A guarda municipal do Rio de Janeiro apreendeu cerca de mil pipas, linhas, carretéis e 12 carretilhas em um festival do irregular que aconteceu na noite da última quarta-feira (29), na Praia do Recreio dos Bandeirantes, entre os postos 11 e 12.

Essa fiscalização ocorreu pela segunda semana consecutiva, logo após reclamações enviadas à Subprefeitura da região. Participaram da ação guardas do Subgrupamento de Operações de Praia (Sgop), e teve apoio do Grupamento Tático Móvel (GTM) e também do 31º BPM. No local, haviam pessoas de diversas regiões do estado.

”Esse encontro já havia acontecido em semanas anteriores, às quartas-feiras. No dia 22, chegamos ao local e o evento já estava acontecendo. Com apoio da Rioluz, os refletores foram desligados para dispersar o público. Também multamos diversos veículos que estavam estacionados irregularmente. Ontem, agimos de forma preventiva para inibir o evento antes de começar. O público chegou aos poucos e os agentes foram realizando a orientação e a apreensão do material”, ressaltou o subinspetor Sidney Cássio, comandante do Grupamento Marítimo da Guarda Municipal.

Além das apreensões feitas, houve ainda multa em mais de 40 veículos por estacionamento irregular na orla da praia. Quando a operação chegou ao fim, foi necessário solicitar o apoio da Comlurb para fazer a coleta do material que deixaram nas areias da praia.

Vale ressaltar que soltar pipa nas areias das praias do rio é uma pratica proibida pelo Código de Posturas Municipais. Também são vedados o uso desses matérias próximo às vias públicas e a utilização de linha chilena, pelos riscos que oferece. As linhas e pipas foram inutilizadas pela guarda, e as carretilhas apreendidas.