O Rio Art Innovation Fair & Festival acontece no dia 15 de setembro com apoio do Google e premia categorias como curta-metragem, comercial e filmes para redes sociais
A mesma Inteligência Artificial que tem auxiliado estudantes a fazer o dever de casa ou acelerado o trabalho de muitos funcionários ao redor do mundo, também tem produzido, a partir de comandos humanos, imagens complexas e vídeos do zero, que compõem produtos cinematográficos do mercado. Desta forma, o Rio Art Innovation Fair & Festival (RAIFF) vai exibir e premiar três obras audiovisuais no dia 15 de setembro, no UCI do New York City Center, na Barra da Tijuca.
Organizada pela Tess AI e pela produtora Costa Brava, com apoio de Google, Pareto Group, FMA (Faculdade Mar Atlântico) e Olist, a mostra celebra a interseção entre a criatividade humana, tecnologia e artes visuais. Os jurados representantes do Google Cloud e do setor audiovisual seleciona as melhores obras em três categorias:
- Curta-metragens (2 a 10 minutos), com narrativas autorais que exploram a fusão entre linguagem cinematográfica e inteligência artificial;
- Comerciais (30 segundos a 2 minutos), sendo peças publicitárias criativas produzidas com IA para marcas, produtos ou ideias;
- Redes sociais (30 segundos a 2 minutos), com vídeos espontâneos, experimentais ou de impacto social criados com IA por usuários de redes sociais.
Os vencedores de cada categoria recebem uma licença anual da Tess, uma visita ao escritório do Google em São Paulo e cursos de certificação em Inteligência Artificial oferecidos pela Faculdade Mar Atlântico. Além disso, serão contemplados com 2,4 milhões de créditos para utilização em ferramentas de IA do Google.
O evento promove um espaço de apreciação aos avanços da tecnologia, a partir da IA generativa, e abre um diálogo sobre o papel que a ferramenta assumirá no futuro – talvez nem tão distante quanto imaginamos.