Estudante da graduação Karina Tronkos conquistou o prêmio pelo quinto ano consecutivo

Redação

Nove alunos de graduação do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio ganharam o concurso Swift Student Challenge 2021, da Worldwide Developers Conference (WWDC), conferência anual de desenvolvedores da Apple. O desafio premiou projetos de aplicativos utilizando a Swift, linguagem de programação desenvolvida pela empresa. Os estudantes tiveram em torno de 2 semanas para desenvolver um aplicativo de forma individual e conforme as regras da competição.

A aluna de ciência da computação Karina Tronkos, 24 anos, foi vencedora do desafio mundial pelo quinto ano consecutivo. Pensando sempre na experiência de seus projetos para os usuários, Karina propôs um trabalho voltado à biomimética, área de estudo que se inspira na natureza para desenvolver produtos e serviços mais eficientes e de forma sustentável. 

“É inexplicável a sensação de ter o nosso trabalho reconhecido em competições internacionais. Nós, brasileiros, temos muito potencial e busco servir de inspiração, principalmente para meninas na área tech, mostrando que temos muito a conquistar”, afirma a pentacampeã,  que trabalha como Product Designer na empresa Hurb e produz conteúdo no perfil do Instagram nina_talks. Em sua rede, que já soma mais de 85 mil seguidores, Karina fala sobre design e tecnologia.

Entre o grupo de 350 estudantes selecionados em todo o mundo, estão ainda os alunos do DI Juliana Prado, Fernando Lobo, Frederico Lacis de Carvalho, Mateus Levi Simões Fernandes, Matheus Pereira Kulick, Matheus Sampaio Moreira, Theo Necyk e Victor Duarte.

“O projeto foi muito especial pra mim, e estou muito agradecida pela colaboração dos meus amigos, colegas e mentores da Apple Developer Academy | PUC-Rio que me ajudaram”, escreveu Juliana Prado em suas redes sociais.  

A parceria Apple Developer Academy | PUC-Rio, criada em 2014, é um programa de estágio e formação para possíveis futuros empreendedores, desenvolvedores e designers de apps para iOS. Coordenada pelo Laboratório de Engenharia de Software (LES), do Departamento de Informática, a Apple Academy da PUC-Rio foi uma das primeiras unidades do projeto no Brasil. 

“A iniciativa recruta estudantes de diversos departamentos, é um grupo multidisciplinar. O objetivo é ser um estágio criativo, em que o aprendizado seja feito a partir de desafios. Essa é  mesmo uma experiência muito rica para os alunos”, afirma o diretor do DI Markus Endler.

Além de serem convidados a participar da WWDC, os ganhadores têm ainda suas contas de desenvolvedores iOS renovadas por 1 ano na App Store.