Apesar da atuação pobre, o Gigante da Colina conseguiu os três pontos e entra no G4 da Série B

Por Pedro Sobreiro

Em dia de inauguração do mural em homenagem ao ídolo centenário Moacyr Barbosa, o Vasco bateu o Vila Nova em São Januário pelo magro placar de 1 a 0. Sem contar com o artilheiro argentino, German Cano, que estava cumprindo suspensão pelo terceiro cartão amarelo, o Cruz-maltino apostou na altura de Daniel Amorim para substituir o craque do time. Porém, o camisa 17 sentiu um desconforto na coxa e foi cortado. O escolhido para seu lugar foi o jovem Figueiredo, prata da casa. Outro jogador que não pôde ir a campo foi o atacante Morato, diagnosticado com Covid-19. O experiente Marquinhos Gabriel entrou em seu lugar.

O primeiro tempo contou com muito volume de jogo do time da casa, que pecava na precisão ofensiva. O gol de Léo Jabá foi quase que um acidente. Ele tentou cruzar para a área, porém a bola desviou no zagueiro do Vila e enganou o goleiro Georgemy. E mesmo com a vitória, a complicação no ataque ficou evidente. Sem conseguir quebrar o esquema defensivo na famosa "linha de cinco" dos goianos, o Gigante da Colina deixou claro, mais uma vez, a necessidade de um meia de criação.

Apesar da grande partida feita por Juninho, que só não foi o melhor em campo por conta da atuação impecável do jovem zagueiro Miranda, o Vasco não conseguiu usar sua superioridade salarial, o elenco sofreu com a carência de meias que trouxessem criatividade para o jogo. No segundo tempo, com a saída do zagueiro Leandro Castan, lesionado, e com as substituições do técnico Lisca, o time perdeu padrão de jogo e o Vila cresceu, trazendo perigo para os cariocas. Já no banco, Castan usou a experiência para forçar o terceiro cartão amarelo, que será cumprido enquanto se recupera da lesão.

Fora a atuação em campo, a noite da última terça-feira (10) ficou marcada pela péssima atuação do árbitro Felipe Fernandes de Lima. Ostentando uma arrogância que nem Romário exibiu nos tempos de São Januário, o juiz não deixou o jogo prosseguir, marcando 39 faltas e distribuindo 11 cartões. Com isso, o Vasco enfrentará o Remo, na sexta-feira 13, sem o lateral Léo Matos, o meia Marquinhos Gabriel e o zagueiro Leandro Castan. Todos os três levaram o terceiro cartão amarelo. Fora a obstrução do jogo, Felipe Fernandes de Lima desrespeitou os jogadores e os próprios companheiros de profissão ao proferir frases como "Eles estão acostumados com árbitro de Série B" e afirmou ao lateral Zeca, do Vasco, que só daria explicações para a própria esposa. 

Na noite de aniversário do técnico Lisca, apesar da arbitragem pavorosa, o Vasco venceu a partida, chegou aos 28 pontos e entrou no G4 da Série B pela primeira vez no campeonato. O Gigante da Colina agora se prepara para enfrentar o Remo, no Pará, às 21h30 da próxima sexta-feira. Com a derrota, o Vila Nova permaneceu com os 18 pontos e segue na 14ª posição da tabela.

VASCO
Vanderlei, Léo Matos, Miranda, Leandro Castán (Ernando) e Zeca; Romulo, Juninho (Andrey), Sarrafiore (MT) e Marquinhos Gabriel (Cayo Tenório); Léo Jabá e Figueiredo (Galarza). T.: Lisca

VILA NOVA
Georgemy; Lucas Mazetti (Clayton), Rafael Donato, Xandão (Alan Grafite) e Renato Silveira; Dudu, Arthur Rezende (Cássio Gabriel), Willian Formiga e Renan Mota (Moacir); Henan (Kelvin) e Alesson. T.: Higo Magalhães

Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Auxiliares: Ricardo Junio de Souza e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (MG)
Cartões amarelos: Rômulo, Léo Matos, Leandro Castán e Marquinhos Gabriel (VAS); Alesson, Renan Mota, Xandão, Dudu, Rafael Donato, Mazetti e Kelvin (VIL)
Gols: Léo Jabá (VAS), aos 47'/1ºT