Presidente da SBACV-RJ explica sobre a periodicidade saudável para se exercitar

Todo mundo sabe que atividade física é fundamental para saúde, mas assim como qualquer coisa, ela em excesso também pode ser prejudicial. Encontrar o equilíbrio certo entre alimentação e exercício é o ideal para quem está atrás de um estilo de vida saudável. O médico angiologista e cirurgião vascular, Dr. João Sahagoff, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), fala sobre os limites e os benefícios da atividade física para evitar e prevenir complicações relacionadas à circulação sanguínea.

“O excesso de atividade física pode comprometer vários sistemas: as articulações podem ficar comprometidas e o paciente pode ter lesões musculares, ósseas, ligamentares e tendinosas, por exemplo. Alguns exercícios exigem demais das articulações e é bom ter uma recomendação médica e um acompanhamento com um profissional da educação física, como a corrida, o triathlon, e o crossfit. No caso do crossfit, eu já percebi algumas lesões como dissecção de algumas artérias, principalmente das que irrigam as vísceras abdominais. É como se ela tivesse descascado a sua camada mais interna como uma laranja. Essa dissecção pode fazer uma oclusão do vaso ou até o enfraquecimento da sua parede, podendo ocasionar um aneurisma (dilatação arterial)”, alertou.

Sahagoff lembra que ser atleta não é sinônimo obrigatório de ser saudável, e muitas pessoas tentam ultrapassar seus limites físicos sem um acompanhamento adequado.

“No vôlei, por exemplo, você tem muito impacto nos membros superiores como os punhos: com o corte, o bloqueio, a manchete. Essas lesões repetitivas fazem com que se tenha um trauma das artérias do antebraço, punho e mão e isso pode levar a uma isquemia do indivíduo. Há anos, um jogador da geração de prata da seleção brasileira de vôlei, Carlos Schwanke, teve que fazer uma cirurgia de emergência a fim de restabelecer a circulação da sua mão direita. Após notar uma perda de sensibilidade na mão direita, Schwanke precisou fazer uma desobstrução da artéria para o sangue voltar a circular normalmente”, lembrou o médico.

Todavia, é preciso reforçar sempre que fazer qualquer exercício de forma regular e moderada é benéfico para a saúde de forma geral, assim como para a circulação sanguínea. Para mover todo conjunto de músculos e articulações, é necessário sangue, oxigênio e energia. E isso tudo quem vai levar é a circulação, principalmente com o incremento e estímulo da atividade física saudável.
“A atividade física é muito importante na prevenção de sinais e sintomas da desordem venosa crônica, que tem como uma das manifestações as varizes.
Numa simples caminhada estimulamos a esponja plantar e os músculos da panturrilha, conhecidos como segundo coração, impulsionando o sangue das veias contra a gravidade e assim incrementando o retorno venoso”, explicou.

Para além disso, a atividade física demanda um gasto energético de calorias e esse gasto vai auxiliar no equilíbrio do peso do indivíduo. A obesidade é fator de risco para problemas relacionados à circulação sanguínea. Se esse peso for mantido adequadamente, menor será o trabalho que o vaso terá de fazer uma circulação adequada.

“A atividade física desmedida pode, por falta de cuidado, acompanhamento ou acidente, acarretar lesões traumáticas, que podem causar uma lesão vascular. O especialista deve ser procurado sempre que o atleta profissional ou amador apresentar algum sintoma indicativo de comprometimento da circulação como aumento de volume, diminuição de temperatura ou sensibilidade e palidez do membro. O importante é manter a atenção e os cuidados. Se necessário, procurar o mais rápido possível um médico angiologista ou cirurgião vascular para poder avaliar”, recomendou Sahagoff.