Espaço multicultural do Rio recebe Prêmio Nacional de Turismo 2018

A Barra da Tijuca ganhou os olhares do país. O primeiro Prêmio Nacional do Turismo, criado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo e o apoio do Jornal O Globo, teve sua noite de gala na última quarta-feira (05/12). O local escolhido como palco do evento foi a Cidade das Artes e a noite contou com inúmeras pessoas influentes e importantes para o desenvolvimento do Turismo no país.

Presentes ao evento, estiveram Marcelo Alves, presidente Riotur, autoridades do setor como o atual ministro, Vinicius Lummertz; o futuro, Marcelo Álvaro; o ex-ministros Walfrido dos Mares Guia e Marx Beltrão; o deputado federal Herculano Passos; além de empresários, colaboradores e presidentes de órgãos do trade: “estamos apenas agregando mais a ideia do nosso ministro Lummertz, já que aqui é um espaço ímpar e que precisa ser cada vez mais conhecida e utilizada. Na realidade, unimos o útil ao agradável, trazendo não só o mercado de turismo, mas o de eventos e entretenimento para conhecer o nosso espaço. Poder reunir todo o trade do mercado, é maravilhoso”, contou o presidente da Riotur.

Presidente da Associação Comercial e Industrial de Recreio e Vargens (ACIR) e vice-presidente do Conselho Nacional de Turismo (CNTur), Alfredo Lopes destacou a importância do evento ser realizado na Barra: “este evento é um marco na Barra da Tijuca, pois consolida o bairro como um grande polo de turismo. É muito importante a nata do turismo aqui na nossa cidade”. O evento contou com sete categorias: Monitoramento e Avaliação do Turismo; Qualificação e Formalização no Turismo; Valorização do Patrimônio pelo Turismo; Turismo de Base Local e Produção Associada ao Turismo; Turismo Social; Inovação Tecnológica no Turismo; Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo.

Secretário Estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix elogiou a iniciativa do evento, além de salientar que medidas como essas, valorizam não só o turismo, mas todas as áreas que envolvem o setor: “um evento dessa magnitude é emblemático para o setor de turismo, pois valoriza as pessoas, o segmento, as secretarias, as entidades, etc. É uma noite do turismo brasileiro. Essa ideia do Ministério do Turismo, criada pelo Lummertz foi sensacional. É a valorização do setor. Eu me sinto homenageado de estarmos concorrendo aos prêmios e fechando nosso ano com todos os trabalhos realizados por nós, enfim, mostra um pouco da nossa gestão”.

Durante o evento foram demonstrados dados que demonstram que o setor ainda é pouco explorado pelas áreas públicas e privadas do país. O Turismo ganhou forma nos discursos e mostrou ser um possível antídoto contra o desemprego. Projeções do Ministério destacam que a pasta pode gerar, nacionalmente, mais de 2 milhões de empregos. Além disso, ela injeta na economia 8,3 trilhões de reais, algo que representa 7,3% do PIB brasileiro. No entanto, em comparação com outros países, o Brasil está aquém do esperado. Enquanto algumas nações investem mais de 10 bilhões de dólares no setor, aqui o governo gasta 8,8 bilhões. Já no setor privado, a discrepância é maior: 100 bilhões ante 19,9 bilhões. No mundo, a cada cinco empregados, um trabalha em alguma área turística. 

Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz destaca que a pasta está com uma maré de mudança, afastando-se dos medos imaginários, mas preocupando-se com os medos reais, como a violência e a criminalidade. Mesmo assim, acredita no potencial do setor: “queremos uma agenda de negócios. O mundo quer investir no Brasil e queremos abrir o Brasil para o mundo. Com o turismo, não há o que temer o desemprego, pois somos 7 milhões de pessoas trabalhando pelo turismo, com um grande potencial de crescimento”.

Outro grande nome presente na celebração e homenageado da noite, Carlos Carvalho, presidente da Construtora Carvalho Hosken, falou emocionado aos presentes: “estou muito honrado de ter essa homenagem e realmente me sinto gratificado por todo o trabalho que fiz, através da minha vivência e tenho aqui na Barra da Tijuca, onde tem um solo maravilhoso para o desenvolvimento do Turismo. Trago então meus sinceros agradecimentos e todo o meu apoio para o setor. Sou muito grato a todos”

Para encerrar a festividade, o prefeito Marcelo Crivella, foi um dos homenageados e disse estar bastante orgulhoso em receber o prêmio, pois isso engrandece ainda mais a Cidade das Artes, além de ressaltar que as pessoas se enobrecem mais ainda quando viajam e conhecem outros lugares do Brasil e do mundo. Membro do Conselho de Turismo, o jornalista Claudio Magnavita esteve presente ao evento e entregou um dos prêmios da noite.