Aglomeração na Praça do Posto 12 do Recreio dos Bandeirantes contava com cerca de 150 veículos e aproximadamente 200 pessoas

 

(Assessoria de Imprensa)

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) interrompeu três eventos irregulares entre a noite de sexta-feira, dia 30 de abril, e a madrugada deste sábado, dia 1º de maio, na Zona Oeste da cidade. No início da noite de sexta, a Seop recebeu denúncia de um evento clandestino de carros, na Praça do Posto 12, no Recreio dos Bandeirantes. A aglomeração contava com cerca de 150 veículos e aproximadamente 200 pessoas. Diversos carros foram multados por estacionamento irregular. Todo o local foi evacuado imediatamente após a chegada da fiscalização.

Posteriormente, por meio de nova denúncia de aglomeração, a fiscalização chegou a uma whiskeria na Rua Lucaia, na Taquara. Cerca de 150 pessoas estavam no local, o responsável pelo estabelecimento foi multado e a casa, interditada pela Vigilância Sanitária.

Em seguida, o comboio seguiu para a Estrada do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, em solicitação para impedir uma festa rave clandestina mapeada pelo setor de inteligência. O evento ainda estava iniciando e contava com cerca de 80 pessoas no momento da chegada da equipe, mas tinha estrutura para receber 1.500 clientes, além de contar com DJ e música ao vivo. A festa foi encerrada e o responsável autuado por aglomeração. Os agentes permaneceram até a desmobilização completa.

A realização de eventos de qualquer natureza, festas, rodas de samba, em áreas públicas e particulares; bem como o funcionamento de boates, danceterias, salões de dança e casas de espetáculo seguem proibidas na cidade.

Entre a sexta-feira e a madrugada deste sábado, a Prefeitura do Rio registrou 1.516 autuações – entre multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias. Ao todo, os fiscais multaram 91 bares, restaurantes e ambulantes e fecharam 14 estabelecimentos flagrados descumprindo o decreto.

Em sete dias de fiscalização do novo decreto, já foram registradas 8.951 autuações, com 478 multas aplicadas a bares, restaurantes e ambulantes e 83 estabelecimentos por desrespeitarem as medidas previstas em decreto municipal.

Os comboios de fiscalização formados por agentes da Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar, atuaram em diversos pontos da cidade para coibir aglomerações, verificar o horário correto de fechamento de estabelecimentos e a capacidade máxima de pessoas estabelecida pela legislação, além de atender denúncias de festas e eventos clandestinos. Em outra frente de fiscalização, as forças-tarefa da Guarda Municipal realizaram rondas em todas as regiões da cidade e checaram denúncias enviadas por cidadãos via Central 1746 da Prefeitura do Rio.