Nesta sexta-feira (12), a Orquestra Petrobras Sinfônia celebra o legado de uma das figuras mais icônicas da música brasileira. Em "Aumenta o Retorno", a orquestra presta um tributo às obras de Tim Maia, em uma noite de muita musicalidade, groove, emoção e a energia única que apenas o artista sabia transmitir. 

Sob a regência de Felipe Prazeres, o concerto apresenta versões sinfônicas inéditas para clássicos como "Azul da Cor do Mar", "Primavera", "Sossego", "Do Leme ao Pontal", entre muitos outros sucessos que atravessam gerações. 

Com arranjos assinados por Itamar Assiere, Jessé Sadoc, Pedro Muniz e Ricardo Candido, o repertório passeia pela soul music, pelo romantismo e pelo balanço irresistível que eternizaram Tim Maia como uma das vozes mais marcantes da nossa música popular.

Tim Maia foi um cantor e compositor brasileiro responsável pela introdução dos gêneros soul e funk na música popular brasileira. O artista faleceu em 1998, aos 55 anos, mas deixou um enorme legado na música brasileira. 

Em 1970 gravou seu primeiro LP, “Tim Maia”, que fez sucesso com as músicas “Azul da Cor do Mar”, “Coronel Antônio Bento”, “Primavera” e “Eu Amo Você”. Em 1971, lançou “Tim Maia”, que fez sucesso com “Não Quero Dinheiro, Só Quero Amar”, uma canção dançante de sua autoria, “Não Vou Ficar” e “Preciso Aprender a Ser Só”. Em 1975, lançou “Rational Culture”, que fez parte da fase mística do cantor, quando ele se filiou à seita Universo em Desencanto.

Com histórico de atritos com as gravadoras, foi um dos primeiros artistas a lançar seu próprio selo “Seroma”, que depois virou a gravadora “Vitória Régia”. Com ela lançou “Que Beleza”, “Descobridor dos Sete Mares”, “Me Dê Motivo” etc.

Com seu comportamento polêmico, Tim faltava aos shows e entrevistas e se queixava do sistema de som dos locais em que se apresentava. Os pedidos de “mais grave, mais agudo, mais retorno” viraram rotina, pois ele repetia em todas as apresentações.

 

Serviço 

Data: 12 de setembro, às 20h 

Duração: 75 minutos 

Classificação: Livre 

Ingressos variam de R$25 (meia) a R$120 (inteira), e estão disponíveis no Sympla 

Local: Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca (Cidade das Artes)