A técnica ajuda na conciliação do tempo com a produtividade e promete bom resultados



Em tempos de pandemia muitas empresas entram em home office mas nem todos os trabalhadores conseguiram se adaptar. Em um ambiente como a sua casa há muitas distrações e isso pode acarretar em um baixo desenvolvimento. Além do mais, gera alguns problemas emocionais como estresse e ansiedade.

Desta forma, a técnica pomodoro é uma boa saída para aqueles que tanto buscam uma solução para conseguirem render em seus trabalhos. A técnica consiste em cronometrar os tempos em que você trabalha e descansa prometendo aumentar a sua concentração nos trabalhos e estudos. Foi gerada em 1988 pelo italiano Francesco Cirillo, que utilizou um timer de cozinha em formato de tomate (por isso o nome Pomodoro), para organizar suas tarefas. Ao perceber os resultados satisfatórios, divulgou sua técnica em 1992.

Mas como ela realmente funciona? Primeiro, você define as tarefas a cumprir. Em seguida, realiza uma atividade durante 25 minutos, com total foco e sem nenhuma interrupção. Quando acabar o tempo, descanse 5 minutos. Assim sucessivamente até que complete as duas horas desse ciclo. Como recompensa, você descansa mais 15 ou 30 minutos – dependendo da sua disponibilidade de tempo. Já existem diversos sites e aplicativos gratuitos que auxiliam na cronometração, são eles: Pomofocus, Tomato Time, Pomodoro Time, Pomodoro Keeper, Focus Keeper entre outros.

Segundo Flávia Knop, especialista e treinadora em gestão de pessoas, com expertise direta para líderes e equipe, a técnica traz benefícios como: aumento do foco, capacidade de mensurar o tempo que leva para realizar as suas tarefas e aptidão de se manter longe de distrações aproveitando melhor o seu tempo.

Flávia Knop. Foto: Divulgação

Nos intervalos procure fazer algo que não exija muito esforço mental pois desta maneira o seu cérebro não irá dirigir o que acabou de aprender ou realizar.Opte por atividades relaxantes da sua escolha, pode ser por exemplo: um alongamento, dar uma olhada nas redes sociais, comer algo, dar uma caminhada em sua casa e por aí vai. De acordo Rafael Peixoto, especialista em Desenvolvimento Humano e Neurociências, o cérebro espera esse momento de descanso, no qual libera dopamina ( neurotransmissor que atua de diferentes formas no sistema nervoso, relacionando-se, por exemplo, com o humor e prazer, e trazendo a sensação de recompensa.” O nosso cérebro trabalha o tempo todo esperando recompensa.”

Rafael Peixoto. Foto: Divulgação

O italiano Cirillo afirma, no seu livro “The Pomodoro Technique”, que a técnica oferece vários pontos positivos, como: aliviar a ansiedade, aumentar o foco e a concentração por meio da redução das interrupções, aumentar a conscientização das decisões, aumentar a motivação e mantê-la constante, reforçar a determinação para atingir os objetivos e melhorar o processo de trabalho ou estudo. Conforme a Ester Gomes, especialista em desenvolvimento humano, a técnica pomodoro é considerada como uma das mais eficazes, com fácil adaptação a rotina e resultado mais rápido.

Ester Gomes. Foto: Divulgação

Por fim, se você está se sentindo improdutivo, estressado ou zero adaptado à rotina de home office, a técnica pomodoro pode ser uma boa solução para os seus problemas e o seu desempenho pode voltar a ser o que ele era ou até melhor. Lembrando que para quem está começando é sugerido fazer o método clássico mas se sinta à vontade para criar o seu próprio tempo.