Culinária lusitana é um dos destaques do AeroTown

Por: Guiherme Cosenza

Foi com a ideia de trazer para o Brasil o conceito das tascas portuguesas que Rui Tomaz trouxe para o Aerotown o seu restaurante. O Tasca do Marquês reune a tradição que só quem viveu ou é de Portugal conhece. Com pratos refinados da cozinha portuguesa, onde em grande parte dos pratos o bacalhau está presente, o restaurante brinca com os sentimentos de estar dentro de uma taberna com paredes de madeiras e um ambiente muito intimista.

"Sempre trabalhei com restaurante. Mas a ideia é justamente poder trazer para os brasileiros como funciona um restaurante de estilo tasca em Portugal. Queríamos fazer um restaurante dando ênfase no bacalhau que é um prato que todo mundo gosta e na realidade o bacalhau tem tudo haver com as tascas e tabernas. Antigamente o bacalhau era a comida dos pobres, de café da manhã eles comiam uma lasca de bacalhau e tomavam um copo de vinho. Pensando nisso, quisemos trazer esse conceito para cá", conta Rui, um português legítimo e apaixonado pelo Brasil.

O criador do restaurante também explicou os motivos que o fizeram se aventurar no conceito de containeres que Aerotown trouxe para a Barra: "gostei dessa jogada de usar os containeres. Eles ajudam a trazer essa idéia de taberna que eu quis dar ao restaurante". O ambiente família do Tasca do Marquês é convidativo para quem quer escolher um passeio diferente, seja aos finais de semana como nos dias de semana. No cardápio do restaurante seis pratos principais de bacalhau conseguem deixar os clientes na dúvida do que pedir. Para as entradas, pastel, coxinha, e claro, bolinho, todos com recheio de bacalhau. Além de um pastel de nata de bacalhau, que surpreende quem experimenta.

Contudo, um dos grandes diferenciais da Tasca do Marquês está no serviço do restaurante. Rui costuma passar nas mesas dos clientes para uma conversa e mostrar as maneiras corretas de se degustar de fato o bacalhau: "aqui no Brasil as pessoas tem a mania de comer o bacalhau e jogar fora todo aquele azeite delicioso que fica embaixo do peixe. Por isso, costumo passar e oferecer que eles apreciem o azeite molhando o pão. Aliás, o pão é outro elemento importante para os pratos portugueses". Outra mania que é abrasileirada pelos clientes é o arroz: "muitas vezes alguém me pergunta se tem um arroz para acompanhar o bacalhau (risos). Nós temos, mas tento mostrar antes como o prato é bom de se comer sem".

Os pratos encantam até mesmo os portugueses que querem matar um pouco da saudade da "terrinha": "estava falando com meu sócio que ele ainda não tinha me levado a nenhum lugar decente para matar a saudade de casa. Porém, achei o lugar(risos)", contou o português, Alexandre Castro, importador de vinhos português, que apareceu no restaurante durante nossa entrevista. Contudo, o Tasca do Marquês não para só nos pratos salgados, além de uma bela cartela de vinhos, o restaurante possui um saboroso cardápio doce, com pratos criados dentro da família de Rui e outros pratos típicos da cozinha lusitana. Com destaque TASCA PORTUGUESA INVADE A AVENIDA AYRTON SENNA Culinária lusitana é um dos destaques do AeroTown ao comumente conhecido pelos brasileiros, Pastel de Belém.

Contudo, o restaurante ainda possui um cardápio variado de carnes, camarão e outros pratos portugueses como o Arroz de Pato, além do Bife de Chorizo. Porém, o Tasca do Marquês traz para seu cardápio o Francezinha do Chef, eleito pela “Aol Travel” um dos 10 melhores sanduíches do mundo. Ele é feito com Filet mignon, linguiça, queijo, presunto, batata frita e molho de carne no pão de forma. O prato vem caindo no gosto dos clientes que procuram o Tasca só para experimentar a iguaria.

Para a divulgação do espaço Rui conta que usa mais o famoso boca a boca para expandir a marca: "o bacalhau é de fato um prato mais caro e que quem consome, geralmente não está nas redes sociais, a minha faixa etária de clientes é mais alto, por isso usar a mídia impressa e o boca a boca acaba sendo o mais válido para nós". Porém, mesmo assim o restaurante possui um site bem produzido onde o cliente poderá conhecer um pouco dos pratos e do trabalho do restaurante.

O restaurante Tasca do Marquês é uma ótima opção para quem procura um restaurante diferente e de qualidade. Para a entrevista, o chef Carlos preparou a sua criação, o Bacalhau do Chef. Para o leitor que quiser conhecer o restaurante, o Tasca do Marquês fica na praça de alimentação do shopping AeroTown com duas opções: o self-service com comida brasileira no primeiro andar e a cozinha lusitana na parte de cima.