2022 está chegando ao fim, e com ele uma retrospectiva do que foi notícia no nosso jornal neste ano

 

 

 

JANEIRO

 


Prefeitura do Rio e Polícia Militar Ambiental desarticulam extração ilegal de mineral na Zona Oeste

 

Uma operação da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio com Polícia Militar Ambiental desarticulou, na quarta-feira (05/ 01), uma exploração ilegal de minerais, em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade. A ação teve apoio aéreo do Grupamento Aeromóvel da PM. Os crimes ambientais ocorreram na Rua da Manga, a 1,5 quilômetro, em linha reta, da estação ferroviária de Tancredo Neves. 

Fiscais destruíram uma retroescavadeira utilizada na prática da infração, ateando fogo no equipamento, conforme o decreto 6.514/ 08, da Lei de Crimes Ambientais. Expediente comum em ações na Amazônia, trata-se de uma prática inédita em território da Mata Atlântica. 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavalieri, reforçou que o duro combate à destruição do meio ambiente na cidade continua. 

– A retirada de saibro sem autorização do órgão ambiental, além de configurar crime de usurpação do patrimônio da União (subsolo), causa graves prejuízos ambientais, como a supressão da vegetação, o afugentamento de animais, a contaminação da água por combustíveis e óleos lubrificantes. Agora há comando e repressão a essas atividades criminosas. 

Há menos de dois meses (no dia 11 de novembro de 2021) o mesmo local foi alvo de uma operação da Secretaria, mas as atividades continuaram. Na época, uma escavadeira (de esteira) não foi apreendida, por estar sem condições de se locomover. Agentes da Prefeitura e da PM descobriram tratar-se de uma estratégia dos milicianos para a máquina não ser apreendida e permanecer retirando saibro e carregando os caminhões.

 


Clínica Jorge Jaber promoveu curso on-line de dependência química

 

O aumento nos casos de transtornos mentais e o uso de substâncias químicas durante a pandemia de Covid-19, constatado em pesquisas e no dia a dia de consultórios e clínicas de recuperação, vem ressaltando a insuficiência de profissionais capacitados a lidar com a questão no Brasil, onde a incidência dessas doenças é crescente. Colaborar no atendimento a esta demanda é um dos objetivos do Curso de Formação de Terapeutas em Dependência Química, oferecido gratuitamente pelo Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber a partir do dia cinco de fevereiro. 

Com aulas online e um estágio presencial, o curso não é voltado apenas para trabalhadores e estudantes da área, mas para todos os envolvidos com o problema. “Esse conhecimento também é útil para os próprios portadores de dependência e as pessoas próximas a eles. Parentes e amigos precisam saber lidar com o paciente e seus eventuais descontroles”, explica o psiquiatra Jorge Jaber, diretor do Centro de Estudos. “O conteúdo é multidisciplinar, permitindo que essas pessoas entendam o tratamento e se protejam, elas próprias, da doença”, acrescenta.

Uma das aulas, por exemplo, trata dos codependentes – pessoas que, mesmo não consumindo drogas, precisam de ajuda, pois são afetadas física e emocionalmente pelo problema de um parente ou amigo. É o caso da terapeuta de família Ângela Hollanda, que buscou apoio profissional quando o filho, Ricardo Gestal, se envolveu com drogas, e acabou fazendo o Curso. “Queria saber como ajudá-lo e não ter minha própria saúde abalada”, lembra. Gestal – “limpo” há quase três anos – seguiu seus passos, e hoje ambos integram a equipe de terapeutas e professores da Clínica. 

Os dois, por sinal, não são os únicos ex-alunos do Curso no time da instituição. A psicóloga Monique Lima e a fisioterapeuta Jussara Lontra também passaram pelos bancos do Centro de Estudos e chamaram a atenção pelo interesse e desempenho, acabando efetivadas. Para Jaber, que também atua como professor da Pós-graduação em Psiquiatria da PUC-Rio, é uma tendência natural. “Os participantes do Curso conhecem nosso modelo de atendimento, adquirem experiência com a rotina e os pacientes, por isso se adaptam mais facilmente ao trabalho”, afirma. 

A carga horária é de 120 horas de conteúdo teórico, em aulas aos sábados, das 14 às 17 horas, transmitidas pelo Facebook. Elas ficam gravadas, podendo ser assistidas posteriormente, e vão até 10 de dezembro. Há também 120 horas de treinamento prático, onde o aluno segue todas as fases do tratamento dos diversos transtornos, em atividades como avaliações físicas e psicológicas, palestras e terapias com pintura e música, entre outras. Eles ainda acompanham o atendimento às famílias e aos adolescentes, serviços também oferecidos pela Clínica. 

As inscrições para o Curso, realizado há 37 anos, podem ser feitas no site da Clínica – www.clinica jorgejaber.com.br – ou diretamente pelo email cr@clinica jorgejaber. com.br. Não há exigência de formação acadêmica ou experiência prévia. “Basta interesse pelo assunto e vontade de ajudar pessoas nessa condição”, diz o professor. “O modelo online de ensino nos permite oferecer esse conhecimento gratuitamente a um grande número de estudantes, numa forma de combater e prevenir um problema que atinge milhões de brasileiros”, conclui.

 


Unigranrio lança Direito no novo campus da Barra 

A Unigranrio trouxe uma série de novidades e inovações para o primeiro semestre de 2022

 

Em relação a novos cursos, o destaque é a abertura do curso de Direito no campus da Barra da Tijuca. A instituição, que já possui tradição no ensino desde 1994, agora oferece uma grade curricular inovadora, atenta ao futuro e às novas tendências do Direito. 

O novo curso, autorizado com a nota máxima pelo MEC (5), tem como um dos principais diferenciais a proposta de um currículo atualizado, altamente inovador, prático e digital. No modelo que agora entra em vigor, professores e estudantes também terão acesso a Com currículo inovador e prático, o curso está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2022 novas tecnologias e ferramentas virtuais que reproduzem os atuais desafios do mercado de trabalho, proporcionando um aprendizado conectado ao universo digital. 

O novo currículo trabalha ainda as competências comunicativas que o Direito exige na escrita, argumentação e negociação. Apesar de ser um curso tradicionalmente teórico, a Unigranrio entende a importância dessas habilidades, que na nova grade serão desenvolvidas por meio de práticas de simulação em que o aluno compreende a dinâmica de um tribunal e as formas consensuais de soluções de conflitos. 

“É uma grande inovadora, tecnológica e preocupada com a prática. O curso perpassa atividades práticas desde o primeiro período, permitindo aos alunos participarem de simulações, projetos, ações sociais, na criação de materiais que serão passados para a população. Desta forma, eles desenvolvem competências que permitem a reflexão sobre o modo como pensam e a opinião que têm sobre eles mesmos, influenciando o seu crescimento profissional”, antecipa a coordenadora Litiane Marins. 

O curso possui ainda uma flexibilização curricular que garante ao estudante o atendimento às tendências e novas demandas da área, visando uma formação humanizada e condizente com o atual cenário de inovações.

 


Rio Innovation Week insere cidade no circuito mundial da inovação contemporânea 

 

Na última semana de janeiro ocorreu a Rio Innovation Week, evento promovido por empresários e pelo poder público para atrair o ecossistema de inovação e tornar o Rio de Janeiro um futuro polo de tecnologia e empreendedorismo inovador da América Latina. Contou com números expressivos: mais de 500 palestrantes, 190 expositores e mais de 1.000 startups passaram pelo espaço montado no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. 

Na efervescência de ideias e do calor do Rio em pleno janeiro, algumas tendências se destacaram. 

Sandbox Regulatório 

Não há como pensar no futuro sem falar de carros voadores ou autônomos, robôs, entregas por drones… É também um fato que tais inovações desafiam a sociedade e o poder público no difícil dever de estabelecer regras e regular novos produtos ou serviços. Pensando nisso, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o secretário Chicão Bulhões (Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação) montaram uma equipe de trabalho para desenhar o Programa de Sandbox Regulatório do Rio de Janeiro.

O Sandbox.Rio será um espaço controlado para testar novos produtos ou serviços, permitindo criar (ou não) novas leis com base na experimentação e no diálogo constante com os empreendedores e com a população. Isso significa dizer que as tecnologias disruptivas serão testadas e validadas antes de qualquer proibição prévia, permitindo ao poder público prover segurança na utilização do espaço urbano e ao empreendedor que vai destinar recursos na atividade inovadora. 

Com o programa, o Rio de Janeiro tira do papel a vontade de atrair novos negócios para a cidade. A subsecretária de Regulação e Ambiente de Negócios, Carina de Castro Quirino, que gerencia o projeto, confirma: “Somos um dos pioneiros em implementar o Sandbox Regulatório no país e queremos nos tornar o celeiro de inovação no Brasil. Buscamos potencializar este programa tudo que ele pode oferecer: criação e oferta de postos de trabalho, mais segurança aos investidores e trazer de volta ao Rio de Janeiro a atenção da comunidade internacional, algo que nunca deveríamos ter perdido dado o nosso potencial turístico e o povo acolhedor”. 

Programas como o Sandbox.Rio estão alinhados com uma ação principal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a facilitação da abertura de empresas com atividade econômica classificada como baixo risco. A Lei de Liberdade Econômica do Rio de Janeiro (Decreto Rio nº 50.141 de 2022) e sua futura regulamentação busca atender a área de novos empreendimentos e tecnologia. 

Startups 

No espaço para investidores anjo, algumas tendências ficaram bem evidentes. Em comum, grande parte dos empreendedores e empreendedoras busca criar espaços colaborativos, onde a solução de um está na atividade do outro, conectando clientes, fornecedores, distribuidores, geografias e especialidades. 

Uma nova economia em que ninguém precisa ser uma ilha e as sinergias se transformam em leads recíprocos, descontos, cashback, fidelização e confiança. A tecnologia é o meio, mas as pessoas ainda são o principal produto. Conectar e atender as mais diversas demandas de 200 milhões de pessoas é, sem dúvida, uma oportunidade continental.

 


FEVEREIRO

 


ParkJacarepaguá realiza temporada de feijoada 

Evento acontece aos sábados de fevereiro com a participação do Bar do Zeca Pagodinho, do Camarada Camarão e do PJ Barbecue

 

Fevereiro é o mês oficial da temporada de feijoadas no Rio. E para ninguém ficar de fora, os restaurantes do ParkJacarepaguá lançaram receitas exclusivas. Com diferentes porções e versões, as opções estarão disponíveis aos sábados, até dia 26 de fevereiro, durante a hora do almoço. 

