O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, estiveram com a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, Florence Bauer, nesta terça-feira (30/11), na Escola Municipal Jenny Gomes, onde assinaram acordo para ampliar as ações de combate à evasão escolar. A parceria, já em andamento, prevê um conjunto de estratégias que serão implementadas e integradas nos próximos três anos.

– Durante esta pandemia, as escolas precisam ser as primeiras a serem abertas e as últimas a fecharem. Essa parceria com o UNICEF é muito importante. Podem contar com a Prefeitura do Rio para desenvolver projetos e ações. Queremos nossas crianças na escola – destacou o prefeito Eduardo Paes, ao lado também de Marcelo Calero, secretário de Governo e Integridade Pública, e Salvino Oliveira, secretário especial da Juventude.

Nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Educação (SME) tem investido na identificação das crianças e adolescentes longe da escola, utilizando a plataforma Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo UNICEF e parceiros. A plataforma permite o registro e o acompanhamento de informações sobre cada estudante, compartilhando as informações entre as equipes de Educação, Saúde e Assistência Social do município.

Segundo o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, no início de outubro, 25 mil estudantes não tinham nenhum tipo de interação com a escola apesar de estarem matriculados. Reconquistar esses alunos é a prioridade neste momento, bem como garantir a matrícula de quem está fora da escola.

– Foi um encontro muito importante para fortalecer a parceria com o UNICEF em prol da busca ativa dos nossos alunos. É o combate à evasão escolar, fazer com que todos os nossos alunos possam voltar para a escola, um local de aprendizagem, acolhimento, alimentação adequada. Temos que resgatar cada aluno que ficou afastado, principalmente por causa da pandemia. E o UNICEF tem papel fundamental nisso por meio da sua plataforma de busca ativa, que tem nos ajudado bastante – afirmou o secretário de Educação.

De acordo com a representante do UNICEF no Brasil, esse é um momento de unir esforços.

– O UNICEF está junto da Prefeitura do Rio, que avançou muito com a reabertura das escolas. Mas temos de continuar com esse esforço de ir atrás de cada criança e adolescente que estão fora da escola. Assim, estamos fortalecendo ainda mais esse esforço de busca ativa escolar. Nesse momento, é fundamental que todo aluno complete o ano até o final e se matricule e esteja de volta em 2022 – destacou Florence Bauer, lembrando que o Rio de Janeiro foi uma das primeiras cidades a reabrir as escolas.

A Escola Municipal Jenny Gomes, onde foi realizada a assinatura da ampliação da parceria, também trabalhou na Busca Ativa por seus alunos ao longo do ano de 2021. Com 404 alunos matriculados, a unidade tinha um total de 88 sem interação com a escola no retorno às aulas. Até hoje, a escola já resgatou 77 alunos e faltam apenas 11 para completar todos os matriculados.

Desde o início do ano, a Prefeitura tem trabalhado pela reabertura segura das escolas e a retomada do direito à educação presencial. O UNICEF, que integra localmente o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid, tem contribuído ativamente na discussão dos protocolos sanitários e nas orientações às famílias.

Parceria pelos próximos três anos

A união entre Prefeitura do Rio e o UNICEF prevê um conjunto de estratégias que deverão ser implementadas e integradas nos próximos três anos. Entre elas, também se destaca a garantia de oportunidades de educação, formação e trabalho para os adolescentes e jovens de 14 a 24 anos mais vulneráveis da cidade, por meio da iniciativa Um Milhão de Oportunidades, que já conta com a parceria da Secretaria Especial da Juventude do Rio.

Na atenção aos primeiros anos de vida, está prevista a implementação das Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), tanto na área da Saúde quanto na Educação infantil. O trabalho de formação dos profissionais já começou, com a adesão da Secretaria Municipal de Saúde e de Educação.

