Iniciativa da Comlurb e da Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens visa combater descarte irregular na Zona Oeste

 

 

Nesta quarta-feira (20/12), a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e a Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens entregaram à população o ecoponto Gilka Machado, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste. O novo ponto de coleta atenderá às comunidades Terreirão, Vila da Paz e Canal das Taxas, proporcionando uma opção ordenada para o descarte de resíduos.

Com a inauguração do ecoponto Gilka Machado, a cidade do Rio de Janeiro passa a contar com 21 novos ecopontos em 2023, somando-se aos 22 inaugurados em 2022. O local funcionará diariamente, 24 horas por dia, disponibilizando uma caixa compactadora de 15 m³ para lixo domiciliar e duas caixas estacionárias de 5 m³ para entulho, bens inservíveis e galhadas.

A iniciativa de instalar o ecoponto partiu do Subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima, em resposta ao uso irregular do local por catadores não autorizados. Com o novo equipamento, a comunidade agora conta com um espaço público essencial para o descarte ordenado de resíduos, beneficiando moradores e comerciantes locais.

Foto: Divulgação

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, destacou a relevância dos ecopontos na cidade: "Contamos com o apoio do Subprefeito Raphael Lima na implantação de mais um ecoponto na Zona Oeste. A nossa gestão na Comlurb tem a preocupação de atender as comunidades, garantindo locais organizados para que os resíduos sejam deixados pelos moradores, de forma ordenada, evitando que fiquem espalhados pelas ruas."

A construção do ecoponto envolveu a remoção de construções irregulares, com o suporte da Secretaria Municipal de Ordem Pública. Somente após essa etapa, a Comlurb pôde implantar o novo posto de coleta. A Subprefeitura auxilia a Comlurb em ações de conscientização sobre o descarte correto de resíduos no Terreirão, e a implementação do ecoponto contribuirá para a redução do descarte irregular.

O Subprefeito Raphael Lima comemorou a conquista para a região, afirmando: "A implantação desses Ecopontos atende à demanda dos moradores que estão sempre em contato com a Subprefeitura em busca de soluções para o descarte de resíduos em áreas de comunidade e locais onde a coleta porta a porta não consegue chegar. Ficamos felizes com essa conquista tão importante para a região."

Foto: Divulgação

A Comlurb continua a reforma e implantação de ecopontos em diversas áreas da cidade, principalmente em locais com histórico de descarte irregular e em comunidades. Essas iniciativas visam transformar áreas antes degradadas em pontos de descarte ordenado, promovendo a remoção regular por caminhões e contribuindo para o controle de vetores e a melhoria da saúde pública.

As unidades inauguradas neste ano incluem Piscinão de Ramos, Praia da Rosa e Boogie Woogie (Ilha do Governador), Costa Barros (Estrada de Botafogo), Manguinhos (Conjunto da Embratel), Teixeira Brandão (Colônia Juliano Moreira), Nova Esperança e Ayrton Senna (Gardênia Azul), Nova Divinéia (Grajaú), Mata Machado (Alto da Boa Vista), José de Arimatéa (Cidade de Deus), Leonel Brizola (Areal, Rio das Pedras), Vila Vintém (Padre Miguel), Muzema (Itanhangá), Engenheiro Souza Filho, Pinheiro e Curva do Pinheiro (Rio das Pedras), Morro do Cruz (Andaraí), Servidão G7 e Pantanal (Recreio dos Bandeirantes).