Em sua temporada de estreia, participaram do evento o Bar do Zeca Pagodinho, especializado em comida brasileira; o Camarada Camarão, que aposta em pratos com frutos do mar; e o PJ Barbecue, conhecido pelas melhores carnes da cidade. O Via Parque Shopping preparou uma programação especial ao longo do mês de fevereiro. O empreendimento vai promover bailinhos para toda a família com muita música, animação e até um bloco inteirinho dedicado aos amigos pets. Com todo conforto e segurança, as atrações serão gratuitas e o uso de máscara é obrigatório durante toda festa.

 


Via Parque Shopping promoveu bailinhos para crianças e pets

 

Os pets não ficaram de fora da festa e tiveram uma programação especial, com a realização do ‘BloCão’, no dia 19. Os amigos de quatro patas podem concorrer a diversas premiações no concurso de fantasias e tirar fotos divertidas com seus donos em uma cabine pet. O evento gratuito foi feito no espaço Pense Verde. 

No abre alas da alegria, no dia 20 de fevereiro, o público contou com esquenta do bailinho. Um mini trio elétrico vai percorrer todo o 1º piso do shopping ao som das tradicionais marchinhas para fazer a alegria da criançada. A concentração será na Praça BeGreen e o evento será das 15h às 19h. Para que a brincadeira seja muito divertida, o shopping sugere que os participantes estejam fantasiados. 

No palco montado no 2º piso, uma banda se apresentou diariamente com as tradicionais marchinhas e clássicos da festa popular, os integrantes também estavam fantasiados. Ao longo do evento ainda tiveram a distribuição de pulseiras neon, confete e serpentina para deixar a festa ainda mais divertida. 

“O Via Parque Shopping é referência na região quando o assunto é lazer e entretenimento, principalmente para as crianças. Nosso público está com saudade da tradicional festa e queremos que os pequenos aproveitem com toda segurança e conforto. Além do tradicional evento infantil, este ano também teremos atrações para os pets, como o concurso de fantasias”, afirmou Elizangela Oliveira, Gerente de Marketing do Via Parque.

 


Riocentro é palco de festa carnavalesca

 

Nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, ocorreu o Carna Rildy – um festival que reuniu grandes nomes da música durante os dias de Carnaval. O evento aconteceu em uma megaestrutura montada no gramado do Riocentro. No total, foram 19 atrações. 

Abrindo o primeiro dia de festa, o público contará com Thiaguinho, Sorriso Maroto, Atitude 67, L7nnon e o DJ Lucas Beat. No segundo dia, Zé Neto e Cristiano, Dilsinho, Ludmilla e Kevin o Chris. Já no domingo, as apresentações são de Anitta, Menos é Mais, Matheus Fernandes, Silva, DJ Zullu e Papatinho. E para encerrar Maiara e Maraísa, Léo Santana, Pedro Sampaio e Mumuzinho marcam presença no último dia de folia. 

O evento contou com dois setores para o público. O “Arena Rildy”, que oferece acesso para frente do palco, área coberta, bar, caixas, banheiros e praça de alimentação; e o “Arena Open”, que proporcionou entrada exclusiva, atendimento personalizado, banheiros premium, lounges de descanso cobertos, visão privilegiada do palco, praça de alimentação e open bar.

 


Recreio dos Bandeirantes terá Carnaforró no Sábado de Carnaval

 

Comprovando que nem só de samba vive o Carnaval do Rio, Neidinha Rocha e Banda agitaram o sábado de Carnaval no Recreio dos Bandeirantes, no Restaurante temático OXENTE. 

“Com pouco mais de um ano, o restaurante se tornou referência em comidas nordestinas. O forró, que acontece todos os final de semana no Carnaval, não será diferente. Vamos receber todo o público, com todos os protocolos de segurança", disse o empresário, Marcelo Oxente.

A filha do multi-instrumentista e arranjador paraibano, Raimundo Nascimento Rocha, Neidinha trouxe uma música arretada com marchinhas, no palco em formato de sanfona, para animar a galera. 

 


MARÇO

 


Prefeitura realiza abordagem de crianças em situação de vulnerabilidade no Recreio

 

Na segunda-feira (28/3), a Prefeitura do Rio através da Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens, com o apoio das equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Tutelar, Segurança Presente e da Guarda Municipal, realizou mais uma operação de abordagem e acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade no Recreio dos Bandeirantes. 

A ação com foco em pessoas em situação de rua, foi realizada ao longo da Avenida das Américas, onde crianças foram abordadas pelo Conselho Tutelar e um responsável foi encaminhado para a delegacia por infrações ao estatuto da criança e do adolescente.

 


Prefeitura lança aplicativo de delivery que prevê taxa zero para restaurantes e o dobro da remuneração para entregadores

 

A Prefeitura do Rio lançou, na segunda-feira (28/3), o primeiro aplicativo de entrega de alimentos desenvolvido pelo poder público no Brasil. Com a menor taxa do mercado, o Valeu, idealizado pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, terá custo zero para os restaurantes em pedidos até R$ 100 e poderá dobrar a remuneração dos entregadores. 

– Em 2020 ouvi pela primeira vez que o iFood cobrava uma taxa muito alta nas entregas. Além disso, comecei a ver as condições de trabalho dos entregadores, que ganham uma merreca. Falei, então, para criarmos o Taxi.Rio de delivery de restaurantes – disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, referindo-se ao aplicativo de táxis criado na sua gestão anterior. 

Sufocados pelas taxas de serviço que variam de 28% a 41% sobre os valores dos pedidos em outros aplicativos, os restaurantes que aderirem à plataforma municipal vão ter um respiro. A Prefeitura não cobrará taxa de manutenção do serviço sobre compras até R$ 100, que representam 85% do total dos pedidos nos demais aplicativos. A cobrança será escalonada em pedidos a partir de R$ 100, fixada em 2% sobre os que variam entre R$ 100 e R$ 200 e 5% nos acima de R$ 200. Com isso, a economia dos estabelecimentos vai variar de 17,5% a 21% no Valeu. 

Já para os entregadores, os ganhos poderão representar o dobro da remuneração que recebem em outras tecnologias. Nas compras até R$ 100 reais, o profissional vai receber um mínimo de R$ 7 por pedido, 27,2% a mais do que a média de R$ 5,5 praticada no mercado. Em compras acima desse valor, o entregador vai receber, além do mínimo de R$ 7, mais 2% do valor do pedido, o que já representará um aumento de 100%. Os valores serão pagos diretamente pelos restaurantes. 

– A atividade econômica que mais se reinventou na pandemia foi essa. Estamos permitindo que essas pessoas possam ganhar dinheiro e se desenvolver – afirmou Eduardo Paes. 

O aplicativo, desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática do Rio (IPLANRIO), começa em fase de testes, mas está disponível nas lojas Google e Apple para a população baixar, se familiarizar e realizar pedidos. A ferramenta já estreou com restaurantes cadastrados em vários pontos da cidade e está aberta para novas adesões, sem taxa ou mensalidade. Os estabelecimentos interessados em entrar no Valeu encontram um passo a passo neste endereço. Neste primeiro momento, a plataforma não será aberta para cadastro de entregadores. Os pedidos serão entregues por profissionais já vinculados aos estabelecimentos. 

Além da taxa mais competitiva, o aplicativo também será mais democrático. Diferente do que acontece com as tecnologias do mercado, em que os estabelecimentos maiores pagam para ficar em destaque na página inicial, o algoritmo do Valeu vai priorizar os restaurantes mais próximos do usuário. A estimativa é de chegar a 2,5 mil estabelecimentos ao final de 12 meses de operação. 

– Criamos plataformas, anos atrás com o Taxi.Rio e agora com Valeu, que atuam nas falhas de mercado como, por exemplo, as excessivas taxas de cobrança de intermediação. Quando colocamos que a tarifa é zero até R$ 100 em compras, isso cria uma ruptura em relação aos demais aplicativos. Bares e restaurantes vão ter custos menores e os entregadores ganham maiores. Agora, precisamos da adesão de bares e restaurantes para que a plataforma funcione, que eles entrem e coloque os cardápios. Só assim fará sentido para os consumidores. Por isso insistimos nas vantagens do Valeu para todos – frisou o secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo.

 


Secretaria de Estado de Agricultura participa da 32ª edição da Super Rio Expofood 

 

Nos dias 21, 22 e 23/03, a Secretaria de Estado de Agricultura marcou presença na 32ª Super Rio Expofood, no Riocentro, na Barra da Tijuca. O evento, realizado pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), é o maior encontro do setor alimentício da América Latina e se apresenta como uma grande oportunidade para novos negócios. 

A secretaria montou o stand “Agro Rio Business” e promoveu a participação de cerca de 30 pequenas agroindústrias e produtores rurais, além de oferecer palestras técnicas sobre o controle de qualidade da água, a importância exigências da rotulagem e outros temas. 

– Um dos objetivos do espaço foi o de aproximar os produtores fluminenses das grandes redes varejistas de alimentos, ampliando as possibilidades de negócios. O agro é um setor chave para o desenvolvimento econômico do nosso estado. A participação da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas em eventos como este é extremamente importante – ressaltou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz. 

Para o presidente da ASSERJ, Fábio Queiroz, a feira é uma oportunidade de capacitar a cadeia produtiva do setor e fomentar o ambiente de negócios, estimulando o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio. 

- Nosso segmento está presente no dia a dia dos brasileiros, por isso é fundamental manter a cadeia produtiva aquecida, estreitando o relacionamento para contribuir com as rodadas de negócios - destacou Queiróz. 

Segundo o presidente da Emater Rio, Marcelo Costa, a Super Rio Expofood é uma grande oportunidade para mostrar o potencial da agricultura familiar e a qualidade levada em cada processo produtivo. 

- A feira marca a retomada de eventos de negócios de varejo, com a novidade do trade internacional, e não podíamos ficar de fora – evidenciou o presidente da Emater-Rio. 

Parte dos produtores rurais que estiveram na feira foram beneficiados pelo programa Prosperar, um dos segmentos do Agro Fundo, uma iniciativa da secretaria e de suas vinculadas que promove capacitação, legalização e profissionalização de agroindústrias familiares. 

