Ciência que estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs, a Robótica está presente em vários setores da sociedade. E desperta o interesse de muitos jovens. Recentemente, a Olimpíada Brasileira de Robótica reuniu mais de 160 mil participantes de todo o país, na maior competição sobre o tema em toda a América Latina. E um dos que subiram ao pódio foi o estudante carioca Miguel Peixe, de 14 anos.

- Acreditamos que essa conquista trará diversas oportunidades e abrirá muitas portas no futuro dele! Também acho que a Olimpíada foi uma nova chance para que ele conhecesse a Robótica e a área Maker de uma forma que ele nunca tinha vivenciado – comemora a dona de casa Claudia, mãe de Miguel.

Considerada uma das olimpíadas do conhecimento mais difíceis do Brasil, a OBR é disputada nas modalidades prática e teórica. E instiga os jovens alunos a se aprofundarem em uma tecnologia emergente que tem se tornado elemento praticamente obrigatório nas escolas modernas devido à sua possibilidade de atuação em diversas dimensões.

No caso de Miguel, seu interesse pela Robótica foi despertado no CEL Intercultural School, onde cursa o 9º ano na unidade Norte Shopping.

- Ficamos surpresos com esse desempenho dele, e acreditamos que o que lhe ajudou muito na hora da prova foram as aulas de CEL Maker, como ele mesmo afirmou. Também queríamos agradecer muito ao professor Thiago de Souza, do CEL Maker, que lhe convidou para a prova e lhe ajudou em todas as etapas!

Miguel estuda no CEL, como bolsista de mérito, desde o Ensino Fundamental I. E, segunda a mãe, se esforça muito para manter essa bolsa:

- Por conta de uma comorbidade, ele está estudando os últimos 2 anos em casa, e os professores estão dando muita assistência a ele, por meio de e-mails e durante as aulas. Mas ele ainda quer muito voltar presencialmente ano que vem, para fazer o Ensino Médio. Ele mesmo fala, que o colégio é tudo pra ele – elogia Claudia.

Professor de Robótica no CEL, Thiago Souza se orgulha da conquista de Miguel:

- Ele é um dos nossos alunos mais destacados. Participativo, dedicado aos estudos e de caráter exemplar, Miguel coleciona medalhas conquistadas em olimpíadas do conhecimento, como a OBA e a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes).

Redação

A Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura, vinculada à Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública, abre nesta segunda-feira (27/09) as inscrições para o Catálogo de Promoção da Igualdade Racial. O projeto irá mapear instituições, movimentos, grupos e coletivos que trabalham com questões raciais na cidade. O resultado do mapeamento será disponibilizado em um e-book gratuito, contendo as linhas de atuação e informações de contato de cada organização cadastrada.

As inscrições podem ser feitas por meio desse link. Podem se inscrever, até o dia 27 de outubro, quaisquer instituições que tenham ao menos uma linha de trabalho voltada às populações negra, quilombola, indígena, cigana, refugiada, imigrante, ou de outras comunidades tradicionais, grupos étnicos e religiões de matriz africana.

 

Alunos da rede municipal de ensino estão sendo apresentados ao conteúdo da cartilha “Educação animal – ame, cuide e adote”. O material tem orientações para crianças e adolescentes sobre cuidados com os bichos e guarda responsável. A iniciativa faz parte das comemorações pelo Dia dos Animais, celebrado segunda-feira (04/10).

A cartilha, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), tem tiragem de 2.500 exemplares e foi elaborada com linguagem acessível pela professora Gisele Lancates, gerente de educação animal da pasta.

O lançamento dessa cartilha é o primeiro passo do novo programa de educação implantado na secretaria e está no Planejamento Estratégico da cidade (2021-2024). Os livretos serão distribuídos nas unidades escolares para os professores trabalharem pedagogicamente o tema em sala de aula. Num segundo momento, também serão realizados workshops e palestras para a comunidade e escolas privadas.

