.

A ocorrência foi encaminhada à 32ª DP (Taquara).

No Morro do Banco, no Itanhangá, onde estaria uma base do tráfico de drogas que tem atacado a região, o Bope está realizando uma operação. Na localidade, um homem, suspeito de ser traficante, conhecido como JR, foi preso. Com ele, foram apreendidos um rádio comunicador e uma pistola. Segundo a PM, ele também tem passagem por homicídio.

As investigações indicam que traficantes da Cidade de Deus tentam tomar da milícia o controle da comunidade Gardênia Azul há pelo menos 10 dias.

Na Gardênia Azul, a ação foi coordenada por agentes do Batalhão de Choque.

Segundo a Polícia Civil, por meio do programa Cidade Integrada, somente na Muzema, a instituição prendeu 87 criminosos.

Comunidade da Muzema. (Foto: Internet)

A corporação acrescenta que o levantamento de "informações de inteligência e monitoramento constante dos dados são utilizados para as ações, visando à identificação e à prisão dos integrantes dessas organizações criminosas."

A PM informou que, em 2022, 145 criminosos foram presos e 14 armas de fogo foram apreendidas na Muzema.

Resumo

  • Os confrontos começaram na semana passada, ora entre facções rivais, ora entre criminosos e forças de segurança.
  • Comunidades da Zona Oeste do Rio são majoritariamente dominadas pela milícia. A Cidade de Deus é uma exceção e está sob o jugo de traficantes do Comando Vermelho há anos.
  • A polícia identificou uma movimentação do tráfico para tomar da milícia algumas dessas áreas: Muzema, Gardênia Azul e até Rio das Pedras. A Cidade de Deus seria o "QG", e o Morro do Banco, "base avançada" da invasão;
  • Nesta terça, a polícia foi até a Cidade de Deus, e houve confronto;
  • A Cidade de Deus e a Gardênia Azul amanheceram com operações da PM.

Confrontos já acontecem há dez dias

Moradores de comunidades da Zona Oeste do Rio convivem há cerca de 10 dias com confrontos violentos entre traficantes e milicianos que, de acordo com as investigações da Polícia Civil, podem estar relacionados com invasões de regiões por grupos criminosos rivais aos que já têm o domínio territorial.

Na noite de terça-feira (24), houve mais uma troca de tiros intensa na Cidade de Deus.

Comunidade da Cidade de Deus. (Foto: Internet)

Os confrontos atuais ocorrem nas regiões da Gardênia Azul e Muzema e estão relacionados com criminosos da Cidade de Deus, que estariam participando de pelo menos uma das invasões.

As duas primeiras regiões são dominadas por milicianos há anos e a última, por traficantes.

Além dos tiroteios, moradores relatam toques de recolher nas comunidades invadidas e até em regiões vizinhas, como Rio das Pedras.