– Desde a pandemia sentimos a necessidade de fazer uma ligação mais estreita dos nossos produtos com o mercado. E na Super Rio Expofood foi possível fazer essa ligação, trouxemos os produtores para o nosso espaço e lá, eles conseguiram ter contato com os principais supermercados e assim estabelecer uma grande conexão, principalmente os pequenos produtores. A feira é um divisor de águas. A nossa grande missão é ajudar os pequenos produtores para que possam vender melhor seus produtos e adequar aos supermercados - destacou o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro.

 


ABRIL

 


BarraShopping promove Evento de Adoção de cães e gatos 

Ação aconteceu em frente ao ParCão e conta com a parceria da ONG Indefesos e da Clínica Città Vet

 

No dia 2 de abril, o Barra Shopping realizou mais uma edição do seu Evento de Adoção de cães e gatos. O evento acontece em parceria com a ONG Indefesos e com a Clínica Città Vet. No local, os visitantes conheceram 25 pets para adoção de forma consciente. A ação aconteceu em frente ao ParCão. No mesmo dia, às 16h, a especialista em comportamento animal, Dra. Marcela Zurli, realizou uma palestra no ParCão sobre Linguagem Corporal, às 16h. 

Caso sejam aprovados, os candidatos receberão os animais em casa, durante a semana, gratuitamente. Todos os cães e gatos adultos já chegam em seus novos lares vacinados, castrados e vermifugados, já os filhotes não estarão castrados, mas sim, vacinados e vermifugados. 

 


Rio Ecoesporte promove Aulão de Sup em prol da recuperação do complexo Lagunar de Jacarepaguá

 

No sábado, dia 09 de abril, às 8h30, a Rio Ecoesporte promoveu um aulão de SUP, no espaço Reserva Caiçara. A iniciativa celebra o Dia Mundial da Saúde, em um manifesto que busca incentivar a saúde e bem estar, com a prática de esporte náutico de baixo impacto na região, contribuindo para a recuperação do complexo lagunar de Jacarepaguá. Interessados em participar devem se inscrever pelo telefone: 21 99742-6155. 

A ação reuniu amantes da prática de SUP, incentivando novos adeptos que desejem praticar um esporte integrado à exuberante natureza do Rio de Janeiro. Na ocasião, haverá oficinas, bate papo e travessia pela Lagoa de Marapendi. É preciso ter sua própria prancha. 

Em parceria com a Federação de Stand Up do Rio de Janeiro, o encontro ofereceu atividades esportivas na natureza. A atração é voltada não só aos praticantes, como para quem deseja iniciar no esporte. 

De acordo com o professor Sérgio Tavares, gestor da Rio Ecoesporte, o esporte é uma ferramenta de integração entre o homem e a natureza. “Para nós, o esporte integra as pessoas ao Meio Ambiente. E, você só cuida daquilo que conhece. Queremos motivar as pessoas a estarem próximas de ambientes naturais como a Lagoa de Marapendi, inspirando-as a se apaixonar ainda mais pela nossa cidade. Que os moradores do entorno possam se envolver com nossa causa”, conta.

 


Vila Olímpica do Didi recebe circuito funcional para pessoas autistas e com síndrome de Down

 

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo a Secretaria Municipal de Esportes inaugurou o primeiro circuito funcional para pessoas com autismo e síndrome de Down da região, na Vila Olímpica Didi, no Recreio. 

O evento gratuito teve um aulão de atividades psicomotoras com um circuito funcional, em que os alunos trabalharam o equilíbrio, a coordenação motora e o controle postural. 

A cerimônia contou com a presença do subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima, além dos coordenadores da Vila Olímpica Didi, Andrea Luz e Valnei Faria, e da conselheira municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Andrea Bussade.

 


Recreio Shopping promoveu Caça aos Chocolates de Páscoa

 

O Recreio Shopping trouxe uma programação especial para a data mais saborosa do ano. Nos dias 14 e 15 de abril, o empreendimento recebeu o ilustre coelhinho da Páscoa para divertir a criançada com a distribuição de chocolates no Trenzinho do Recreio, localizado no 2º piso. 

Uma divertida caça aos chocolates garantiu momentos de lazer e diversão para a criançada e seus familiares, nos dias 16 e 17 de abril. Para participar da brincadeira, as crianças foram divididas em turmas e, a partir de uma dica inicial, o grupo sairá em busca dos mimos. Eles puderam levar para casa os chocolates encontrados.

O Recreio Shopping ainda ofereceu diversas opções de presentes para comemorar a data em família e presentear a todos. Os clientes escolheram a opção de compra online através da vitrine virtual disponível no site do empreendimento. Entre as lojas Dom Casero, Cacau Show, Kopenhagen, Brownieria, Ri Happy, BB Básico e Mundo Verde.

 


Festival gastronômico no Via Parque Shopping aposta em releituras de pratos de sucesso

 

O Festival Gastronômico do Via Parque Shopping reuniu espaços exclusivos para apresentar a boa mesa de restaurantes aos cariocas e entusiastas da gastronomia, até o dia 10 de abril. O brilho das panelas e a expectativa dos novos sabores do festival estava nas mãos do experiente chef Thiago Sodré, comandante da cozinha do Nola.

Durante o evento, Sodré vai exercitar a criatividade e provocar os amantes de bons sabores com novas texturas para pratos conhecidos e renomados de casas queridinhas dos frequentadores. Quem for ao festival, vai poder experimentar as criações exclusivas de Sodré para as delícias consagradas dos restaurantes Bardana, Sancho, Outback, Le Max e Fiammetta*. 

 


Presentes de grife após três pedidas para decorar a cozinha

 

Ao consumir um dos pratos específicos em um dos restaurantes participantes, o cliente ganhava um selo. Para ganhar um brinde, o cliente deveria consumir nos restaurantes participantes e reunir três selos. O cliente que adquirisse três pratos do festival (a partir de R$ 39,90) em diferentes restaurantes ganhava um prato de cerâmica do artista Luiz Salvador e um jogo americano do Via Parque Shopping. 

 


MAIO

 


BarraShopping e VillageMall realizam nova edição do Degusta Burger

 

Entre os dias 27 e 29 de maio, o BarraShopping e o VillageMall promoveram o Degusta Burger, um evento que reuniu alguns dos melhores hambúrgueres da cidade e shows com bandas de diferentes estilos musicais para animar o público. 

No BarraShopping, o Degusta Burger aconteceu no Parque Externo, próximo à portaria M1, e contou com a participação de food trucks como Hell’s Burguer, Filhos da Mãe, Fla – hamburgueria oficial do Flamengo -, cervejaria Máfia, Confraria Paulistânia, Ice Churros, entre outros. Os shows ficam por conta da banda Os Bartira, na sexta-feira (27) às 19h; Plano R e Califórnia 55, no sábado (28) às 17h e 19h30; e no domingo (29), sobem ao palco a Família Cristelo (17h) e a Riverside Jack (19h30).

Já no VillageMall, o evento aconteceu nos jardins da área externa, localizados na lateral do mall. Entre os participantes estiveram Jay Jay Truck, Ossos, Tudo na Brasa, Car valho’s, El Poncio e Suzie Burger. Também tiveram as sugestões do Crepe Bon Profit e do Kiki Pão de Alho, além das delícias e sobremesas do Churros Rebola Queixo. Além das opções dos trucks nos jardins, restaurantes do shopping como Nolita, O Fado, Itacoa, El Poncio e Pobre Juan, também trazem versões do sanduíche mais amado do mundo. 

Para animar o final de semana, as apresentações musicais começaram com a banda DVK. Já no sábado, o Gopala embalou o público. Domingo, dia 29, encerraram o evento as bandas Popcast, às 16h, e Go Black, às 19h.

 


Park Jacarepaguá sedia campeonato de basquete 3x3 e oficinas de skate gratuitas neste fim de semana

 

Nos dias 21 e 22 de maio, o shopping Park Jacarepaguá sediou a Liga do Discreto, uma etapa nacional de um campeonato basquete 3X3 promovida pelo atleta Leandro Discreto – com passagens por equipes do exterior e pela seleção brasileira-; e oficinas de skate ministradas pelos atletas Angelo Neto e Beatriz Silva. As atividades fazem parte do Arena Sesc, uma ação do Sesc RJ, que visa difundir e estimular a prática de atividade física pela população. 

As oficinas aconteceram nos dois dias das 16h às 19h. Para participar, basta se inscrever pelo app Multi. Já a Liga do Discreto, teve suas inscrições realizadas pelos times diretamente com a produção. Os jogos tiveram início às 10h no sábado e às 12h no domingo o acesso foi livre para assistir o evento.

 


Alunas da Arena Carioca 3 ganhou 11 medalhas no Torneio Estadual de Ginástica de Trampolim

 

As alunas de ginástica de trampolim da Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra, brilharam no torneio estadual da modalidade disputado no equipamento esportivo, no sábado passado (21/5). Sete atletas que fazem parte do projeto desenvolvido pela Prefeitura do Rio conquistaram 11 medalhas: Maria Flor (bronze), Nina (prata e bronze), Julia Teixeira (bronze), Carolina Mandu (bronze), Raphaela (prata e bronze), Giovanna Costa (prata) e Maria Luiza Otoni (duas pratas e um ouro). 

– Fico muito feliz em ver um espaço tão bom como a Arena Carioca 3 recebendo este tipo de evento. Mais feliz ainda de ver sete alunas nossas competindo em alto nível e ganhando medalhas. Essas crianças têm um futuro brilhante pela frente, vamos continuar trabalhando para que as oportunidades apareçam cada vez mais para esta garotada – afirmou o secretário municipal de Esportes, Francisco Bandeira. 

Para o presidente da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Chateaubriand, o evento foi uma oportunidade de inserir os atletas dentro de um processo competitivo: 

– O bacana deste processo todo, junto à Prefeitura do Rio, é que a gente está vendo o resultado do trabalho realizado nas escolinhas dentro do Parque Olímpico. Temos mais de 500 crianças fazendo atividades gratuitas por lá e competindo pela Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro. Elas estão tendo a oportunidade de participar deste processo competitivo e isso vale muito. Grande vitória para todos – exaltou. 

