Na manhã desta quarta-feira, dia 18 de maio, nada menos que 101 alunos do Ensino Fundamental do CEL Intercultural School participaram de uma atividade de campo das mais divertidas, a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Trata-se de uma olimpíada totalmente experimental, que consiste na construção e lançamento de foguetes.

Isabele Nunes, uma das alunas que participaram, gostou bastante da ação, realizada na sede do Flamengo, na Gávea:

- É bem legal, diferente, faz muito tempo que não fazemos atividades em campo. Nosso foguete foi bem longe, foi muito interessante.

A também aluna Victória Terzo faz coro:

- Achei muito bacana, foi minha primeira vez soltando foguetes. Espero fazer mais vezes.

May Chagas, diretora pedagógica do CEL, celebrou mais uma participação do Colégio na MOBFOG:

- Na disciplina de CEL Maker, os alunos colocam em prática os conceitos aprendidos nas disciplinas de Matemática e Ciências, em especial aqueles relacionados à tecnologia de foguetes. E a MOBFOG fomenta o interesse dos jovens pela Astronáutica, Astronomia, Engenharia, Física e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Os alunos têm uma experiência de aprendizagem única, além de muita diversão.

Coordenadora do CEL Maker, a professora Rosângela Nezi explicou a importância desta iniciativa.

- Neste evento trabalhamos muito a Física, os lançamentos e a questão espacial. No CEL Maker damos o conceito teórico deste assunto e depois passamos para a parte prática, onde os foguetes são construídos. Nesta construção tem toda a aplicação destes conceitos, porque eles precisam ter a ponta do bico mais fina e mais pesada. Além disso, tem a quantidade de água e de ar. Tudo isso é trabalhado com eles durante as aulas. E aí temos o dia em que todos os foguetes são lançados e esses arremessos são medidos pela distância. E, obviamente, vencem os foguetes lançados para a maior distância. É uma atividade prática na qual eles se divertem muito, porque é bastante interessante essa parte da construção em si. E, ao mesmo tempo, eles adquirem todo esse conhecimento e habilidade que vão sendo trabalhados durante a atividade.