Ainda no mesmo trabalho a startup localizou em carteiras encerradas valores remanescentes que viraram crédito para Eletrobras

A Koy Inteligência Jurídica vem impactando o mercado com os resultados de sua tecnologia. Através do sistema de inteligência artificial I-Norma, a lawtech foi capaz de reduzir em quase meio bilhão de reais o contingenciamento referente a processos judiciais na Eletrobrás. Por este case o KOY, teve sua CEO reconhecida internacionalmente pela IBM pelo uso pioneiro de IA na área jurídica.

Ainda no mesmo trabalho a startup localizou em carteiras encerradas valores remanescentes que viraram crédito para Eletrobras.

A I-Norma é um sistema que possibilita ler todas as informações de processos (ativos ou encerrados), interpretar e gerar resultados para a visualização e passivos remanescentes que tenham impacto nos resultados contábeis das empresas.

É muito comum um processo estar pronto para encerramento (ou seja, já cumpriu todas as suas fases) e os mesmos permanecerem como se estivessem ativos, gerando um impacto negativo relativamente ao contingenciamento contábil e gerando grandes prejuízos às empresas, inclusive com desvalorização de valor de mercado.

Ainda é muito comum, que esses processos sejam encerrados mas não baixados contabilmente ou que sejam finalizados com valores remanescentes, isso porque além de haver baixa visibilidade de uma base, a mesma é lentamente atualizada o que gera um descompasso na velocidade da informação que é gerada na área jurídica e da que chega à área financeira e isso piora muito quando falamos de bases processuais massificadas, onde há uma massa de centenas de milhares de dados que precisam de uma leitura rápida e acurada que até hoje não podia ser feita.

A proposta do KOY é justamente inovar nessa conversa entre jurídico e financeiro e fazer isso usando inteligência artificial. Essa análise de dados em massa é feita por I-Norma, numa orquestração perfeita, que consegue unir técnicas de SCRUM, Inteligência Artificial, mineração e processamento de dados. A inteligência artificial do KOY que mistura algoritmos próprios e Watson da IBM para fazer upload de dados e analisar o processo com a finalidade de buscar créditos, verificar encerramentos e seus motivos promovendo, encontrar bloqueios judiciais e gerar uma redução desse passivo.

No caso da Eletrobrás a redução da carteira de processos foi de 49%, onde além da finalização de processos foram encontrados valores relativos a bloqueios judiciais, depósitos recursais que viraram crédito para a empresa receber.

A partir desta ferramenta que a Koy possibilitou que a Eletrobrás, entre identificação de depósitos recursais, bloqueios, alvarás e contingenciamento, tivesse um aproveitamento de quase meio bilhão de reais, além da diminuição da carteira de processos em 49% em curtíssimo espaço de tempo. I-Norma leva 6 segundos para analisar um processo em busca desses resultados, algo incomum na área jurídica.

“É através de uma visão inovadora da área jurídica que olhamos para área financeira. Nós acreditamos que o jurídico, se bem analisado, pode criar as condições necessárias à diminuição de perda financeira e apostamos em tecnologia de ponta e numa visão pouco convencional da área para atingir esse target”, comentou Karla Capela.