Em fevereiro de 2021 a Secretaria Municipal de Esportes assinou um acordo de parceria com a Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro para a realização da escolinha de ginástica na Arena Carioca 3. As aulas atendem alunos e alunas de 7 a 18 anos e englobam as três modalidades olímpicas: artística, rítmica e trampolim. 

O evento contou com a presença de 266 atletas, sendo que 19 deles são da Prefeitura. Para a professora responsável pelas aulas de ginástica da Arena Carioca 3, Larissa Salgado, o resultado foi animador e as expectativas para o futuro são grandes: 

– Foi um evento maravilhoso, em que as atletas do Rio se saíram muito bem. Conquistaram 11 medalhas mesmo sabendo o quanto era difícil. Estamos evoluindo e agora os próximos objetivos são o campeonato estadual em outubro e o nacional em 2023 – comentou.

 


Subprefeitura de Jacarepaguá demole construções irregulares na Zona Oeste

 

A Subprefeitura de Jacarepaguá, a Secretaria de Ordem Pública, com apoio da Secretaria de Conservação e Polícia Militar, realizaram nesta quarta-feira, dia 18, mais uma operação de demolição de aproximadamente 20 estruturas erguidas irregularmente, em área pública, na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá. 

A ação demoliu boxes, quiosques, trailers, lava-jatos e construções de alvenaria feitas sem nenhuma autorização da Prefeitura. A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, disse que o que está errado não pode permanecer na região. 

"É um absurdo o loteamento de área pública. As áreas são alugadas para comércio, para construções de alvenaria, inclusive já derrubamos três banheiros por aqui, e nós seguimos com a operação. Estes banheiros tinham o despejo diretamente no canal, ou seja, ligação clandestina de água, de luz, verdadeiros absurdos! As áreas são alugadas sei lá por quem e as pessoas, muitas de boa-fé, chegam ali e investem seu dinheiro", disse a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo.

 


JUNHO

 


Sociedade da Barra se encontrou com Secretário Nacional de Aviação Civil

Moradores levaram suas reivindicações para o leilão do Aeroporto de Jacarepaguá

 

O Aeroporto de Jacarepaguá, localizado na Avenida Ayrton Senna, é um marco na região, e isso é um fato que não se discute. Entretanto, o local trazia consigo grandes preocupações para os moradores no entorno, como a Península, Nova Ipanema, Novo Leblon, entre outros. No local, apenas pequenas aeronaves e helicópteros faziam ponto, por não possuir pistas mais largas e que fossem capazes de comportar maiores aeronaves, como nos aeroportos Santos Dumont e Galeão. 

Com isso, a região ficava limitada e era explorada pelos táxis aéreos, escolas de aviação e pequenos comércios aéreos. 

Em junho, os moradores da Barra estiveram em uma reunião com Ronei Saggioro Glanzmann, secretário nacional de Aviação Civil, para poderem reivindicar que suas demandas fossem inseridas no edital. /ele pediam a proibição do aumento da pista, de operações de voos comerciais regulares com aeronaves ATR 42 e de todas as operações que aconteciam aos sábados, domingos e feriados. Também pediam a limitação do número de pousos e decolagens de helicópteros offshore, e que eles ocorressem somente a partir das 10h. 

Todas as demandas foram encaminhadas para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 


Mais de 20 caranguejos foram devolvidos à natureza durante limpeza da Lagoa de Jacarepaguá

Os crustáceos faziam parte da espécie guaiamuns, que está em ameaça de extinção

 

O Instituto Conhecer para Conservar em parceria com o AquaRio, promoveu uma limpeza na Lagoa de Jacarepaguá, em junho deste ano. Durante a ação, 20 caranguejos da espécie guaiamuns, que está ameaçado de extinção, foram resgatados e devolvidos para a natureza. 

A operação ainda retirou uma parte do lixo deixado irregularmente em volta da Lagoa de Jacarepaguá. A maior parte dos rejeitos na região são domésticos, como garrafas pet, latas, copos, pneus e brinquedos. 

O trabalho aponta que essa poluição acontece por meio dos esgotos e lixos, que são descartados na Lagoa de maneira incorreta.

 


Moradores reclamam de festas que adentram madrugadas nas ilhas da Barra da Tijuca 

Sem vítimas, causa do incêndio ainda está sendo apurada pelos bombeiros

 

Os moradores das ilhas da Barra da Tijuca têm cobrado uma ação preventiva do poder público para evitar as festas e raves que acontecem semanalmente nos arredores. A Associação de Moradores relata sobre as festas adentrarem as madrugadas e também afetarem a biodiversidade do local. Recentemente descobertas por moradores do Rio de Janeiro, as 10 ilhas viraram pontos turísticos e com essa movimentação, vieram, também, os problemas. 

Thamar de Araújo, presidente da Associação de Moradores da Ilha Primeira, relatou que as festas de luxo contam até com queima de fogos. 

Os residentes do local contam que a polícia até vai às festas para reprimir, mas encontra dificuldades de acesso aos locais onde são realizadas. Quando os agentes chegam, os organizadores até diminuem o volume, mas voltam a aumentar na saída deles do ambiente. 

Além de enlouquecer os moradores que vivem no local, o barulho também afeta a biodiversidade da área, habitat de animais silvestres como capivaras, e até jacarés do papo amarelo. 

Júlio César da Silva, engenheiro ambiental, alerta que, se nada for feito para mudar isso, há o risco de impactar negativamente e de forma definitiva a fauna e a flora da região.

Atualmente, as ilhas contam com cinco casas de festas e 15 restaurantes, que também promovem eventos. Muitos deles só terminam pela manhã, e os ingressos dessas festas chegam a custar até R$ 800.

 


Tentativa de roubo na Barra da Barra da Tijuca acaba com homem preso 

 

Na tarde de terça-feira (21), os Policiais do Barra Presente prenderam um homem na entrada do Shopping Downtown, na Avenida das Américas, suspeito de tentar realizar uma ‘saidinha de banco’ no estacionamento do Freeway Center, que também fica localizado na Avenida das Américas. 

Segundo os policiais, o criminoso portava uma réplica de pistola e revelou que tinha informações a respeito de uma idosa que iria sacar uma quantia grande de dinheiro no local. O homem ainda contou que teria errado o veículo em que a vítima possivelmente estaria e, ao perceber seu erro, rendeu um outro motorista e o obrigou a dar fuga. 

Para que pudesse fugir do trânsito em direção à Linha Amarela, o suspeito fez o retorno pelo shopping, mas ao parar na cancela do estacionamento, o motorista do carro aproveitou e pulou para fora do veículo. Esta ação chamou atenção de pedestres e dos agentes do Barra Presente, que realizaram a prisão ali mesmo no local. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia da Barra (16ª DP) e o homem foi autuado por roubo.

 


Atriz Vanessa Gerbelli sofre tentativa de assalto em sua casa no Itanhangá

 

A casa da atriz Vanessa Gerbelli, no Itanhangá, sofreu uma tentativa de assalto. 

Os criminosos tentaram arrombar o portão da residência de Vanessa. As informações foram divulgadas pela jornalista do portal Em Off, Fábia Oliveira. 

O bosque do Itanhangá é um condomínio com diversas mansões, e a Polícia Militar foi acionada e irá analisar as imagens das câmeras de segurança do condomínio de luxo, onde a artista tem sua mansão. 

Vanessa está atualmente no ar nas tardes da TV Globo, na edição especial da novela O Cravo e a Rosa, como a vilã Lindinha, uma jovem simples e ambiciosa. Ela se encontra longe da TV aberta de forma inédita, desde que integrou o elenco da série A Divisão (2019). 

Além disso, tem trabalho inédito da atriz no streaming Netflix. Ela vive a personagem mãe da atriz Bruna Marquezine, na série “Maldivas”. Ela e Bruna já viveram mãe e filha na novela Mulheres Apaixonadas, da Rede Globo, em 2003. O projeto chegou ao catálogo recentemente.

 


JULHO

 


Orla Rio divulga os finalistas do Prêmio Sabores da Orla

 

O Prêmio Sabores da Orla contou com a participação de mais de 160 quiosques. Cerca de 20 mil pratos foram servidos e mais de 35 mil votos foram contabilizados no maior festival de gastronomia praiana do Brasil, que chegou em sua reta final na edição de 2022. 10 finalistas selecionados para as categorias “Prato Principal” e “Aperitivo” disputam o prêmio e os vencedores serão anunciados no dia 16 de agosto. 

Essa é a quinta edição do Prêmio Sabores da Orla, que é promovido pela Orla Rio. “O Prêmio já é uma referência para os amantes e apreciadores de uma boa gastronomia à beira mar. Na edição deste ano, tivemos a felicidade de ver um aumento de 30% no número de pratos em comparação com a passada. É realmente um sucesso. E, entre os finalistas, temos quiosques novos e veteranos com receitas autorais, clássicas e inovadoras. Estamos curiosos para saber quais serão os vencedores”, disse o presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto. 

Os finalistas na categoria “Melhor Prato Principal” são: Mar de Copa (Copacabana), Krabi Beach Club (Barra da Tijuca), Coisa de Carioca (Copacabana), Arrastapé (Copacabana), e Tropik (Copacabana). Já os finalistas no “Melhor Aperitivo” são: Clássico Beach Club (Barra da Tijuca), Praiô (Recreio), Pontal.com (Recreio), Tatuí (Leme) e Qui Qui (São Conrado). 

Os quiosques finalistas receberam a visita do chefe e embaixador do Prêmio, João Diamante e seus conselheiros, que irão ajudar na escolha dos vencedores. “Estou super feliz com o que vi e comi na orla. Cada ano que passa, me surpreendo mais com a verdadeira experiência gastronômica à beira mar, a hospitalidade e o entretenimento, além do que a praia já oferece. O Prêmio Sabores da Orla vem, não só para valorizar o empreendedor e os colaboradores dos quiosques, mas também para mostrar que temos restaurantes de alta qualidade na orla da cidade. Tenho a responsabilidade, satisfação e privilégio de poder participar de tudo isso”, afirmou o chef carioca. 

O festival se encerra no dia 16 de agosto e até essa data o público pode votar no seu prato favorito. A votação acontece através do QR Code disponível nos quiosques participantes. Ao todo, o festival dará R$50 mil em prêmios. Os quiosques vencedores também serão convidados para preparar os pratos no programa “Vem Com a Gente”, apresentado por Gardênia Cavalcanti. 

