Coronel reformado da PM, Carlos Magno promete trabalhar em prol da região

Em parceria com o Casa Shopping, representado por Flávia Marcolini, diretora de planejamento, o 31º Conselho Comunitário de Segurança realizou a reunião mensal de maio no auditório do estabelecimento. O encontro contou com as presenças do Tentente Coronel Sérgio Schalioni, comandante do 31º BPM; da delegada Marcia Julião, titular da 42ª DP do Recreio; da delegada assistente da 16ª DP da Barra Isabela Comte, representando o titular Marcus Neves; do Coronel reformado Carlos Magno, novo superintendente da Barra, Recreio e Vargens; do Administrador Regional da Barra Marco Almeida; do Administrador Regional do Recreio e Vargens Pedro Pedra; do Administrador Regional do Itanhangá Michell Olever; do advogado Claudio Carneiro, presidente da OAB-Barra; do Tenente Coronel Luciano Sarmento, do Grupamento Marítimo; do subcomandante e subinspetor da Guarda Municipal Gustavo Souza; de presidentes de associações de moradores da região e população local.

Logo na abertura, o presidente do CCS, Ricardo Magalhães, salientou que a reunião serve para discutir e debater assuntos sobre segurança, e não sobre temas políticos. Debutando no encontro, Carlos Magno contou um pouco sua história na PM, disse tomar decisões totalmente apartidárias e abriu gabinete para receber sugestões e críticas para melhorar a região.

As delegadas Isabela Comte e Marcia Julião comentaram ações da polícia na região. A 16ª DP prendeu um homem com antecedente de sete crimes sexuais e de uma falsa psicóloga. Já a 42ª DP apreendeu numa operação uma tonelada de maconha e comemorou a queda de roubos de veículos.

Esse dado foi confirmado na apresentação do 31º BPM, que mostrou que, enquanto o Rio de Janeiro celebra um aumento no furto de carros, a região da Barra comemora diminuição. Além disso, a corporação divulgou dados do Rock in Rio, com os menores índices de ocorrências desde 2013.

Sérgio Schalioni fez uma pequena ressalva em algumas reportagens divulgadas por veículos de comunicação.

- A mídia vive de fatos e o noticiário de segurança proporciona muitos. Mas alguns deles são inverdades. Não tem “cracolândia” nenhuma na Inspetoria do 31. A mudança do horário de fechamento do Casa Shopping não foi por roubo na área, pois temos registros de apenas dois – exclamou Schalioni.

Luciano Sarmento salientou a falta de cultura de prevenção de incêndio e pânico condomínios, escolas e outras edificações, afirmando que esse sistema só funciona quando tem multa. Ele disse também que 90% das escolas que recebe para visita são particulares e que poucos alunos sabem o telefone do Corpo de Bombeiros, que é o 193.

 No momento das perguntas e dúvidas dos presentes, Marcia Julião fez um apelo.

- Cuidado com a internet. Se a criança fica muito tempo nas redes sociais, vigia, pois recebi um caso de possível estupro de vulnerável. Precisamos quebrar o tabu da sexualidade também e conversar mais com nossos filhos sobre o tema– disse Marcia.

A próxima reunião do 31º CCS, com ajuda da Associação de Moradores do Recreio (Amor), presidida por Simone Giacobbo, será no dia 28 de novembro, no Hotel Ramada do Recreio, localizado próximo do Recreio Shopping.