A ideia da campanha surgiu na Austrália em 2003, intitulada de Movember

Em novembro é realizada a campanha Novembro Azul, que ganha uma força especial junto ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é celebrado no 17 de novembro. A ideia da campanha surgiu na Austrália em 2003, intitulada de Movember.

Ester Gomes, consultora de desenvolvimento humano, é uma firme apoiadora do movimento.
“No mês de novembro, buscamos conscientizar a população masculina sobre os perigos do câncer de próstata. Muitos homens não têm acesso à informação ou vivem em uma mentalidade onde cuidar da saúde é dispensável. Poder mostrar a eles tudo o que eles podem prevenir no futuro, ou até a possibilidade de ter um após o diagnóstico, é de extrema importância.”

Um dos grandes desafios da medicina neste quesito, senão o maior, são os mitos, tabus e preconceitos que impedem que os homens cuidem da sua saúde e façam o exame de toque retal. A doença ser descoberta cedo pode mudar toda uma história conectada com a mesma, já que por muito anos, o câncer era recebido como sentença de morte irrevogável.

Pesquisas mostram que cerca de 70% dos cânceres de próstata são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos. A cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata. Em relação ao que pode ser feito para a mudança de pensamento masculina, a reprogramadora mental Ivana Cabral é positiva em como a campanha pode pesar na decisão de cada um. “Com o avanço maciço da medicina e das pesquisas, a realidade mudou e a doença já pode ser tratada e até mesmo curada. Isso também se deve a grande parte dos casos contar com o diagnóstico precoce. Realmente se trata de uma questão de vida ou vida para o paciente.” – Comenta.

A nutricionista Luana Borneo, parceira da Pulse Nutrition, conta que também existem alimentos que ajudam a prevenir o câncer de próstata. Eles não significam um amuleto contra a doença, mas ajudam muito. “Na prevenção de câncer temos como principal aliado um estilo de vida saudável, além da prática de atividade física, exposição ao sol, suplementação e moderação/exclusão do consumo de álcool. Alimentos como a soja, tofu, ervilhas, lentilhas, amendoim, nozes, tomate, frutas vermelhas, abacate, vegetais verdes, chia, linhaça, azeite, além das demais frutas e legumes que sempre são bem vindos na proteção contra diversos tipos de doenças pois possuem os nutrientes essenciais na prevenção diária.”

Para finalizar, a nutricionista completa: “Evitar produtos industrializados e de origem animal também são boas formas de ajudar na prevenção do câncer.”