“Acho absurdas as construções irregulares”

Por Guilherme Cosenza

A Barra da Tijuca se mistura a seus bairros vizinhos, por isso é normal transitar pelo bairro e só reparar depois de um tempo que não está mais nos limites do bairro e sim no Recreio dos Bandeirantes. Se andarmos pela Avenida Abelardo Bueno, rapidamente nos deparamos com os limites que começam Jacarepaguá. Mas como dizer que regiões como o RIO 2, Cidade Jardim e Villas da Barra, não fazem parte do nosso bairro. Embora tenham denominações diferentes, para quem mora na Barra, o sentimento de que eles fazem sim parte do bairro é pulsante. Por isso, nada mais justo do que entender como funcionará à administração de uma das regiões vizinhas que mais afetam a Barra, uma vez que são inúmeros os moradores de Jacarepaguá que diariamente vem para seus trabalhos na Barra ou no Recreio. Pensando nisso, nos encontramos com a Subprefeita de Jacarepaguá, recém nomeada pelo prefeito Eduardo Paes, Talita Galhardo. A responsável pela região, assim como o subprefeito da Barra e Recreio, Rafael Lima, traz um currículo denso de experiência dentro da política como assessora, aliás, ambos possuem um laço forte de amizade que poderá ser um ganho imenso para ambas as regiões. Acompanhe nossa entrevista e conheça quem é Talita Galhardo.

JORNAL DA BARRA: Sobre 2021, quais são os maiores objetivos que a Subprefeitura espera alcançar para a região?

TALITA GALHARDO: Arrumar a casa, saúde, transporte, sair da pandemia e colocar os serviços públicos básicos trabalhando para atender o cidadão. Não é possível que os serviços de limpeza, coleta de lixo, roçada, poda, manutenção de iluminação pública e Conservação, com operações de tapa-buraco, limpeza de ralos e galerias de águas pluviais não funcionem. As equipes já estão nas ruas desde o primeiro dia de mandato do prefeito Eduardo Paes. Dar apoio às medidas para combate ao Coronavírus e colocar a rede de Saúde em condições adequadas (com remédios e médicos) também é uma das nossas metas, assim como melhorar o sistema de transporte público.

JDB: Jacarepaguá possui algumas estações de BRT abandonadas. Muitas inclusive habitadas por moradores de rua. Quais medidas que serão tomadas para a revitalização dessas estações?

TG: Desde o período de transição que vários órgãos da Prefeitura estão atuando junto com o BRT para a reforma e reabertura das estações. Ações integradas da Conservação, Rioluz, Assistência Social, Comlurb, Ordem Pública têm acontecido todos os dias. Nos primeiros 11 dias de gestão, foram reabertas três estações do BRT Transcarioca em Jacarepaguá: Pinto Teles, Tanque (módulo Expresso) e André Rocha. Até 1º de fevereiro serão reabertas também as estações Aracy Cabral e Praça do Bandolim, na Curicica. O calendário de reabertura continuará até que todas voltem a atender os passageiros. Equipes da Secretaria de Assistência Social têm percorrido as principais estações para abordar e encaminhar os moradores em situação vulnerável, que ficam no entorno das estações. Também há um esforço da Guarda Municipal para monitorar as estações, evitando calote e vandalismo dos equipamentos.

JDB: Na questão da saúde, como está a qualidade do serviço oferecido pelos hospitais da região?

TG: O secretário de Saúde tem visitado vários hospitais da região. Ele, inclusive, passou a virada de ano no então hospital de Campanha, no Rio Centro, e tem visitado as unidades de saúde para avaliar as condições gerais, tanto na necessidade de médicos e profissionais, como de equipamentos e insumos. Ele também está arrumando a casa. Abrindo leitos que estavam fechados, equipando as unidades de saúde. A prioridade para os próximos dias é montar a estrutura necessária para dar início à Campanha de Vacinação contra o Covid-19 e monitorar as pessoas que possam estar infectadas. Esta semana, o município ganhou um lote de 10 mil testes rápidos, cujo resultado sai em 20 minutos sem necessidade de laboratórios, para começar a fazer a testagem da população. Tenho certeza que em poucos meses já será possível ver os resultados das melhores condições de atendimento na área da Saúde.