Cariocas e turistas também podem apreciar as delícias do festival através de um tour de degustação criado pela Orla Rio, em parceria com a agência C2Rio. O tour oferece cinco opções de pacotes, nos quais o público pode experimentar pratos e aperitivos participantes do festival.

 


Major da PM é investigado por agressão a empregada doméstica

A vítima afirma que foi agredida depois de chegar atrasada no trabalho, no Recreio dos Bandeirantes

 

A Polícia Civil está investigando um major da Polícia Militar por agredir uma empregada doméstica. Na segunda-feira (25), a câmera de segurança do elevador do prédio do major Bruno Chagas gravou o momento em que ele dá um tapa no rosto da mulher. O caso aconteceu no Recreio dos Bandeirantes. 

A vítima disse que foi agredida depois de chegar atrasada no trabalho. 

Nas imagens, é perceptível a irritação do policial com a empregada doméstica, que se chama Patricia Peixoto. O oficial aponta o dedo a poucos centímetros da cara da mulher. 

O major continua com o dedo na direção do rosto de Patrícia enquanto eles discutem. Ela ficou encurralada no canto do elevador e quando tentou afastar o policial foi agredida. A mulher reagiu. 

“Desde o início, quando entramos no elevador, ele já estava me agredindo com palavras, me chamando de vários tipos de nome. Ele também falou que eu podia dar parte dele, que não ia dar nada pra ele, porque ele é major da PM”, falou Patrícia. 

O advogado de defesa da empregada doméstica, Alexandre Rangel, foi à 42ª DP, no Recreio dos Bandeirantes, nesta segunda pedir medidas protetivas. 

Em nota, a Polícia Militar informou que a Corregedoria da corporação já está com as imagens e que abriu uma investigação sobre o caso. A Polícia Civil disse que está investigando a agressão. 

O major Bruno Chagas já responde a um processo na Corregedoria da PM por ter entrado em autorização na casa da ex-mulher. Fontes também afirmam que o policial responde a outro processo por maus-tratos a uma criança de 2 anos.

 


Com hambúrguer e drinque a 16 reais, bar curitibano chega ao Rio

 

Com drinques da casa e smash burgers de respeito por R$ 16,00, a rede de Curitiba Janela Bar escolheu o bairro de Jacarepaguá, para a inauguração da primeira loja das cinco franquias que pretende abrir no Rio até 2023. 

A ideia da marca é criar um ambiente descolado, com frases em neon na parede e painel de fotos, além de claro, preços mais em conta para o público mais jovem. Entre a série de drinques “autorais” há o russa loka, uma bebida preparada com vodka, xarope de morango, refrigerante caseiro de gengibre e suco de limão; e tem também o chá da rainha, que vai gin, suco de limão, refrigerante de gengibre e o xarope de toranja; entre outras opções que custam R$ 16. 

Já para comer, no cardápio de petiscos e hambúrgueres quem se destaca é o ‘dentro e fora’ preparado no pão de brioche com dois smash burgers, queijo cheddar, alface, tomate, cebola grelhada e molho especial. O sanduíche custa R$ 28,00. O Janela Bar fica na Estrada de Jacarepaguá, 6508. 

 


Gabigol se muda para mansão de R$12 milhões na Barra da Tijuca

 

O Condomínio Jardim Marapendi, na Barra da Tijuca, é o novo lar de Gabigol. O jogador do Flamengo trocou de casa e agora mora em um imóvel avaliado em R$12 milhões, que foi alugado pelo atacante por R$30 mil mensais. 

A mansão tem 900 metros quadrados, cinco suítes, sauna a vapor, piscina aquecida, espaço gourmet, adega climatizada, cinema, escritório e três andares, sendo o último dedicado apenas a um salão de jogos. 

No condomínio, Gabriel Barbosa é vizinho do ex-jogador Edmundo e da atriz Aline Campos.

 


Blitz contra motos irregulares

 

O Detran-RJ, o Detro-RJ e as polícias Civil e Militar começaram na última segunda-feira (18) a fazer uma operação integrada para flagrar irregularidades cometidas pelos motoristas. A ideia é pegar o maior número de motociclistas sem placas, o número de roubo por motos aumentou na cidade. 

“O objetivo principal da operação é acabar com essa prática de andar com moto sem placa, moto com a placa encoberta, com a placa ilegível. Só que ela não deixa de ser uma operação de trânsito e uma operação policial”, afirmou Marcus Moreira, coordenador de fiscalização do Detran-RJ. 

O primeiro ponto que vem recebendo a operação é a região da Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes onde, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), foram registrados 1.002 roubos de janeiro a maio deste ano.

 


AGOSTO

 


Festival Tesouros do Japão 

 

Para celebrar os 114 anos da imigração japonesa para o Brasil, no dia 5 de agosto, o Recreio Shopping recebe o Festival Tesouros do Japão. O evento era gratuito e foi até o dia 31 do mesmo mês. 

Uma exposição vai mostrar elementos da cultura e história do Japão, como um templo, ponte e cerejeiras, além de ícones como o samurai arqueiro, bonecas japonesas e obras de arte. Haverá ainda apresentações e oficinas. 

Será uma experiência imersiva, em que as pessoas se sentiram no Japão desde o início da exposição. Oficinas sobre artes marciais e origamis serão uma das atrações, além de chef de restaurantes ensinando a fazer comidas típicas da culinária japonesa. Filmes também serão exibidos durante o festival.

O evento tem o apoio institucional do Instituto Cultural Brasil Japão, da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro (Renmei) e da Rio Nikkei (Associação Nikkei do Rio de Janeiro). 

O festival poderá ser visitado diariamente. O horário é das 10h às 22h de segunda a sábados; e das 15h às 20h aos domingos e feriados, no Recreio Shopping.

 


Casa no Recreio dos Bandeirantes pega fogo

 

Na quinta-feira, 28, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, por volta de 12h28, para tentar conter um incêndio em uma casa no condomínio Riviera Del Sol, no Recreio dos Bandeirantes. 

Segundo a corporação, até o momento não há registro de vítimas. 

Uma vizinha gravou um vídeo do local no momento do incêndio. É possível ver uma forte fumaça escura saindo pela janela do segundo andar da casa.

 


Feira Nacional do Podrão agita o fim de semana em Jacarepaguá

 

De 5 a 7 de agosto, a quinta edição da Feira do Podrão chegou à Freguesia, em Jacarepaguá. A entrada do evento é gratuita e cerca de 30 expositores estarão presentes. Entre os destaques, estão o buquê de coxinhas, a batata frita com chocolate, o cachorro quente de churros, pizza de fondue, hambúrguer de coxinha com cheddar e acarajé de dois quilos. A expectativa é receber de 90 a 100 mil pessoas durante os três dias de evento. 

Os astros da última edição também marcaram presença na Feira, entre eles: o dogão (120cm de comprimento), pizza burger, hot burguer, açaí de liquidificador e torre de churros. 

A programação inclui apresentações de malabaristas de sinal, dançarinos, mágicos, entre outros. A feira será no estacionamento do Shopping Rio Office Mall.

 


Tratamento contra infecção de Zagallo continua

 

Mário Jorge Lobo Zagallo apresentou melhora clínica, de acordo com boletim médico divulgado na segunda-feira. O ex-jogador e treinador de 90 anos vive uma situação estável após sofrer com uma infecção respiratória, mas após a melhora, respira sem a ajuda de aparelhos. O craque estava internado em um hospital da Barra da Tijuca. 

Próximo de completar 91 anos, o campeão brasileiro está sob cuidados da Dra. Márcia Ladeira desde a semana anterior. Vale destacar que, em comparação com o boletim anterior, o estado do ‘Velho Lobo’ é algo bastante animador. 

"O sr Mário Jorge Lobo Zagallo se encontra internado desde o dia 26/7 na unidade semi-intensiva do hospital Barra D'or para tratamento de infecção respiratória, apresentando boa evolução clínica, com evidências clínicas e laboratoriais de resposta ao tratamento instituído pela equipe médica. Encontra-se lúcido e respirando espontaneamente sem suplementação de oxigênio, andando pelo corredor, em fisioterapia respiratória e motora”, apontou o documento.

 


JUV Rock Festival: Banda John Bianchi vence e vai tocar no Rock in Rio 

A grande final aconteceu na quarta, 4, no Circo Voador

 

O JUV Rock Festival chegou ao fim e a banda vencedora foi John Bianchi. O evento se trata de uma competição musical entre grupos cariocas formados por jovens de 18 a 29 anos, promovido pela Secretaria Especial da Juventude (JUVRio). A etapa final aconteceu na noite de quarta-feira, 3, no Circo Voador, e contou com a participação de oito finalistas. 

Os ganhadores do JUV Rock Festival carimbaram o passaporte para tocar no palco Rock District do Rock in Rio, em setembro, além de serem premiados com uma gravação no estúdio Toca do Bandido, responsável por discos de artistas como Gilberto Gil e O Rappa. 

Junto com John Bianchi, chegaram à final as bandas Carminium e Radioativa (segunda e terceira colocadas), além de Bellasigma, Lamutes, Lenhadores da Galáxia, Madre Ravena e Radio Front. 

A final do JUV Rock Festival, que teve entrada gratuita, contou ainda com o show da banda Drenna, uma das expoentes da cena carioca é atração confirmada no Rock in Rio.

JUV Rock Festival reuniu 229 músicos 

Confira mais informações sobre o festival divulgadas pela Prefeitura do Rio

As inscrições para o JUV Rock Festival começaram em maio. Na primeira etapa da seleção, as bandas que desejavam conquistar a vaga para tocar no Rock in Rio 2022 tiveram que enviar videoclipes, webclipes ao vivo e ensaios. A competição contou com 89 grupos, totalizando 229 músicos, com idades entre 18 e 29 anos. 

Em julho ocorreu a semifinal de forma presencial. Todas as terças-feiras, 10 bandas se apresentavam por noite no palco do Teatro de Câmara da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e os jurados escolhiam dois grupos a cada semana, que ficavam classificados para a final.

 


SETEMBRO

 


Novo restaurante ‘Casa Tua’ faz sucesso na Barra da Tijuca

 

A esquina onde o Gero Trattoria funcionava desde 2011, um dos pontos gastronômicos mais célebres da Barra da Tijuca, voltou à badalação e ao glamour. Em abril, o imóvel reacendeu as luzes e se transformou no ‘Casa Tua’. 

