A feira de robótica aplicada ocorreu no último sábado (24/11) e foi um projeto desenvolvido pela TRON, empresa de Ensino de Robótica Educativa, localizada no Rio 2. Os cursos oferecidos de Eletrônica, Programação, Sensores e Mecânica são voltados para o público infantil e tem como objetivo incentivar a entrada dessas crianças no universo tecnológico.


O evento é realizado ao final de cada semestre, nos meses de Junho e Novembro. Jessica Liporace, professora de robótica na TRON, afirma que o principal objetivo é: "poder estimular o processo criativo dos nossos alunos e proporcionar um ambiente de troca e aprendizado para todos."


Uma delas, é Camila Barreto, de 11 anos que apresentou seu projeto pela primeira vez: "a robótica ajuda muito a gente a se tornar pessoas mais espertas e também ajuda em matérias da escola. Eu to muito orgulhosa do nosso projeto." Roberta Barreto Cruz, mãe de Camila, acompanhou a filha durante a feira de ciências: "observei minha filha desenvolta e feliz com sua apresentação do projeto elaborado junto com seus colegas. A feira trouxe luz aos participantes e futuros alunos que ali visitaram, como também a grande participação dos pais."


Outra atração que estava no local foi a presença da equipe de robótica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A MinervaBots, à convite da TRON, levou quatro projetos para apresentar, expor e explicar para os pequenos. Arthur Zanon, diretor de marketing da equipe, fala um poucos dos projetos: "nós levamos o Zé Pequeno, na categoria, mini-sumo; Presto, o robô seguidor de linha; o Bigode, beetleweight e MutAnt, antweight." A empresa que sediou o evento é patrocinadora da equipe e auxilia no desenvolvimento das ideias dos alunos para competições.