Via com 678 metros de extensão ajudará na melhoria do trânsito do recém criado bairro da Barra Olímpica

 

 

Na última sexta-feira (14/06), a Prefeitura do Rio de Janeiro deu um importante passo para melhorar a mobilidade urbana na Zona Oeste da cidade com a inauguração do Boulevard da Barra Olímpica. A nova via, com extensão de 678 metros e largura de 36 metros, conecta a Estrada dos Bandeirantes à Avenida Salvador Allende, facilitando o acesso aos bairros das Vargens, Camorim, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca.

Foto: Divulgação / Riva Incorporadora

O projeto, idealizado pela Prefeitura, foi viabilizado graças ao investimento da Riva Incorporadora e da Ager. Toda a infraestrutura, incluindo sinalização, iluminação pública com fiação subterrânea e ciclovia, foi custeada pela iniciativa privada. O renomado paisagista Sérgio Santana assina o projeto do Boulevard, que conta com praças e jardins ornamentados com espécies nativas de plantas, em consonância com as diretrizes do órgão ambiental da cidade. O investimento total na construção da via foi de aproximadamente R$ 20 milhões.

Foto: Divulgação / Riva Incorporadora

Raphael Lima, subprefeito da Barra, enfatiza a importância da nova via para a região: "Essa é mais uma importante via da região, que cria uma nova ligação entre a Estrada dos Bandeirantes e a Avenida Salvador Allende, melhorando muito a mobilidade urbana nesse trecho. Trata-se de uma intervenção que faz parte do planejamento urbanístico da Prefeitura do Rio e conforme o desenvolvimento de cada região, novas vias vão sendo abertas".

Foto: Divulgação / Subprefeitura da Barra

A construção do Boulevard da Barra Olímpica é uma contrapartida exigida pela Prefeitura para o licenciamento do empreendimento e foi projetada pelo setor de planejamento urbano, visando evitar a sobrecarga na infraestrutura existente no local. A solenidade de inauguração contou com a presença do subprefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima, do superintendente da Riva no Rio de Janeiro, Marcelo Pezzino Sathler, e do sócio fundador da Ager, Ernesto Neves Raposo.