 

As aulas presenciais na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro voltarão a ser obrigatórias a partir do dia 3 de novembro. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (26/10) pelo secretário de Educação, Renan Ferreirinha, na Escola Municipal Calouste Gulbenkian, na Cidade Nova. De acordo com o secretário, a medida está sendo possível graças ao sucesso da campanha de vacinação na cidade e de um preparo de toda a rede municipal que começou o retorno ao ensino presencial em fevereiro deste ano. A rede, recentemente, já tinha passado para o ensino presencial sem rodízio.

– Há 25 mil alunos que não entregaram atividades remotas nesse último bimestre nem retornaram de forma presencial. Nós não vamos ficar de braços cruzados e achar que isso é normal. É muito importante que a gente garanta que todos os nossos alunos tenham acesso à educação e, para isso, a volta da obrigatoriedade das aulas presenciais é um importante passo nessa direção. Lugar de criança é na escola – afirmou Ferreirinha.

O secretário informou ainda que alunos com comorbidades poderão se manter no ensino remoto, mediante apresentação de laudo médico. Algumas ações estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação para ajudar neste momento de retomada das aulas 100% presenciais.

– Nós criamos o programa Reforço Rio, que prevê uma série de ações de reforço escolar para que a gente consiga garantir que nossos alunos aprendam a ler, a escrever, as operações básicas de matemática e todas as disciplinas de maneira adequada. Temos também tutoria entre nossos alunos, formação especializada para os professores e mais tempo de aula para reforço escolar. Além disso, lançamos uma iniciativa inovadora que é o “Tá On”, um programa que conecta universitários com alunos da nossa rede, garantindo assim uma tutoria individualizada, ou seja, um reforço escolar entre quem hoje está cursando uma universidade e quem está na nossa rede precisando de mais apoio – disse o secretário.

Mais informações sobre o Reforço Rio

O programa atende a alunos da rede municipal de ensino e tem como um dos pontos principais o fortalecimento dos tempos de aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Para isso, o Reforço Rio conta com convênios e parcerias com a União, governo do Estado, sociedade civil, empresas privadas, cooperativas, associações de moradores, moradores de comunidades comprovadamente capacitados para tal finalidade e demais entidades voltadas à área da educação.

Mais informações sobre o Tá On

O Projeto Tá On iniciou esta semana as primeiras sessões de tutorias entre alunos das faculdades e da Rede Municipal de Ensino, mas as inscrições seguem abertas até dia 22 de dezembro. Universitários terão a oportunidade de entrar em contato com novas tecnologias educacionais para ajudar estudantes das escolas públicas com conhecimentos de matemática e língua portuguesa que estejam no 9º ano, ou no programa de aceleração, o Carioca II. Ao final, alunos de qualquer curso de graduação ou pós receberão um certificado de participação. Para se inscrever, basta acessar o site liberedu.com.br/tutores/ta-on-seja-um-tutor.

O período de matrícula online do ano letivo de 2022 para as unidades escolares da Prefeitura do Rio começa no próximo dia 24. Inicialmente, estarão abertas somente as inscrições para as creches, além das transferências internas. Será necessário fornecer o CPF da criança, que consta na Certidão de Nascimento. Caso ainda não possua CPF, o número pode ser solicitado em locais como Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, Receita Federal do Brasil, unidade dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

Os alunos que já estudam nas unidades da Rede Municipal, inclusive nas creches e EDIs, terão a matrícula renovada automaticamente e não necessitam acessar o site.

 

Confira o calendário de matrícula:

 

24 a 30/11: Creches

– Transferência interna e alunos novos

 

1 a 7/12: Educação especial

– Transferência interna e alunos novos

 

16 a 21/12: Pré-escola 

–  Transferência interna

 

6 a 10/1: Ensino Fundamental e PEJA
– Transferência interna

 

13 a 17/1: Pré-escola, Ensino Fundamental e PEJA
– Alunos novos

Dezessete crianças e adolescentes visitaram nesta terça-feira (26/10) o BioParque, em São Cristóvão. O passeio marcou o lançamento do Projeto Vivência, que pretende dar oportunidade a famílias vulneráveis de conhecer espaços culturais, artísticos, educativos e científicos. A iniciativa é do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social.