Por trás do novo estabelecimento está Atagerdes Alves, que trabalhou durante 27 anos no Grupo Fasano, onde foi durante muito tempo maître do Gero de Ipanema. Ao se desligar do Fasano, Alves decidiu negociar sua rescisão a partir da compra do ponto onde era o Gero Barra, que fechou as portas definitivamente no início da pandemia. Para ser seu parceiro no projeto, ele convidou Alexandre Accioly, ex-sócio do Gero. 

O chef do Casa Tua é o Mairton Oliveira, que proporciona aos ocupantes do salão do restaurante uma deliciosa cozinha italiana clássica e refinada. No cardápio é possível conferir clássicos como espaguetes à carbonara, cacio e pepe. Além de frutos do mar, entradas cruas, tortellis e até algumas intromissões internacionais como o prato francês suflê de queijo cabra. 

O “Casa Tua” funciona na Avenida Érico Veríssimo, 190, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O telefone para contato é (21) 3030- 0010. 

Confira o horário de funcionamento: terça a quinta, 12h/15h e 19h/0h30; sexta, 12h/16h e 19h/1h; sábado, 12h/1h; e domingo, 12h/17h. Não abre às segundas-feiras.

 


Exposição gratuita na Barra exalta decoração sustentável

Público poderá acompanhar em tempo real o processo de criação de algumas peças

 

A cada dia que passa mais objetos e peças sustentáveis integram decorações de casas, escritórios e até espaços públicos. Alguns exemplos são objetos de cerâmica, tapeçarias em lãs naturais e impressos feitos de papel semente. Seguindo esta tendência, a Rio Arquitetura e Design e o artista Pyé Netto levam o Vogue Decor UX + Sustentável para a Barra da Tijuca, um evento gratuito em formato interativo. 

O evento começa no sábado (3) e contará com 20 expositores. Durante o passeio, o público poderá acompanhar o processo de criação e fabricação de alguns produtos em tempo real. No piso térreo do Vogue Square (Avenida das Américas, n°8.585), a exposição ficará até o dia 2 de outubro.

 


Vinícola da Chapada Diamantina-BA encanta a todos na sua apresentação no Copacabana Palace

 

Os gaúchos erradicados na Bahia, mais precisamente no município de Mucugê, Chapada Diamantina, marcaram um tempo ao escolher o Rio Wine and Food Festival que é o icônico Copacabana Palace para o lançamento da UVVA para o mercado nacional. A vinícola foi apresentada a um público formado por especialistas, chefs de cozinha, produtores e jornalistas, durante uma master class especial realizada na última quinta-feira, dia 31. 

A apresentação foi capitaneada pelo diretor Fabiano Borré e pelo enólogo Marcelo Petroli, que expuseram o conceito e identidade do empreendimento e conduziram a degustação da linha completa da marca, que inclui vinhos brancos e tintos e traz a identidade única do terroir da região. 

"Participar do RWFF foi uma grata oportunidade para apresentar a Vinícola UVVA dentro de um evento relevante para o cenário do vinho no Brasil." 

O momento especial reuniu nomes do universo da enogastronomia como os chefs estrelados David Mansaud e Roland Villar e a chef Flávia Quaresma. A ABS do Rio de Janeiro foi representada pelo presidente Joseph Morgan e pelo diretor Fernando Lima. Também marcaram presença jornalistas especializados como Ricardo Castilho, da revista Prazeres da Mesa, e a sommelière e apresentadora Cecília Aldaz, além de diversas personalidades do trade no cenário carioca. 

O encontro integrou a programação do Rio Wine & Food Festival, realizado pelo Grupo Baco Multimídia, comandado por Sérgio Queiroz e Marcelo Copello. Consolidado como um dos mais prestigiados eventos do Brasil que une o mundo do vinho à gastronomia e à cultura, o festival segue até o dia 4 de setembro, com outras masterclasses, talk shows e degustações envolvendo vinícolas de diversos países. 

Impressionante o interesse do público em conhecer o projeto e os vinhos da UVVA. O melhor é que os parentes saíram extremamente encantados. Vida longa a esta estreante no mundo dos vinhos brasileiros, destaca Sérgio Queiroz, organizador do festival.

 


CIRQUE AMAR apresenta o espetáculo inclusivo no Rio de Janeiro

Após a chegada do circo na cidade, um super show que promove inclusão e conscientização vai ser apresentado na Barra da Tijuca em setembro

 

O Cirque Amar tem origem francesa, e recentemente desembarcou na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, preparou uma super novidade para os fluminenses. 

No domingo, 11 de setembro, a apresentação das 10h, foi especialmente preparada para receber Pessoas com Autismo (TEA) e/ou TDAH, Pessoas com Deficiência (PCDs) e Pessoas com Deficiência Auditiva. Mantendo toda a alegria já conhecida pelo público, o Espetáculo Inclusivo terá luz e som suavizados, reduzindo barulhos altos, ruídos e distrações. Essas mudanças incluem a Banda Amar, responsável pela música ao vivo, que irá trocar a guitarra utilizada por violão. 

Para a apresentação, também serão retiradas as atrações com motos, como o Globo da Morte e o Freestyle Motocross, a fim de minimizar o incômodo ou possíveis crises de desorganização. De forma tradicional, o espetáculo contará com os palhaços Matraca e Moroco, sucesso absoluto em todas as edições, além de trapezistas contorcionistas, ilusionistas e outros números que encantam e divertem o público. 

O diretor do Cirque AMar, Bryan Stevanovich, conta que o espetáculo contará com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que vão ser responsáveis por, além de traduzir as falas, interpretar a música, possibilitando que a pessoa com deficiência auditiva esteja integrada ao clima completo do espetáculo: “A presença de um intérprete possibilita a presença da comunidade Deficiente Auditiva em diversificados espaços e, nesse caso, o espaço de arte”. 

O diretor alega ter orgulho de ser pioneiro nesta nova perspectiva de inclusão nos espetáculos circenses: “O Espetáculo Inclusivo faz parte da história do circo há três anos. A cada temporada promovemos uma sessão como essa e colhemos aplausos e sorrisos, e isso é muito gratificante”, revela Bryan. 

Flávia Fabres é Psicopedagoga em Inclusão Escolar, e ressalta a importância de apresentações neste formato para este público: “Muitas famílias que têm filhos no espectro autista, por exemplo, acabam exclusas de programações infantis, musicais ou culturais por conta das crises de desorganização que as crianças podem vir a ter em locais com luzes fortes e barulhos altos. O Espetáculo Inclusivo é de enorme importância por promover inclusão e levar a magia do circo a todos os públicos, sem distinções”. Os portões abrem às 9h30 e o espetáculo inicia às 10h, com toda magia e encanto que o circo traz aos seus espectadores. 

Com ingressos que custavam a partir de R$ 50,00 de acordo com o setor desejado. Já as pessoas com deficiência puderam entrar gratuitamente na apresentação, somente os acompanhantes pagam entrada, com opção de meia-entrada para até 01 (um) acompanhante. Os demais acompanhantes pagaram entrada inteira ou meia - caso se enquadrem nos tópicos e requisitos determinados por lei.

 


OUTUBRO

 


Governador agradece reeleição em carta a população do Rio

 

CARTA À POPULAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Cláudio Castro, governador reeleito do Estado do Rio de Janeiro

 

A população fluminense se manifestou de forma histórica nas urnas e decidiu, autônoma e criteriosamente, por um projeto de futuro para o Rio de Janeiro. Quando uma proposta de Estado é aprovada por 4,9 milhões de pessoas e quase 60% dos votos, é o reconhecimento do processo de diálogo que fundou o governo e suas ações até aqui. Tomo para mim o exemplo dos eleitores – que olham para frente – para manter o foco na construção da inclusão, pois um Rio de Janeiro unido e mais forte só é possível quando é para todos. 

Foi assim que revertemos dois anos seguidos de déficits nas contas públicas e projetamos um superávit de R$ 3 bilhões em 2022. O Rio atravessou um período difícil e a retomada econômica se tornou um diferencial na decisão de quem viu na prática – e não em discurso – o firme combate ao crime e a melhoria dos índices de segurança, a recuperação e a geração de empregos, a atração de novos investimentos, a volta dos programas sociais e a rápida distribuição de vacinas, da capital ao interior. 

Emprego, saúde, educação e segurança serão prioridades. As vagas fechadas durante a pandemia foram 100% recuperadas e chegamos ao segundo lugar na geração de postos de trabalho no país, em agosto; 34 unidades de saúde estão em construção para descentralizar o atendimento pelo interior e todas as UPAs do estado estão em reforma; criamos o M.A.E. – Mulheres Apoiando a Educação para assegurar a educação de jovens e crianças e vamos trabalhar pelo piso nacional do magistério; de maneira responsável, o Cidade Integrada será expandido para levar segurança e serviços a áreas carentes. 

O que realizamos em apenas dois anos é a motivação para avançarmos ainda mais. 

Uma reforma administrativa vai buscar dar ao Estado o tamanho adequado para a execução de políticas públicas, sem comprometer o equilíbrio fiscal. Consequência natural do processo colaborativo na campanha, a participação feminina se fará presente no secretariado e na criação da Secretaria da Mulher. Problema crônico nacional, o déficit habitacional apresenta, no Rio de Janeiro, a discussão da desfavelização que não pode mais ser negligenciada, com construção de moradias dignas aos mais carentes. 

A eleição terminou. Como governador de todos, o diálogo seguirá como meu carro-chefe. É o momento de agir com harmonia, trabalhar juntos e colocar o povo acima de eventuais diferenças para fazer jus à soberania popular, que aplicou uma vitória pedagógica nesse ano. Ainda assim, hoje é um dia de gratidão. Agradeço aos homens e mulheres que foram às ruas pela continuidade de um trabalho orientado pelo bem do Rio de Janeiro, mas, sobretudo, meu respeito e minha devoção à população que reconheceu em um político um servidor e não uma autoridade. 

O que importa para milhões de fluminenses é saber como suas vidas vão melhorar. 

