Aos 84 anos, o arquiteto lança o livro “Barra da Tijuca pelo olhar e obra de Slomo Wenkert”, que celebra memórias e destaca projetos icônicos na região

 

Um dos principais nomes da arquitetura carioca e com grande parte na transformação urbana do Rio de Janeiro, principalmente na Barra da Tijuca, Slomo Wenkert lança, nesta quinta-feira (4), o livro “Barra da Tijuca pelo olhar e obra de Slomo Wenkert”. A noite de autógrafos acontece a partir das 18h, na livraria Argumento, no Leblon, reunindo familiares, empresários, autoridades e admiradores da trajetória. 

Com mais de 60 anos de carreira e mais de 500 projetos realizados, Slomo se destaca no cenário de transformação urbana da Barra. O livro, publicado pela editora TIX, com patrocínio da Multiplan, Carvalho Hosken e Hilton Barra Rio de Janeiro, reúne memórias, imagens históricas e bastidores da criação de alguns dos mais emblemáticos condomínios do Rio. 

As construções foram tantas que, apenas com a Carvalho Hosken, são mais de 70 empreendimentos, com destaque para o Itanhangá Hills, o primeiro da cidade a ter piscinas nas varandas, um marco que revolucionou o mercado imobiliário da época; o Village São Conrado, projeto urbanístico integrado, com a proposta de ser um diferencial de moradia; e o Condomínio Atlântico Sul, que marcou a virada no urbanismo do Rio, com arquitetura ousada, espaços integrados à natureza, e um estilo de vida que se tornou referência para a cidade e para o país.

Já com a Multiplan, o arquiteto realizou empreendimentos icônicos como o Centro Empresarial Barra Shopping, conceituado como um projeto de integração ao BarraShopping (comércio, negócio e serviços), e o Golden Green, desenvolvido de frente para a praia, integrando o paisagismo a um belo campo de golfe e amplos apartamentos, estrutura de lazer, privacidade e segurança, tudo dentro dos mais avançados conceitos de tecnologia e conforto da época.

"Mais do que reunir projetos, o livro reflete uma vida inteira dedicada à arquitetura. Cada linha, cada traço carrega um pedaço da nossa história", afirma o autor que, aos 84 anos, segue à frente do escritório que fundou. 

A publicação traz prefácios de Carlos Felipe de Carvalho, CEO da Carvalho Hosken, e de José Isaac Peres, fundador da Multiplan, além de ensaios assinados por arquitetos e colaboradores. Para a editora Ana Borelli, responsável pela curadoria do material, o acervo reúne “um patrimônio de desenhos, fotos e documentos que revelam a multiplicidade do arquiteto, também empresário e desenvolvedor”.

O livro é ilustrado com imagens inéditas do acervo de Wenkert e novos registros do fotógrafo Marcos Gusmão. O arquiteto Marcos Sá destaca a relevância da obra: “Descobri que muitos edifícios que admirava na cidade eram de sua autoria. É fundamental inserir sua produção na historiografia oficial da arquitetura carioca.”

A edição de luxo contém 224 páginas e capa dura e estará disponível em livrarias do Rio e de São Paulo pelo valor de R$150. 

 

Serviço – Lançamento do livro “Barra da Tijuca pelo olhar e obra de Slomo Wenkert”

Data: 4 de setembro (quinta-feira), a partir das 18h 

Local: Livraria Argumento – Rua Dias Ferreira, 417, Leblon