Depois de perder Allan, Sancler Mello cria núcleo espírita no Recreio, que reúne mais de 2 mil pessoas em sessões de psicografia

Num terreno de 20 mil m2, bem próximo do Recreio Shopping, mas do outro lado do Rio Morto, existe um centro voltado para as práticas espirituais que tem atraído multidões. Criado pelo ex-empresário Sancler Mello, o Núcleo Espiritual Allan de Mello (NEAM) é uma homenagem ao seu filho, que morreu ainda jovem, num acidente de carro em Ipanema.

Humanista, Sancler sempre se preocupou com outros. Na empresa na qual era dono, conversava com os funcionários e procurava saber a saúde física e mental de cada um, pois sabia que era fundamental que todos estivessem bem para o andamento do empreendimento.

Desde pequeno, recorda, ele sentia que Allan tinha algum diferencial. Quando o jovem completou 15 anos, pediu a Sancler para comprar duas vacas leiteiras, para poder dar leite para as crianças pobres. O fato foi o que o ex-empresário precisava para ter a certeza do que imaginava. 

Depois da morte do filho, Sancler se dedicou a fazer o sonho dele, que se iniciou no antigo quarto do Allan, passou para o antigo escritório de Sancler e culminou naquilo que ele chama de “Cidade da Felicidade”, localizada na Avenida das Américas, nº 19.000.

O Globo Barra esteve no local em 2016, para tratar da inauguração do Hospital Espiritual Maria de Nazaré, criado para aprimorar ainda mais o trabalho dos mais de 100 voluntários que o ajudam nesta empreitada, que vai de segunda a sexta, das 8h às 22h, e nas manhãs de sábado.

A programação do núcleo tem sessões de curas espirituais, reiki, oficinais de artes, cursos, meditação, cromoterapia e discussões espirituais com os jovens. Entretanto, o ponto alto do centro são as sessões de psicografias.

A psicografia é uma técnica utilizada por médiuns para escrever mensagens sob a influência de um espírito desencarnado.  Frequentadora do NEAM, Fátima Vasconcellos já recebeu mensagens de seu filho Bruno. “Eu já frequento o Centro do Sancler há muitos anos, tenho uma história de vida parecida com a dele. Eu também perdi um filho (em 2002), só que não foi acidente, foi por conta de uma bactéria que ele pegou e morreu de uma hora para outra. Já recebi várias psicografias. A última foi há quatro meses. Ele (Bruno Vasconcellos) veio dizendo que um domingo antes esteve na minha casa visitando o pai e me visitando. Eu realmente acreditei muito.”, disse Fátima, ressaltando que todas as mensagens do filho são de incentivo.

“Já recebi várias mensagens. O que ele vem falar sempre é que está me dando força e incentivando para me ajudar cada vez mais. Diz que o trabalho é magnifico, que Deus está me dando força e que tudo vai clarear. Porque nesse grupo nós não temos ajuda do governo. É um grupo que nós mantemos com amigos, então você há de convir que as vezes da um desanimo. Ele vem e me dá esse animo.”

Ela, por sinal, não acha que espiritismo seja religião. E sim uma filosofia ou estilo de vida “Eu sou católica, mas para mim a religião espirita não é uma religião, mas uma filosofia de vida. Me ajuda a ver a vida com outros olhos. E o Sancler é uma pessoa muito íntegra, muito inteligente, tudo que ele faz é muito perfeito. Tudo que ele faz a gente acredita muito. Então, passamos a frequentar o centro dele.”

Professora e advogada, Fátima é presidente da ONG Solidariedade, que tem sede na Ilha do Governador. Ela mesma diz que sua vida se assemelha muito com a do Sancler, com uma pequena diferença. “Depois disso me envolvi com a caridade, só que minha caridade é diferente. Nós doamos fralda para asilos, orfanatos e consultórios médicos. Temos projetos com crianças autistas, com gestantes.”, explica Fátima,

Além dela, muitas pessoas da ONG também receberam cartas de parentes. “Nós temos um grupo muito grande. Nós alugamos uma van e saímos da Ilha do Governador para lá Outras pessoas do grupo já receberam mensagens que falam do avô, do pai, do tio... coisas que ninguém sabe. “

Fátima foi quem levou o Elymar Santos para o NEAM na última sessão de psicografia, quando o cantor recebeu uma carta de um ente querido. A sessão que é realizada esporadicamente foi transmitida ao vivo pelo Facebook e as imagens estão disponíveis na própria rede social. No registro, a emoção de dezenas de pessoas que chegaram de forma anônima e não se identificaram. É possível reconhecer a surpresa quando são anunciados no microfone o nome de parentes ou amigos que faleceram. Elas são chamadas na frente e recebem de um bem humorado Sanclair correspondências que tratam de questões intimas e pessoais que seriam impossíveis de serem acessadas por outra forma, além da mensagem espiritual.

Além de Elymar, outras pessoas também se emocionaram na última sessão. Eliana Gonçalves recebeu uma carta do marido, em que ele se sentia preocupado com o filho. Fernando de Moraes Proença fez uma que citou quase toda a família. Sancler brincou dizendo que a pessoa a ganhou porque estava com a camisa do NEAM.

No meio da leitura, Sancler fez um pequeno alerta, falando que “As vezes o encarnado também vem aqui da mensagem, quando a gente está ali na mesa, a maior preocupação que muitos de vocês vão lá dar mensagem. E a gente tem que ter atenção para ver o fio vital entre vocês e o espírito, para não anotar.”