Ilha de Paquetá está passando por um experimento científico importante sobre a reação das vacinas contra a Covid-19 

Redação 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou no último domingo (15/08) mais uma etapa do projeto “PaqueTá Vacinada”, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Adultos e adolescentes residentes da Ilha de Paquetá, que tomaram a primeira dose das vacinas contra a Covid-19 em junho e julho,receberam a segunda dose. De acordo com o balanço da SMS, 85,8% dos moradores da ilha acima de 12 anos estão completamente vacinados. Se for levada em conta somente a primeira dose, já foram imunizados 96,7% da população local.

A vacinação, que se mantém em Paquetá até a próxima sexta-feira (20/08), acontece em quatro pontos da ilha: Unidade Integrada de Saúde Manoel Arthur Villaboim (Praça Bom Jesus, 40), Iate Clube de Paquetá (Rua das Gaivotas), Parque Darke de Mattos (Rua Luís de Andrade) e Casa de Artes (Praça de São Roque, 31). Os adultos tomam a segunda dose da AstraZeneca, e os adolescentes, da Pfizer, única vacina liberada pela Anvisa para esta faixa etária. Apenas moradores da ilha podem se vacinar na ação.

A primeira etapa do projeto “PaqueTá Vacinada” aconteceu em 20 de junho, atingindo 96% da população adulta (a partir de 18 anos). Os adolescentes de 12 a 17 anos foram vacinados em 25 de julho, com 95% de adesão. O estudo tem o objetivo de analisar os efeitos da vacinação em massa, tais como a segurança do imunizante, a proteção também de pessoas não vacinadas e a eficácia a cada dose recebida.

Antes das etapas de vacinação, adultos e adolescentes passaram por exames (de sangue ou teste rápido) para Covid-19. Importante etapa da pesquisa, este inquérito sorológico revelou que, entre os mais de 2,3 mil exames coletados na Ilha de Paquetá, 21% das crianças e adolescentes já apresentavam anticorpos contra a Covid-19 por terem sido expostos ao coronavírus. Além disso, antes da primeira dose da vacina ser aplicada nos voluntários do projeto, 40% dos adultos não-vacinados e 90% dos vacinados previamente à pesquisa testaram positivo para a presença desses anticorpos.