Com dicas de uma dermatologista, aprenda a cuidar da pele oleosa

 

 

 

A pele oleosa costuma gerar alguns incômodos como a sensação de estar transpirando a todo momento ou até gerar desconfortos com a menor durabilidade da maquiagem, por exemplo. Sem falar dos cravos e espinhas que tendem a aparecer.

Na verdade, a pele oleosa é fruto do aumento da produção de sebo. Dessa forma, é necessário ir na fonte do problema para achar uma solução.

"O contrário de pele oleosa é a pele normal, aquela pele que tem poros fechados e superfície lisa. O que é bem diferente de uma pele seca, desidratada e sem água", pontua a Dra. Clessya Rocha, médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Segundo a Dra., o sabonete deve ser o primeiro passo no combate a pele oleosa. "Para começar a cuidar de uma pele oleosa é importante usar um sabonete líquido que tenha efeito residual, atuando nas glândulas sebáceas para que diminuam a produção de oleosidade. Por exemplo, os que tenham em sua composição ácido salicílico e sulfato de zinco", recomenda a Dra. Rocha.

Manter a pele hidratada também é extremamente importante, além de tomar cuidado com a alimentação, tirando farinhas e açúcares da rotina alimentar. Outra dica é usar protetor solar, para deixar a pele protegida todos os dias. Por fim, é muito importante utilizar os produtos prescritos pelo dermatologista.