Nesta semana na quarta-feira foi comemorado o dia Mundial da Educação

No dia 28 de abril foi comemorado o Dia Mundial da Educação, que foi criado há 21 anos por líderes de 164 países, incluindo o Brasil, simbolizando o compromisso dessas nações com o desenvolvimento da educação até 2030. Com a pandemia do Covid-19, foram apresentados novos desafios para a educação tradicional, como o ensino a distância e o híbrido. Diante deste cenário, o Prof Dr Leonardo Moraes, CEO da BSSP Centro Educacional, comentou sobre o futuro da educação no Brasil.

“A educação não será mais a mesma. Precisaremos criar novas metodologias de ensino. Professores e alunos viverão um novo jeito de ensinar e aprender. Esta será, aos que acreditam no poder da educação, uma excelente oportunidade para inovar, praticar metodologias cada vez mais ativas e disruptivas.”

Entre os diversos motivos de quem escolhe fazer um curso a distância, está a economia, pois além de mensalidades mais em conta, há um menor gasto com alimentação e transporte, além da economia do tempo, pois as pessoas conseguem assistir aulas de suas próprias casas. Outro fator importante é a flexibilidade em conciliar os estudos com o trabalho.

Tanto a economia quanto a flexibilidade são possíveis graças às tecnologias empregadas nas plataformas do ensino a distância e ao desenvolvimento de planos de ensino próprios para a modalidade, que cumprem todas as determinações do Ministério da Educação e permitem que os diplomas dos cursos EAD tenham a mesma validade dos diplomas obtidos presencialmente.

A educação é um direito fundamental que é capaz de produzir um grande impacto em todas as áreas da vida do indivíduo. Por meio dela, é possível garantir um desenvolvimento social, econômico e cultural. O direito à Educação de qualidade é básico, porque é capaz de assegurar o cumprimento de outros direitos.

O Prof Dr Leonardo Moraes, CEO da BSSP Centro Educacional, garante que “não existirá uma sociedade mais justa, moderna e rica sem que a educação seja um dos pilares de investimentos. Nada se move se não for por meio da aprendizagem. Se queremos prosperidade nosso foco precisa ser em aprendizagem. Quem aprende prospera.”