Redação

A Prefeitura do Rio lançou nesta quarta-feira (02/06) o programa BRT Seguro, que será responsável por reforçar o patrulhamento nas estações deste meio de transporte com a presença de guardas municipais e policiais militares. A primeira fase do projeto prevê um total de 28 estações patrulhadas, além da implementação de rondas móveis pelas calhas do sistema viário com os objetivos principais de oferecer segurança aos usuários, combater a evasão de passagens (calotes), atos de vandalismo, além de promover o ordenamento.

– O BRT é muito simbólico. Bem operado, é um sistema que funciona muito bem. O esforço que a gente faz, que não tem mágica, é para devolver o BRT à população, para que tenha qualidade de vida – declarou o prefeito Eduardo Paes, anunciando que as obras do corredor Transbrasil serão retomadas em agosto, com estimativa de conclusão até o fim do ano que vem.

Com o lançamento do projeto, 12 estações já receberam o patrulhamento. A previsão é a de que, em até 15 dias, outras 16 já estejam contempladas. Cada estação será patrulhada das 7h às 19h por três policiais militares e, no intervalo entre 19h e 7h, a segurança será feita por rondas móveis que percorrerão as calhas do BRT.

Coordenado pela Secretaria de Ordem Pública (SEOP), o programa contará com 96 policiais militares por dia, que atuarão nas folgas por meio de inscrição no Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), além de 30 guardas municipais, que estarão presentes nos três corredores do sistema: Transcarioca, Transoeste e Transolímpica.

Vale ressaltar que todos os profissionais integrantes do projeto passaram por um curso de qualificação para atuar no BRT Seguro. E o efetivo de policiais poderá ser readequado de acordo com a demanda das estações.

– O programa BRT Seguro é muito importante para que o cidadão utilize o BRT com tranquilidade e tenha segurança nas estações. A prefeitura tem compromisso com a segurança do cidadão. É o nascimento de um projeto fruto de muito trabalho e inteligência – afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Ontem (terça-feira – 01/06), durante ação de reconhecimento da área, uma equipe do BRT Seguro deteve quatro pessoas acusadas de furto e receptação de corrimão em estação de Santa Cruz.

Ao lado de vários vereadores, o presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado, afirmou que o programa “não é somente de segurança pública, trata-se também de inclusão social”.

– É um momento marcante para a nossa cidade. Que as pessoas possam entrar no BRT com muita tranquilidade. Quem comete atos de vandalismo vai saber que a prefeitura está presente – frisou Carlo Caiado.

Melhorias após a intervenção no BRT

Após dois meses de intervenção promovida pela Prefeitura no sistema BRT, várias melhorias já foram executadas em prol do usuário. Além do aumento de oferta da frota de articulados, três linhas eventuais de apoio (batizadas de ‘Diretão’) foram criadas, e intensificaram a organização de filas nas estações e terminais.

O aumento da frota de ônibus em circulação também foi um dos objetivos atingidos para melhorar o serviço ao usuário. Dos 297 articulados encontrados, apenas 120 estavam circulando no primeiro dia de intervenção, muitos deles em estado extremamente precário.

Atualmente, são cerca de 170 articulados em operação. E a meta é a de atingir 241 veículos até setembro. E ainda estão previstas a reforma e reabertura das 46 estações que se encontram fechadas.

No fim do mês de maio, para dar transparência a todo o processo, a Prefeitura disponibilizou na internet informações detalhadas sobre a intervenção no sistema BRT. Todo o conteúdo pode ser acessado na seção “Transparência da Mobilidade”, no site da Secretaria Municipal de Transportes, ou pelo link www.rio.rj.gov.br/web/smtr/intervencaobrt

– O reforço da segurança no BRT é fundamental para o bom funcionamento do sistema e melhoria da qualidade dos serviços, trazendo mais organização e conforto para os usuários. E é mais uma ação da Prefeitura para promover a melhoria do sistema neste processo de intervenção – ressaltou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

O trabalho de intervenção está sendo liderado por Claudia Secin, presidente do BRT Rio. Ela ressaltou a importância do programa BRT Seguro para combater o vandalismo e a evasão, que prejudicam o sistema.

– Fico mais motivada porque, por meio dessa ação, a gente vai devolvendo um transporte digno aos usuários e que o BRT possa ser usado com mais respeito, dignidade e, sobretudo, cidadania.