Projeto da Agência do Bem ensina artesanato e empreendedorismo para moradoras da Cidade de Deus

 

 

Neste fim de semana (13 e 14), as alunas do projeto social Beirart, em comemoração ao Dia das Mães, irão participar do evento Eco Met, que acontece no Shopping Metropolitano Barra. Na ocasião, produtos artesanais produzidos pelas próprias alunas, durante as aulas do curso, poderão ser comprados. Promovido pela Agência do Bem, em parceria com o Instituto SYN e o Shopping Metropolitano, o Beirart oferece capacitação em artesanato e empreendedorismo feminino para mulheres da Cidade de Deus.

“Estamos na oitava edição do Beirart, e o sentimento de orgulho do projeto só aumenta. Participar do Eco Met no Dia das Mães é um momento único para as nossas alunas. Essa é a primeira vez em que elas têm a oportunidade de pôr em prática as técnicas de empreendedorismo ensinadas nas aulas”, comenta Patrícia Azevedo, coordenadora-executiva da Agência do Bem. Durante o evento, o Beirart também vai oferecer oficinas gratuitas de sustentabilidade ministradas por especialistas e atividade de contação de histórias voltada para as crianças.

Para Nathalie Bergier, superintendente do Shopping Metropolitano Barra, é um prazer receber as alunas no shopping e poder contribuir com o crescimento profissional delas. “O Beirart é uma excelente forma de capacitar, motivar e empregar muitas mulheres da comunidade da Cidade de Deus. Com um trabalho tão bonito e produtos criados a partir do desempenho das alunas, não poderíamos deixar de oferecer um espaço para impulsionar as vendas para o Dia das Mães aqui, no Met, e incentivar ainda mais o trabalho das alunas”, completa Nathalie.

Já o diretor do Instituto SYN, Aron Zylberman, destaca a importância da iniciativa para a geração de renda. “Aportar projetos sociais como o Beirart é, para todos nós, uma forma de contribuir com dezenas de famílias que têm muitas vezes, como impulsionador da principal fonte de renda, as mães. Proporcionar espaços como esse, em conjunto com o Met, que dão a oportunidade dessas mulheres exporem seus produtos dentro de um shopping é muito gratificante”.

Com a duração de 14 meses, o curso é dividido em três turmas, sendo duas de nível básico e uma de avançado. As oficinas são ministradas por especialistas em artesanato sustentável e empreendedorismo. Mais de 300 mulheres já foram beneficiadas pelo Beirart, que contribui para a geração de renda das alunas. Segundo pesquisa da Agência do Bem, estima-se que seis de cada dez mulheres que participaram da iniciativa, após a conclusão do curso, tiveram um incremento de 25% na renda familiar. O principal ganho, entretanto, é o de ordem emocional, uma vez que declaram melhoria na autoestima, percepção de futuro e autonomia.

Serviço

ECO MET

Data: Dia 13 e 14 de maio

Local: Shopping Metropolitano Barra (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300)

Horário de acordo com o funcionamento do shopping