Fone: (21) 2042-2955 -  redacao@jornaldabarra.com.br

Pin It

Por Gabriel Moses

Rica em natureza e vibrante no turismo. A Barra reúne ambas as características, e o resultado se dá nas visitações diárias em diversos pontos da região. Confira alguns destinos famosos do Rio de Janeiro que se encontram na região.

Sítio Burle Marx
Localizado em Barra de Guaratiba, o Sítio Burle Marx possui 365 mil m² e oferece ao público uma viagem pelos belos jardins que possui. Dentro do espaço, há diversas coleções de plantas tropicais e subtropicais do mundo, contando com mais de 3.500 espécies.
As visitas guiadas ao parque são acompanhadas por profissionais do sítio, que apresentam aos visitantes as espécies que o habitam e contam a história deste importante arquiteto e paisagista brasileiro.


(Foto: Gabrielle Rangel) 

Parque Chico Mendes
Situado em área de restinga, na planície arenosa da Baixada de Jacarepaguá, o Parque foi criado com o objetivo de preservar a Lagoinha das Tachas e seu entorno. A manutenção das condições naturais do Parque permite a sobrevivência do Jacaré-de-papo-amarelo um dos principais moradores do local.
A partir de sua criação, o Parque Chico Mendes vem sendo beneficiado pela recuperação de sua flora com o plantio de mudas de árvores nativas da restinga e de Mata Atlântica. A área do Parque é de 40 hectares onde o visitante tem acesso a quase cinco quilômetros de trilhas, espaço para lazer e educação ambiental. O Parque Chico Mendes está aberto de terça à domingo de 8 às 17hs e a entrada é franca. As visitas guiadas são de terça à sexta em dois horários, 10 e 14hs.




Parque Natural Municipal da Prainha
Para os amantes do verde e de uma boa trilha, o Parque Natural da Prainha é um ótimo destino. Dentro dele, existe a trilha para o Mirante do Caeté, que possui uma vista panorâmica invejável da praia.
O Parque também é um ótimo local para reunir famílias e amigos para piqueniques. Além disso, há um parquinho para a criançada poder se divertir.




Trilha da Pedra da Gávea
Uma das mais famosas trilhas do Rio, a trilha da Pedra da Gávea é outro ponto bastante procurado na região. O maior bloco de pedra à beira mar do mundo proporciona uma visão de toda a orla carioca, entre zona sul e oeste da cidade.
O acesso da principal trilha para a Pedra da Gávea é no final da Estrada do Sorimã que é acessada pela Barrinha



Parque Bosque da Barra
O Bosque da Barra da Tijuca é um parque municipal com áreas de lazer e passeio, tendo também a função de reserva ecológica, onde estão preservadas a vegetação natural das áreas originais da Barra da Tijuca e animais que originalmente habitavam o local.
Com entrada gratuita, o Bosque fica aberto de terça à domingo, de 7h até 17h.