A adaptação do clássico literário de Lima Barreto realiza temporada entre os dias 6 e 28 de novembro 

 

 

Baseado no livro do escritor brasileiro Lima Barreto, o espetáculo “O Homem Que Sabia Javanês” inicia temporada no Teatro do Shopping Barra Point, na Barra da Tijuca, entre os dias 6 e 28 de novembro, sempre às segundas e terças-feiras, às 20 horas. O ingresso para a peça é voluntário, então o público tem a possibilidade de contribuir, caso deseje, com qualquer valor ao retirar o bilhete.

A narrativa busca homenagear Lima Barreto através da adaptação literária para os palcos. A história revela Castelo que, induzido pela necessidade, faz-se passar por um profundo conhecedor da língua e cultura javanesa. A partir da mentira, o homem obtém sucesso e conquista o cargo de funcionário de órgão público, além de ser nomeado cônsul e até representar o Brasil em um Congresso de sábios. 

Com muito bom humor, a obra levanta questões como a política dos favores e o intelectualismo artificial. 

Ao todo, oito apresentações acontecem no mês de novembro e, após as sessões, um bate-papo entre a equipe do espetáculo e o público a respeito da obra. Além disso, durante as apresentações às segundas-feiras, a montagem conta com tradução em libras para garantir maior acessibilidade ao público. 

O espetáculo é produzido pelo Palco Literário, produtora teatral e plataforma digital de áudio teatro literário. Há dez anos a equipe leva obras literárias em formato de teatro para as principais escolas do Rio de Janeiro, fomentando a cultura na juventude e estimulando a paixão pela literatura. 

“O Palco Literário é uma ferramenta pedagógica  utilizada pelos professores no planejamento anual, e é  muito gratificante observar o quanto os alunos se divertem e se conectam com clássicos tão relevantes da nossa literatura”, explica Pedro Ruggiero, fundador do Palco Literário.

A organização já adaptou mais de 100 obras para o teatro e tem impactado a vida de muitos jovens. “Após o espetáculo, quando o aluno diz que está com vontade de ler o livro, nós temos a certeza de que estamos no caminho certo e contribuindo com a formação de indivíduos mais conscientes”, diz Priscila Lessa, diretora e roteirista do Palco Literário. 

O trabalho personalizado para as escolas é pioneiro no Brasil, onde as instituições escolhem os livros para receberem uma adaptação com fidelidade. O projeto conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Literatura Resiste. 

A ficha técnica conta com direção e roteiro de Priscila Lessa; cenário e figurino de Pedro Ruggiero; elenco com Thiago Mello, Yuri Ribeiro e Adam Lee; direção de produção de Erika Rausch; produção executiva de Patricia Oliveira; e foto e filmagem de Léo Iglesias. 

 

SERVIÇO: 

Data: entre 6 a 28 de novembro, às segundas e terças-feiras (20h)

Local: Av. Armando Lombardi, 350 – Barra da Tijuca; Teatro do Shopping Barra Point 

Entrada: Ingresso voluntário 

Classificação: 12 anos