O prazo de concessão do serviço será de 25 anos

 

 

Está aberta uma consulta pública sobre o projeto de transporte aquaviário de passageiros no complexo lagunar da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá. A população tem até o dia 24 de abril para acessar o site http://portomaravilha.com.br/noticiasdetalhe/5248-prefeitura-lanca-consulta-publica-para-projeto-de-transporte-aquatico-nas-lagoas-da-barra-e-jacarepagua e ler o edital do processo. Moradores que tiverem críticas e sugestões para o projeto, deverão ser enviados dentro deste mesmo prazo, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

A proposta visa implementar 16 linhas gradualmente. Elas farão, por exemplo, a ligação entre a estação Jardim Oceânico do metrô e Rio das Pedras, Linha Amarela e Canal de Marapendi. Haverá ainda integração de bairros e pontos de interesse como Gardênia Azul, Muzema, Barra Shopping, Parque Olímpico,  Península e condomínios residenciais e comerciais com saídas para as lagoas.

Projeto de uma das estações do sistema de barcas da região da Barra da Tijuca. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

As embarcações sugeridas no projeto seguem dois modelos: a maior tem capacidade para até 120 pessoas e a menor, para até 42. A previsão é iniciar a operação com 47 veículos e chegar a 91, para atendimento em 29 pontos de embarque e desembarque. O sistema deverá transportar cerca de 90 mil passageiros por dia.

O lançamento do edital de licitação está previsto para junho, e o prazo de concessão do serviço será de 25 anos.