E esse é meu compromisso: governar para todos. É assim que conduzirei meu trabalho todos os dias, em respeito àquelas e àqueles a quem eu devo minha recondução, formando um amplo pacto pela cidadania, para que, em quatro anos, tenhamos vivido o melhor governo da história do Rio de Janeiro.

 


Mulher abandona cachorro em banheiro público

 

Na manhã de terça-feira (4), uma mulher abandonou uma cadelinha dentro do banheiro do Terminal Alvorada do BRT, na Barra da Tijuca. O animal foi deixado dentro de uma caixa de transporte, que era levada por uma mulher de cabelos loiros. Usuários do banheiro notaram que a cachorrinha estava abandonada e chamaram agentes até o local. O abandono aconteceu justamente no dia que é comemorado o Dia Mundial dos Animais. 

O supervisor do Terminal Alvorada, Adan de Araújo Zito, informou que só tomou conhecimento do animal abandonado pela funcionária que faz a limpeza dos banheiros. "Ela foi informada por usuários e acionou a administração e vimos que a cadelinha estava numa casinha de cachorro", contou o supervisor. 

Ao ficar sabendo do abandono, Ana Paula Marinho, funcionária do terminal, ficou emocionada e se colocou à disposição para a adoção do animal, caso a dona não venha a aparecer.Ao verem as imagens do circuito de monitoramento e segurança do Terminal Alvorada, viram o momento em que a mulher entra com a caixa de transporte no banheiro e sai sem ela. 

A cadelinha foi levada para a 16ª DP (Barra da Tijuca), onde o caso foi registrado como abandono de animal, que segundo a lei é crime. A mulher que abandonou o animal no local ainda não foi identificada.

 


Praça do Ó, na Barra da Tijuca, recebeu STU Open Rio

O campeonato de skate acontece entre o dia 3 e 16 de outubro

 

Após o fim do circuito brasileiro de skate, o STU Nacional, a Praça do Ó, na Barra da Tijuca, se preparou para receber o STU Open Rio, que reúne medalhistas olímpicos e grandes nomes do esporte. Serão duas semanas seguidas de campeonato, que exalta as manobras, a arte e a cultura urbana. 

Entre os dias 3 e 9 de outubro, a modalidade Park ficou no holofote. Já entre os dias 10 e 16 de outubro, foi a vez da modalidade Street. Mais de 200 skatistas de todo o mundo se inscreveram no torneio. 

Os três skatistas que foram medalhistas de prata nas Olimpíadas de Tóquio, quando houve a estreia do skate no programa olímpico, já confirmaram presença no STU Open Rio. São eles: 

Rayssa Leal e Kelvin Hoefler, do Street, e Pedro Barros, do Park. Além deles, os campeões olímpicos no Park em Tóquio, o australiano Keegan Palmer e a japonesa Sakura Yosozumi também marcam presença na disputa. Entre os confirmados também está a skatista profissional mais jovem do mundo, Sky Brown, a nipo britânica que compete pela Grã-Bretanha e foi bronze no Park olímpico. 

Além das manobras, o STU Open Rio também vai agitar o público com atrações musicais, entre elas, Xênia França, Clara Lima e Banda Black Rio. Dentro do conceito da arte, haverá uma exposição do Mattila, multi-artista carioca que vai mostrar uma seleção do seu acervo de 22 anos de arte pró skate e lançar o livro “Lagartixa Roxa”. Na cena urbana, a Urb, primeiro trade show do Brasil com foco na cultura urbana, reúne as principais marcas do mercado.

Keegan Palmer Campeão do Park no STU Open Rio

O campeão do STU Open Rio Keegan Palmer, se tornou skatista profissional aos 14 anos. 

Com uma carreira cheia de conquistas, o troféu do STU é apenas mais um entre os diversos títulos. Em 2017, venceu a final do Dew Tour Am Bowl e, em 2019, ficou em terceiro lugar do Dew Tour 2019. No mesmo ano, finalizou em quarto no Campeonato Mundial de Skate em São Paulo. Nos Jogos Olímpicos 2020, em Tóquio, consagrou-se campeão olímpico do skate park, com 95.83 pontos em sua apresentação.

 


Estação Riviera passou por reformas e foi reaberta

Reformulação da plataforma seguiu os padrões das demais estações

 

No último dia 30 de setembro, a estação de BRT Riviera, na Barra da Tijuca, foi reaberta. De acordo com informações da Mobi-Rio, a reforma seguiu os padrões adotados nas outras estações: portas de vidro foram substituídas por chapas de aço vazadas; fiação embutida e portas com trava automática e mecanismos blindados. 

A Riviera foi a 71ª estação reformada no sistema BRT desde março de 2021.

 


NOVEMBRO

 


Conheça a Liga de Condomínios

 

Pensando em disseminar a experiência do futebol profissional para atletas amadores, a Liga de Condomínios (LDC) foi criada com o objetivo de usar o esporte como forma de integração e geração de novos laços entre vizinhos, parceiros e associados. O projeto surgiu há aproximadamente 5 anos e faz sucesso nos condomínios Cidade Jardim e RIO 2, na Barra da Tijuca. 

Milhares de meninos brasileiros sonham em se tornarem jogadores profissionais de futebol, o esporte mais popular do país, e com Clauber Nascimento não foi diferente. O engenheiro civil e Presidente da LDC foi atleta de base em clubes da Zona Oeste carioca, mas precisou fazer uma escolha quando foi aprovado no vestibular e acabou deixando o futebol profissional de lado. “Sempre gostei muito do esporte e nunca me desliguei completamente dele, mesmo sabendo que não seria mais com a possibilidade de ser um atleta profissional”, contou. 

A Liga de Condomínios nasceu para levar o esporte para o “quintal de casa” das pessoas, além de ser referência em organização. A Liga Cidade Jardim e a Liga RIO2 já são famosas na região da Barra da Tijuca e atraem mais olhares para o projeto. “Outros condomínios já estão nos procurando interessados em implementar esse grande projeto em seus domínios e em breve teremos novidades”, revelou o Presidente da LDC. “O projeto começou na Barra da Tijuca, mas não tem limite de atuação. Tem potencial para estar em qualquer região do país e muito em breve estará”. 

A participação dos atletas é um pouco diferente. Cada pessoa interessada fazia a sua inscrição.

 


Azul faz voo inaugural no Aeroporto de Jacarepaguá

 

Momento histórico para Barra da Tijuca aconteceu no dia 31 de outubro de 2022. O primeiro avião da Azul Linhas Aéreas parte do Aeroporto de Jacarepaguá, na Avenida Ayrton Senna, diretamente para o Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo. A aeronave utilizada, como informamos em nossas edições anteriores, é a aeronave Cessna Grand Caravan, um avião turboélice, que consegue levar entre 10 e 14 passageiros. 

O primeiro avião a fazer a travessia é o primeiro de um longo legado que trará mais tranquilidade para os moradores da região que necessitam ir até a capital paulista. A primeira aeronave sairá de manhã, aproximadamente às 6h40m e serão feitas um total de sete viagens diárias. As passagens para os voos inaugurais ganharam um desconto de 15% para todos os voos do mês de novembro. As viagens terão 1h20 de duração. As passagens foram vendidas aproximadamente no valor de 550 reais a ida de São Paulo para Jacarepaguá. 

Tradicionalmente, o Aeroporto de Jacarepaguá é usado para pousos de helicópteros e jatinhos, mas a Azul abriu uma base aérea no local. De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Azul, Fábio Campos, esta será uma ótima opção para economia de tempo já que o deslocamento entre o Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, até a Barra da Tijuca, na zona Oeste carioca leva em torno de uma hora. 

"Este voo é mais um resultado de um trabalho da Azul em parceria com o Governo do Estado, que busca desenvolver a aviação no Rio. São voos como o anunciado hoje que trazem mais desenvolvimento econômico e social para o estado, além de gerar mais empregos. Nas próximas semanas, poderemos anunciar mais boas notícias para os cariocas e para os turistas que elegem as belezas do Rio de Janeiro como destino. Ao comemorar mais uma boa notícia, gostaríamos de agradecer ao governo do estado pelo trabalho que estamos desenvolvendo", afirmou. 

Mas o fato é que a Barra mais uma vez conseguiu entrar para a história da cidade sendo uma opção para o transporte dos cariocas e de quem aqui vive. Vale destacar ainda que a abertura para os voos dentro do Aeroporto de Jacarepaguá é uma amostra do crescimento exponencial que a região vem tendo ao longo dos anos, sendo necessário a criação de rotas quase que exclusivas para quem vive na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargens e adjacências.

 


Aluno do Franco vence a Olimpíada Nacional de Ciências

 

Poliglota, domina o idioma russo e também fala em Inglês, Espanhol e Francês, o carioca Anton Leontiev tem apenas 13 anos e coleciona prêmios e medalhas em competições estudantis. A mais recente foi a de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), anunciada nesta segunda-feira. 

Filho de russos, Anton é aluno do 8º ano do Colégio Franco-Brasileiro. Também em 2022, ele conquistou o bicampeonato da olimpíada Canguru de Matemática. 

“Esta medalha significa que, estudando no Franco, podemos competir em nível nacional. No Franco, eu gosto da maneira como os nossos professores nos ensinam”, destaca o aluno.

Entre as muitas horas de estudo por dia, em casa e no colégio, o jovem carioca ainda encontra tempo e talento para hobbies como a natação, culinária e programação (C, C#, Python, Javascript). Na cozinha, entre suas especialidades estão as panquecas. 

Irmã medalhista, também aluna do Franco, Arina, de 15 anos, é outra fera nas olimpíadas estudantis. Neste ano, a primogênita da família foi prata na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio. Em 2021, entre outras conquistas, Arina ganhou o Canguru de Matemática e a Olimpíada Brasileira de Astronomia. 

Além de Anton, o Franco venceu a ONC neste ano com o Felipe França de Oliveira (do 9º ano do Ensino Fundamental). E conquistou a prata com Carolina da Silva Teixeira, Carolina Martins, Maria Luiza Sanson e Eduardo Nunes, além do bronze com Felipe Camardella e a menção honrosa com a Maria Helena de Alcântara.

 


Jovem cai de pedra da Joatinga e morre

Rapaz estava passeando no local com uma amiga, quando foi tirar uma selfie, escorregou e bateu a cabeça em uma pedra

 

Na tarde de quinta-feira (10), um jovem morreu no costão da Praia da Joatinga. A vítima foi identificada como Igor Rodrigues, de 33 anos. Ele era engenheiro e estava comemorando o novo emprego com uma amiga. 

