Os clientes do Metrô que possuem Programa Giro agora têm descontos exclusivos nas lojas Megamatte localizadas nas estações do metrô do Rio de Janeiro. A Rede acaba de fechar uma parceria com a concessionária, em que os consumidores ganham descontos em combos selecionados, apresentando o cartão de recargas Giro, na hora de pagar a conta.

Na compra de 6 Pães de Queijo e um mate de 300ml, o cliente ganha mais 3 pães de queijo por R$ 7,90. O Açaí de 300ml sai por R$ 9,90. E comprando um Espresso 50ml + 6 Pães de queijo, o cliente paga R$ 6,90.

Lojas participantes: Metrô Siqueira Campos, Metrô Nossa Senhora da Paz, Metrô Uruguai, Metrô de Botafogo, Metrô Jardim Oceânico, Metrô General Osório, Metrô Antero de Quental e Metrô Central do Brasil.

Mais um guia gastronômico para iluminar os caminhos da boa cozinha. O “Zungu” é um guia de gastronomia preta que reúne 21 casas cariocas, além de inúmeros sabores e saberes ancestrais. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o livro começou a ser distribuído gratuitamente nos estabelecimentos participantes no Dia da Consciência Negra (20/11).

– Para fomentar em moradores e amantes da cidade o orgulho da sua cultura negra representada através da culinária. Convidamos para fazer um movimento de construção de coletividade e criação de uma rede – declarou o curador e organizador do guia, Kanu Akin Trindade, que partiu da casa da família, Dida Bar, na Zona Norte, para chegar à lista.

Do chef João Diamante (Na Minha Casa), também da zona Norte, o destaque é o bolinho de jiló recheado com calabresa. Moçambique, África do Sul, Senegal e Tunísia se reúnem no Afro Gourmet, berço do bom e velho acarajé. A feijoada quilombola é o carro-chefe do Quilombo Aquilah, na zona Oeste. Na zona Sul, a chef Andressa Cabral abriu seu YáYá Comidaria Pop, onde só mulheres pretas comandam as panelas: atenção para o patota de Cosme, inspirado na comida de erês e festas de Ibeji, além de vatapá, omolokum, caruru e acaçá.

A proposta é criar um movimento, neste primeiro momento, chamado Zungu, e depois ampliar o número de participantes.