Mais do que conhecimento, dominar os primeiros socorros significa estar apto(a) para situações que podem salvar vidas. No Rio de Janeiro, desde 2018 existe a Lei 13.722, que torna obrigatório o curso de primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas de educação básica e de recreação infantil. Na manhã desta terça-feira, dia 19, o CEL Intercultural School promoveu, na unidade Jardim Botânico-Maria Angélica, um curso sobre o tema para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.

- Fiquei muito feliz da escola proporcionar esse curso para a gente. Precisamos estar prontas para esse socorro imediato. Claro que a gente quer que não aconteça, mas é necessário se preparar. E o curso nos capacita mostrando teoria e prática”, destaca Maria Letícia Câmara, professora de 1º ano e auxiliar de coordenação no CEL.

Sob os olhares atentos dos participantes, que receberam certificado no fim, várias situações que podem acontecer no dia a dia foram simuladas.

- Esse curso é de extrema importância, porque pode evitar várias sequelas graves. Foram demonstrados exercícios práticos e toda a equipe teve a oportunidade de treinar em bonecos e simuladores para fazer esse atendimento, que pode evitar tantos problemas - comentou Vitória Padilla, Coordenadora Geral dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do CEL.

Na prática, iniciativas como a dessa terça-feira podem evitar tragédias como a que ocorreu recentemente em uma creche em Petrópolis. Na ocasião, uma bebê de um ano acabou falecendo após engasgar com um pedaço de maçã.

- O curso é importante para capacitar os profissionais para realizar o primeiro atendimento, deixá-los aptos a acionar o socorro, a controlar um cenário de incidente, a agir em caso de incêndio. Hoje em dia acontecem muito os casos de engasgos, cortes, ferimentos, sangramento no nariz, quedas, fraturas. E tudo isso foi abordado no curso - explicou Luiz Marinho, bombeiro e enfermeiro, responsável pelos ensinamentos de primeiros socorros no CEL.