Para alunos, aulas são novas oportunidades de carreira ou de aperfeiçoamento para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho

Entre os setores que precisaram se adaptar à nova realidade da pandemia e têm crescido nesse novo cenário está o mercado de educação à distância, que tem se mostrado uma excelente aposta de negócio para quem tem conhecimento a compartilhar. De acordo com a Hotmart, plataforma com 20 milhões de usuários e mais de 260 mil cursos, a demanda de capacitação e novos aprendizados aumentou muito, desde o início da pandemia, inclusive por pessoas que nunca tinham feito cursos online antes. Entre as principais vantagens apontadas por quem adere a cursos virtuais de menor duração, estão a acessibilidade, a relevância dos conteúdos e a programação flexível.

Decoradora há mais de 10 anos, a especialista em flores Marcelle Braga enxergou nas incertezas da pandemia uma oportunidade de negócio. Focada em produzir grandes festas, Marcelle teve seu negócio duramente impactado pelo isolamento social. Após a flexibilização, chegou a se especializar em festas pocket de última hora, o que rendeu à Marcelle inusitados pedidos com menos de 24 horas, mas ainda precisava melhorar sua receita para alcançar patamares pré-crise.

Foi quando decidiu direcionar seus esforços para o curso “Sonho simples”, com capacitação com técnicas, dicas e truques que servem tanto para quem quer iniciar uma nova carreira quanto para quem quer ter uma casa mais florida e alegre. Com apenas um mês de lançamento, Marcelle aumentou sua receita em 100% e já se programa para lançar novos cursos. “Consigo alcançar consumidores do Brasil inteiro, o que me possibilita um crescimento rápido e consistente”, afirma a especialista. “Com essa mudança de cenário, enxerguei não só uma nova oportunidade de negócio, mas também uma oportunidade de ensinar o que aprendi, de ajudar outras pessoas num momento tão delicado. Sinto uma satisfação enorme ao receber o feedback de pessoas que puderam iniciar uma atividade financeira com o meus ensinamentos e se reerguer durante a crise”, ressalta Marcelle.

A ginecologista Nathalie Raibolt, especializada em sexualidade humana, também sentiu os impactos do isolamento social com a queda na procura por consultas. A médica já tinha um projeto de curso online e antecipou o lançamento. “Começar na pandemia foi uma ótima oportunidade, pois todos voltaram a atenção para o mundo digital e buscavam soluções para seus problemas. Minha primeira turma foi a mais cheia. O curso me trouxe não só uma renda extra, mas também novos pacientes que depois buscaram atendimento no consultório”, destaca Nathalie. "Além disso, o digital traz a possibilidade de escalar as vendas, o que não é possível para produtos físicos ou serviços presenciais”.

Para quem busca um curso online, a especialista em Recursos Humanos do Target Bank, Rosane Toledo, ensina: “Há cursos online extremamente bem feitos, mas sempre vai depender do esforço do aluno, e daquilo que ele espera e quer do curso. Procurar instituições renomadas ou indicações de quem já tenha feito é sempre uma boa”.

Rosane, que gerencia uma equipe de mais de 100 funcionários e é responsável pelas contratações da empresa, diz que leva em conta os cursos online nos currículos não só pelo conhecimento que proporcionam, mas também porque mostram que aquela pessoa gosta de se manter atualizada, não fica estagnada. “Ter a mente sempre funcionando ajuda muito na retomada na carreira. O network no momento do curso também vai ajudar muito no momento da recolocação”, conclui Roseane, acrescentando que todos os contratados no Target Bank passam por cursos online de segurança da informação e compliance.