O evento oferece disputas nas modalidades de boxe, jiu-jitsu, luta livre esportiva e muay thai

 

 

Milhares de jovens do Rio de Janeiro celebram a estreia no palco olímpico neste final de semana. A primeira edição do Favela Champions acontece neste domingo (29), na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico e promove o desenvolvimento de alunos atendidos pela ONG Luta Pela Paz, que atua no Complexo da Maré há 23 anos. 

Quatro modalidades esportivas compõem a programação de competições do evento: boxe, jiu-jitsu, luta livre esportiva e muay thai. Para cada categoria, milhares de atletas já estão inscritos e dispostos a entregar o melhor de si para conquistar um lugar no pódio. 

O ingresso para assistir às disputas é solidário e pode ser trocado por 1kg de alimento. As doações serão destinadas às famílias de crianças e jovens atendidos pela Luta pela Paz (LPP), na comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré. 

Durante o longo dia de competição, o Favela Champions também terá apresentação de artistas da Maré, onde localiza-se a sede da LPP, além do show de encerramento do evento. 

Para a criançada, a competição também é atrativa pois terão atividades no local, que ainda conta com a presença de food trucks e diversas opções de alimentação. O comediante Whindersson Nunes será o embaixador e mestre de cerimônias do evento. 

“O esporte ensina aos jovens disciplina, coragem, autocontrole, estabelecimento de metas e humildade. Muitos atletas atuais campeões mundiais cresceram em comunidades desfavorecidas, onde apenas ir à academia todos os dias é um desafio. O Favela Champions é o primeiro campeonato de boxe e artes marciais do Brasil que destaca a importância de comunidades como o Complexo da Maré, onde nasceu a LPP, e de onde vieram muitos campeões e campeãs, e onde tantos jovens talentosos treinam todos os dias para um futuro melhor dentro e fora do ringue e do tatame”, analisa o fundador da Luta pela Paz, o antropólogo e ex pugilista inglês Luke Dowdney.

A organização Luta Pela Paz trabalha em comunidades afetadas pela desigualdade social e violência, ao oferecer oportunidades para que os jovens se desenvolvam e alcancem seu potencial máximo para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Fundada e sediada no Complexo da Maré, no Rio, a entidade está presente em 25 países por meio das academias, programas de Comunidade Segura e aliança de parceiros treinados com a metodologia criada pela ONG. 

Com 23 anos de atuação e mais de 250 mil pessoas impactadas em todo o mundo, a multipremiada no cenário internacional, Luta Pela Paz, forma atletas e profissionais de diversas áreas no esporte, como treinadores e gestores que impulsionam o ecossistema esportivo nacional. 

Qualquer pessoa pode contribuir com o trabalho promovido pela organização e as doações podem ser feitas no site da Luta Pela Paz. 

 

FAVELA CHAMPIONS: 

Data: 29 de outubro (domingo)

Local: Arena Carioca 1, Parque Olímpico – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca

Horário: abertura a partir das 9h, finais a partir das 15h 

Ingressos: troca por 1kg de alimento no local 

Classificação: Livre