Os atletas olímpicos Gabriel Constantino e Rosângela Santos, do atletismo, visitaram a Vila Olímpica do Mato Alto, na última quinta-feira (29/6). Crias das Vilas Olímpicas, a dupla comandou um treino especial com os alunos de atletismo do equipamento local e da Vila Olímpica da Mangueira, e compartilharam a experiência no esporte com a turma, incentivando os futuros atletas. Gabriel e Rosângela fazem parte do Time Rio, parceria da Prefeitura do Rio com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O projeto, que beneficia 60 atletas, tem o intuito de apoiar esportistas de alto rendimento do Rio de Janeiro em preparação para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago em 2023 e para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024. O secretário de Esportes, Guilherme Schleder, comentou sobre a importância da troca de experiências entre os atletas do Time Rio e dos alunos dos equipamentos esportivos da Prefeitura do Rio.

"A Rosângela e o Gabriel foram alunos das nossas Vilas Olímpicas e hoje competem em olimpíadas. São exemplos que vão servir de inspiração para a próxima geração. É muito bacana ver esse intercâmbio de experiências dos atletas do Time Rio, que é um projeto fantástico idealizado pelo prefeito Eduardo Paes", disse o secretário.
O Time Rio foi criado em fevereiro de 2010, e o Time Rio Paralímpico em janeiro de 2012. No entanto, ambos foram extintos em 2016. Após ser reformatado, o projeto volta a apoiar atletas olímpicos.
Rosângela Santos começou a praticar atletismo aos nove anos, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, e depois foi aluna da Vila Olímpica Mestre André, em Padre Miguel. A velocista, que conquistou o bronze nas Olímpiadas de Pequim, em 2008, com o revezamento 4x100m, adorou a visita.
"Foi uma tarde maravilhosa. Ver nessas crianças o brilho nelas, elas correndo, me vi lá atrás começando no atletismo. Hoje eu estou aqui passando essa experiência, mostrando para eles que você pode sair de uma Vila Olímpica e se tornar medalhista olímpico", comentou a atleta.

Gabriel Constantino começou na Vila Olímpica da Mangueira. Especialista nos 110 metros com barreiras, o atleta conta com orgulho da sua trajetória e sonha em se tornar referência para a próxima geração.
"Esse foi um momento ímpar, que vai ficar marcado na vida deles. Comecei na Vila Olímpica, dez anos atrás, inspirado pela Rosângela Santos. Espero que a gente deixe esse legado, para daqui a dez, vinte anos eles tenham o nosso exemplo e se tornem não só bons atletas, como bons cidadãos", disse ele.
As amigas Júlia Carneiro e Anna Clara, que fazem aulas na Vila Olímpica da Mangueira, estavam empolgadas com a visita.
"É nossa primeira vez em uma pista de 400 metros e estamos muito contentes em estar vivendo essa experiência",  conta Júlia.
"Estou muito feliz por estar aqui e viver esse momento. Com certeza um dia vamos estar correndo muito, que nem os atletas olímpicos", complementou Anna Clara.

João Carlos, que adora correr e praticar salto em distância, treina há um ano na Vila Olímpica do Mato Alto e ficou animado em receber os atletas olímpicos.
"Foi muito bom. Nosso time ganhou a brincadeira e já me imagino como eles no futuro. Quero ser um atleta", finalizou João.