Banco de Ração

Para garantir a promoção e a proteção da saúde dos animais da cidade foi criado, por meio de decreto, o Banco de Ração. A iniciativa prevê que a Prefeitura fique responsável pelo armazenamento de alimentos recebidos por meio de doações e pela distribuição desse material a ONGs, instituições e sociedades protetoras de animais, além de pessoas portadoras de transtorno de acumulação de bichos.

Em reunião realizada nesta terça-feira (05/10), o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio debateu e recomendou o retorno pleno das aulas presenciais em todas as unidades de ensino públicas ou particulares, nos diferentes níveis de educação. Para a decisão, os especialistas consideraram a melhora do cenário epidemiológico no Município do Rio, com menor taxa de transmissão e hospitalizações por covid-19, e o avanço da cobertura vacinal da população.

Para uma volta segura às escolas, está mantido o uso obrigatório de máscaras de proteção e a maior ventilação possível nos ambientes. As salas de aula poderão retornar às suas configurações iniciais, recuperando a capacidade de estudantes que acolhia no período anterior à pandemia. Casos de evasão escolar devem ser apurados por busca ativa de alunos, que devem ser atraídos novamente à rotina de estudos.

Réveillon e grandes eventos

Outra pauta deliberada pelo CEEC, em sua 16ª reunião, foi a realização de celebrações de fim de ano e de grandes eventos em 2022. Condicionadas ao avanço do cenário epidemiológico favorável e da continuidade da adesão do carioca à vacinação, festas como o réveillon e o carnaval poderão ocorrer sem medidas restritivas como distanciamento e uso de máscaras.

O CEL Intercultural School lança, na próxima terça-feira, às 18h30, em seu canal no Youtube, uma nova fase do projeto “Espaço Família”. A ideia principal é ampliar o diálogo entre família e escola, para que haja real parceria na formação integral dos estudantes.
“O Espaço Família foi criado ano passado, motivado pela necessidade de auxiliarmos os responsáveis pelos estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental neste momento tão delicado. A experiência foi um importante suporte às famílias, o que nos motivou a ampliar essas ações para toda a escola” – explica Carina Siqueira, Orientadora Educacional do CEL.

Lucimar Motta, Assessora Pedagógica do Grupo Sinergia Educação, do qual também faz parte o Colégio Franco-Brasileiro, explica que para o lançamento, foi escolhido um tema que é atemporal e um dilema para todas as idades: o valor da ausência. O livro ‘A parte que falta’, que originalmente foi publicado em 1976, nos Estados Unidos, foi utilizado como inspiração. No Brasil, após ter sido lido pela youtuber Jout Jout em seu canal e atingir quase 8 milhões de visualizações, chegou a ser o livro mais vendido na Amazon no início de 2018.

“Por sermos seres desejantes, estamos constantemente lidando com as contradições provocadas pela ilusão da completude. Ou nos queixamos e desejamos que algo ou alguém venha completar nossa existência ou nos motivamos diante da falta e criamos possibilidades para seguir em busca de novos caminhos e possibilidades. Esta escolha pode determinar se nos sentimos angustiados, paralisados ou tranquilos diante dos desafios da vida”, conta Lucimar, que explica também que o formato idealizado para o programa prevê a participação de alunos, responsáveis e profissionais da educação que farão um bate-bapo do tema à luz de suas histórias de vida e poderão ouvir a opinião de um convidado a partir do ponto de vista de sua área de atuação. “A necessidade de compartilhar histórias é inerente ao ser humano. Quando compartilhamos, temos a oportunidade de ressignificar algumas delas e também de ajudar outras pessoas, que possam estar vivendo situações semelhantes”, complementa a Assessora.

“É uma oportunidade para refletir sobre a vida. Em geral, não penso na parte que falta, mas no que pode ser conquistado. A participação neste projeto está sendo uma oportunidade de olhar para trás de forma reflexiva e, ao mesmo tempo, um convite para pensar diferente. Me gerou não só reflexão, mas um movimento de que não dá mais pra pensar do mesmo jeito” - conta Shirlene, mãe de Hugo Machado, ex-aluno bolsista do CEL, que acaba de ser aprovado em segundo lugar para Ciências Contábeis na UERJ. Ambos estarão presentes, ao vivo, nesta estreia.