JDB: O canal Pavuninha segue poluído, e causa alguns problemas para os moradores, como o mau cheiro e a presença de muitos insetos. Quais medidas serão realizadas para combater a poluição da área?

TG: Limpeza, desassoreamento e programas de conscientização da população para combater a poluição no sistema lagunar de Jacarepaguá já estão entre as metas da Secretaria de Meio Ambiente. Esta semana acompanhei o secretário, em um voo aéreo em que foram mapeados os pontos críticos da nossa região. Vista de cima a imagem da poluição está muito triste.

JDB: Existem muitos ambulantes vendendo quentinhas em pontos não permitidos para paradas ou comércio. As autoridades pensam em alguma atitude produtos e organizar a presença dos ambulantes, com cadastramento e a devida regularização e ordenamento urbano? Já estão sendo feitas algumas fiscalizações para diminuir esses casos?

TG: Não queremos tirar o trabalho de ninguém. A estratégia será combater os grandes culpados para essa desordem urbana. Sabemos que há grandes fornecedores, com cozinhas industriais clandestinas, produzindo essa comida, sem certificação da vigilância sanitária. A meta é identificar essas cozinhas, assim como os grandes depósitos e já estão programadas algumas ações de limpeza. Tenham a certeza que estou envolvida em todas as secretarias para que Jacarepaguá possa ser destaque em todas as áreas.

JDB: Quais medidas serão tomadas para evitar o calote de pessoas nas estações do BRT?

TG: Na estação do Tanque foi adotada uma estrutura de metal para evitar que as pessoas acessem a estação pelas plataformas. É um modelo que vai servir de teste. A presença da Guarda Municipal, com agentes melhor instruídos, assim como das equipes de segurança do próprio BRT acreditamos que vamos ter uma melhoria na segurança do sistema de transporte.

JDB: Como a Subprefeitura atuará com as associações de moradores para manter o bairro com uma boa qualidade vida?

TG: A principal missão da Subprefeitura é ser o canal de intermediação entre o contribuinte e os órgãos públicos. Tenham certeza que vou estar sempre acessível, comunicação é tudo e vou estar na rua para ouvir os moradores. Serei muito presente e quero ter com as associações de moradores um canal constante de parceria para melhorarmos de verdade a vida dos cariocas.

JDB: Sobre as construções irregulares em alguns pontos do bairro, como tem sido o trabalho de fiscalização das autoridades?

TG: Acho absurdas as construções, colocando os próprios moradores em risco. Não vou admitir novas construções. Terei olhar de lupa porque prejudica o próprio morador. Vou comunicar os órgãos responsáveis, para que sejam realizadas ações rápidas. Não sou admitir que absurdos virem paisagem no nosso bairro.

JDB: Em muitos bares e restaurantes é possível ver aglomerações e pessoas sem a máscara. Qual o trabalho da Subprefeitura no combate a este fato?

TG: Em parceria com as equipes de Saúde e Ordem Pública vamos reforçar as regras básicas para evitar a disseminação dessa doença. Conscientização todos os dias. Mas é preciso que o cidadão ajude, porque depende de cada um de nós, usar a máscara, manter distanciamento e higienizar as mãos constantemente.

JDB: Haverá alguma fiscalização de estacionamento irregular no Villas da Barra?

TG: Sim, sempre que necessário e que formos chamados para atuar para conter as infrações. Guarda Municipal e Seop já foram notificados e denúncias pelo 1746 são importantes. Já recebi alguns pedidos e quero muito fazer uma visita aos moradores do Villas da Barra.