Bombeiros do Grupamento Marítimo da Barra da Tijuca foram acionados às 16h59 para a ocorrência. 

De acordo com familiares da vítima, ele estava passeando pelo local com uma amiga, quando resolveu fazer selfies, escorregou de onde estava e bateu a cabeça em uma pedra.

 


Tatuador desaparece depois de sair para trabalhar

Douglas Braga não era visto desde quarta-feira (9), quando saiu de casa, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio

 

A Polícia Civil investiga o desaparecimento do tatuador Douglas Braga, de 32 anos, que sumiu na quarta-feira (9), depois que saiu de casa, no Recreio de Bandeirantes, a caminho do trabalho. No último fim de semana, o carro do tatuador foi encontrado incendiado em uma área de mata, de difícil acesso, na Estrada Marapicu, no bairro Ipiranga, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. 

Segundo a família de Douglas, peritos da delegacia de Comendador Soares estiveram no local, mas não foi possível identificar se havia corpo dentro do veículo, porque o carro estava totalmente queimado. 

Nas redes sociais, Douglas tinha mais de 50 mil seguidores, onde amigos e familiares seguiam fazendo apelo por informações do paradeiro dele. 

 


DEZEMBRO

 


Bebê abandonado em hotel continua sob cuidados da Justiça

A tia materna pediu a guarda do recém-nascido

 

O bebê que foi abandonado pela mãe em um pátio de um hotel da Barra da Tijuca,no dia 13 de dezembro, permanece sem tutela. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, após passar por exames na Maternidade Leila Diniz, no mesmo bairro, o recém-nascido, com pouco mais de 10 dias de vida, está sob responsabilidade da Vara da Infância e da Juventude. A tia materna entrou na semana passada, com um pedido na Defensoria Pública do Rio (DPRJ) para obter a guarda da criança. Em depoimento à polícia, a faxineira Luana Borges, de 37 anos, contou que deu à luz no estacionamento do shopping Novo Leblon e logo em seguida, deixou o bebê no pátio do Hotel Barra First Class.

Na quarta-feira da semana anterior, a mãe foi localizada a partir das imagens de câmeras do local do abandono. De acordo com o depoimento dado à polícia pela mulher, ela trabalhou por 12 horas e ao terminar sua jornada, foi em direção a um shopping vizinho, mas no meio do caminho entrou em trabalho de parto, sentindo fortes dores nas costas e "um líquido entre suas pernas". Depois de ter o bebê, ela teria enrolado a criança num casaco e voltou para o local de trabalho. Luciana disse ter ficado desnorteada e com receio, já que a família não sabia da gravidez, e teria vagado pela Avenida das Américas. Luciana é casada há 14 anos e já tem outros dois filhos, uma menina de 17 anos e um menino de 3 anos. Segundo ela, seu medo naquele momento era que o marido pensasse que o bebê era fruto de um relacionamento extraconjugal, por isso resolveu abandoná-lo. Mas para os agentes afirmou ter se arrependido de ter abandonado a criança. O caso está sob investigação pela 16ª DP (Barra da Tijuca). 

De acordo com a Defensoria Pública, além do processo de guarda, o órgão também realizou a coleta de material genético para exame de DNA do bebê, do suposto pai e da mãe da criança. O resultado está previsto para sair ainda nesta semana.

 


Homem é executado a tiros no Recreio dos Bandeirantes 

Câmera registrou o crime, na noite desta segunda-feira (26). Dois PMs foram detidos

 

Na noite desta segunda-feira (26), um homem foi assassinado no Recreio dos Bandeirantes. Jonas de Oliveira Souto descia de sua caminhonete na Rua Francisco Leta, na Comunidade Beira Rio, quando os atiradores chegaram e o executaram a sangue frio. Ele morreu na calçada. 

De acordo com a PM, uma equipe do 31º BPM (Recreio) ouviu os disparos e interceptaram um carro em fuga, onde estavam três pessoas, entre elas dois policiais militares. Todos foram encaminhados para a Delegacia de Homicídios da Capital. 

Os cabos Vinícius Vieira Vidal, do 16º batalhão de Olaria, e o cabo Diego dos Santos Santana, do Cecopom, foram ouvidos na Delegacia de Homicídios sobre a morte do homem. 

A corregedoria da PM está acompanhando as investigações.

 


Cinco pessoas ficam feridas após queda de parapente no mar da Reserva

 

No fim da manhã de segunda- feira (26), um parapente caiu no mar da praia da Reserva, na Barra da Tijuca. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas ficaram feridas. 

O 2º Grupamento Marítimo da Barra da Tijuca foi acionado para a ocorrência às 11h15. Os bombeiros atenderam Pedro Neto, de 44, Fabiano Santos, 44, Diego Ferreira, 35, no local e os liberaram. 

Já outras duas vítimas foram encaminhadas para o Hospital Lourenço Jorge. No início da tarde, um homem de 45 anos já havia recebido alta hospitalar. O outro, de 39, continuava internado e tinha quadro estável. Entretanto, ele deixou o Hospital Municipal Lourenço Jorge por conta própria na tarde desta segunda-feira (26). 

O paciente foi o último a ser liberado depois do acidente. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cláudio estava estabilizado e resolveu deixar a unidade à revelia, ou seja, tornando-se o responsável por sua alta. 

Até o momento não há informações sobre como foi a dinâmica do acidente ou ainda como tantas pessoas foram atingidas.

 


Jovem é preso por abusar de ao menos cinco crianças

 

Na última sexta-feira (23), a Polícia Civil prendeu um homem de 27 ano, pelos crimes de estupro de vulnerável, além de produção e armazenamento de cenas de abuso sexual infantojuvenil. O rapaz foi localizado na Taquara, após o trabalho de inteligência e monitoramento. 

 

Segundo as investigações de policiais civis da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), o homem é acusado de estuprar pelo menos cinco crianças e de manter armazenamento de material pornográfico contendo imagens de abusos sexuais infanto juvenil. Além disso, o acusado gravava as cenas dos abusos cometidos, sendo uma das vítimas seu primo, de 13 anos. 

Contra ele foi cumprido um mandado de prisão temporária.

 


Subprefeitura da Barra divulga planejamento para Réveillon

 

O Réveillon está chegando, e com isso, começam os preparativos para o aguardado ano que está por iniciar. Pensando nisso, a Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens, divulgou nesta terça-feira, todos os detalhes sobre os pontos de queima de fogos, interdições, ônibus para acessar a região do Recreio e Barra, horários do Metrô. 

  1. QUEIMA DE FOGOS

Com patrocínio da Riotur, estão confirmados 12 pontos de queima de fogos na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, nos seguintes locais: Windsor Marapendi, Wyndham Rio Barra, Quebra Mar da Barra, Radisson Hotel Barra Rio de Janeiro, VillageMall, Hilton Barra Rio de Janeiro, Courtyard by Marriott Rio de Janeiro Barra da Tijuca, Ilha Pura, Ramada Encore by Wyndham Rio de Janeiro Ribalta, Barra World Shopping & Park, Suites Hotel Recreio Shopping (antigo Ramada) e CDesign Hotel. 

  1. VIAS INTERDITADAS

BARRA DA TIJUCA 

Na Barra da Tijuca, em função do movimento de pessoas que seguem para a praia, a Avenida Lúcio Costa terá a pista junto à orla interditada no trecho entre o acesso à Ponte Lúcio Costa e a Avenida Érico Veríssimo, das 22h de sábado (31/12) às 10h de domingo (1/1). 

RECREIO DOS BANDEIRANTES 

Assim como na Barra da Tijuca, no Recreio dos Bandeirantes haverá a interdição de trecho da Avenida Lúcio Costa, na pista junto à orla. O trecho que será interditado será entre a Avenida Gláucio Gil e Avenida Pedro Moura, das 22h de sábado (31/12) às 10h de domingo (1/1). 

  1. ÔNIBUS PARA BARRA E RECREIO 

Haverá um terminal de ônibus para embarque (Embarque 2), a partir das 22h em Ipanema, com embarque na Avenida Vieira Souto e na Rua Prudente de Morais, com ônibus convencionais e executivos que vão para a Barra da Tijuca (Terminal Alvorada) e o Recreio dos Bandeirantes. Quem for viajar nas linhas convencionais deve se dirigir à Avenida Vieira Souto. Quem optar pelas linhas executivas, deve embarcar na Rua Prudente de Morais. Todos os pontos ficam próximos à Rua Vinícius de Moraes. As linhas convencionais são: Integrada 2 – 552 (Ipanema x Alvorada, via Av. Lúcio Costa), Integrada 6 – 558 (Ipanema x Cidade de Deus, via Itanhangá), Integrada 8 – 553 (Ipanema x Recreio, via LagoaBarra / Av. das Américas), Integrada 9 – 554 (Ipanema x Piabas, via Av. Niemeyer / Av. Benvindo Novaes) e 557 (Ipanema x Rio das Pedras). As linhas executivas são: 2334 (Ipanema x Campo Grande), 2335 (Ipanema x Santa Cruz, via Barra da Tijuca), 2338 (Ipanema x Campo Grande, via Estrada do Magarça).

  1. CIRCULAÇÃO DE ÔNIBUS NA BARRA DA TIJUCA 

As linhas que trafegam na pista da orla serão desviadas pela Av. Afonso Arinos de Melo Franco. 

  1. MOBI-RIO (BRT) 

A Mobi-Rio informa que os serviços serão reforçados no sábado (31/12), das 16h às 22h, e no domingo (1/1), das 4h às 10h.

  1. METRÔ RIO 

A Operação Especial de Réveillon do MetrôRio começa às 19h de sábado (31/12) e vai até às 5h de domingo (1/1). Durante a Operação Especial, as Linhas 1 e 4 irão operar da estação Uruguai / Tijuca à Jardim Oceânico / Barra da Tijuca e, a Linha 2, da estação Pavuna à General Osório / Ipanema. No sábado (31/12), a partir das 19 horas, a estação Jardim Oceânico / Barra da Tijuca permanecerá aberta para embarque e desembarque e partir da meia-noite permanecerá aberta somente para embarque. No domingo (1/1), a estação Jardim Oceânico / Barra da Tijuca funcionará a partir das 7h até às 23h.