– Nunca! – reagiu Naiara, de 11 anos, ao ser indagada se já tinha feito um passeio como aquele. Ela admirava os macacos e as araras, encantada. Uma das araras estava escondida num arbusto e já tinha colocado um ovo. A espécie põe até três ovos de uma vez.

Essas crianças e adolescentes e suas famílias são atendidos nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) Tijuca, Rinaldo de Lamare (São Conrado), Rosani Cunha (Vila Isabel) e Padre Veloso (Botafogo). Segundo a secretária Laura Carneiro, a meta do projeto Vivência é levar aos passeios usuários de todos os 47 CRAS da Assistência Social, incluindo os idosos.

Também estão sendo marcadas visitas ao Bosque da Barra e à Fundação Planetário, que já desenvolve um trabalho com abrigados pela Prefeitura.

Até a semana passada, ele nunca tinha ouvido falar dessa profissão. Agora, enche a boca para afirmar: “Vou ser paleontólogo!” Era visível o encantamento do garoto de 16 anos no Museu de Ciências da Terra, na Urca, onde um grupo de adolescentes abrigados na rede da Secretaria Municipal de Assistência Social conheceu um dos mais ricos acervos de geologia e de paleontologia da América Latina.

Nos próximos meses, essas visitas se estenderão também para crianças, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade, informou a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro. O Museu de Ciências da Terra integra agora a política de difusão da cultura e da ciência entre os assistidos pela Prefeitura do Rio.

Diante do Purussaurus – habitante da Amazônia há oito milhões de anos e considerado o maior dinossauro que já existiu – o futuro estudante da evolução das espécies espantou-se, convidando os colegas de abrigo para juntar-se a ele.

– Olha! Ele ganha do Tiranossauro Rex! – exclamou, referindo-se ao protagonista gigantesco de “Jurassic Park”, do cineasta Steven Spielberg. Os dois monstros não viveram no mesmo período. O Tiranossauro foi extinto há cerca de 60 milhões de anos. Mas os adolescentes ficaram animados com a ideia de um confronto entre os dois: uma ilustração mostrava o Purussaurus dando uma coça no adversário.

– Sei que vou ter que enfiar a cara nos livros pra conseguir – comentou depois o garoto sobre a sua esperança de chegar à faculdade.

Sonhos de futuro povoavam a imaginação dos visitantes: alguns liam as histórias de pesquisadores de campo, outros examinavam atentamente a grande variedade de rochas, faziam perguntas e até teve quem ousou pôr a cabeça dentro da boca de um carnívoro Espinossauro. Dos 13 aos 17 anos, eles nunca tinham ido a um museu.

– Um meteorito de verdade – admirou-se outro adolescente, de 14 anos, tocando no artefato espacial. Seus colegas também quiseram experimentar.

O paleontólogo e coordenador do núcleo de educação do Museu, Rodrigo Machado, despertou tudo isso há dez dias, quando levou uma parte do acervo até a Casa Viva Del Castilho, onde a garotada é assistida. Eles pediram para ver tudo e a visita foi incluída na rota da Secretaria que, há dois meses, iniciou parceria do gênero com a Fundação Planetário.

– Temos o programa Museu em Movimento, que vai aos locais onde as pessoas vivem. Pensamos nas condições que as pessoas têm para chegar ao museu por questões econômicas, por falta de transporte, por não se sentirem pertencentes a um espaço cultural. Então, trabalhamos com inclusão e acessibilidade para minimizar a questão social – explicou ele.

De acordo com a secretária Laura Carneiro, a Assistência Social está ampliando esse projeto de cultura e ciência. Já foram programadas visitas ao Bio Parque do Rio e ao Bosque da Barra, e outras parcerias semelhantes estão em fase de conversação.

 

Confira outras imagens da visita pelas lentes do fotógrafo Fernando Maia/Prefeitura do Rio