O autoconhecimento é o primeiro passo para o sucesso profissional

Por Ana Cristina Rosado

Provavelmente, a primeira grande decisão que um adolescente toma em sua vida é a escolha da carreira. E, geralmente, isso acontece quando o jovem opta por um curso superior. É comum a sensação de insegurança nos primeiros anos na faculdade, ainda sem saber direito o que quer ser e fazer. Feliz são aqueles que acertaram na escolha e formam-se bons profissionais. Entretanto, há uma grande parte de alunos, cerca de 50%, que desiste do curso logo no primeiro ano de faculdade. E aí o prejuízo pode ser enorme, com a perda de um tempo valioso e, no caso de instituições particulares, de alguns milhares de reais.

De olho neste gap, os empresários Eduardo Martins e Vivian Huet criaram o Workshop Empreenda a sua Carreira. Inovador e com o objetivo de orientar os estudantes na escolha profissional, o trabalho foca na compreensão das características individuais e do autoconhecimento do participante. Fomentando a independência e a responsabilidade pelas suas escolhas. “Trabalhamos junto com os jovens para ajudá-los a se tornarem empreendedores, protagonistas do seu próprio desenvolvimento. Ao identificar e entender seus interesses e os traços da sua personalidade, fica mais fácil definir os seus objetivos e abraçar os seus talentos potenciais, o que vai ajudar a determinar o seu perfil profissional”, afirma Eduardo.

Durante sete semanas, os jovens participantes do “Empreenda a sua Carreira” desenvolvem individualmente uma série de tarefas para aprofundar o conhecimento sobre si mesmo e incentivar a sua autonomia. Com várias atividades que incluem pesquisas, relatórios, exercícios, entrevistas e apresentações, os inscritos são cada vez mais encorajados a decidir por si mesmo a seguir o seu próprio caminho, assumindo a responsabilidade pelo seu crescimento pessoal e profissional. Todo o trabalho desenvolvido procura mostrar que existe uma carreira ideal para cada pessoa, e ela está justamente na interseção entre as habilidades, a personalidade e os interesses do indivíduo. “Ao fim do Empreenda, eu me senti mais seguro e agora sei em que área da economia trabalhar”, afirma João Pedro Tesserolli, 17 anos, do Colégio Santo Agostinho. E Juliana Costa Soska, com a mesma idade, completa que vai fazer Direito e “o projeto foi essencial para entender meus interesses e minhas habilidades e encontrar uma carreira que realmente seja a minha cara”.

Essa técnica facilita o jovem acessar importantes informações pessoais e utilizar no processo decisório da escolha da carreira. Perguntas como quem sou eu? como vejo o mundo e sou percebido pelos demais?, do que eu gosto?, onde quero estar daqui a 10 anos?, qual o significado do sucesso? são encorajadas e permitem o reconhecimento dos desejos e potenciais talentos, clareando a decisão por qual caminho trilhar. “O trabalho que a Vivian e o Dudu fizeram foi essencial para eu me conhecer melhor e descobrir meus pontos fortes para finalmente escolher uma carreira para mim. Eu escolhi cursar arquitetura na faculdade, mas só percebi essa possibilidade depois do Empreenda a sua Carreira. Eles me ajudaram a ver todas as possibilidades e juntar minhas habilidades com coisas que gostava de fazer, criando essas ligações para escolher a carreira”, comenta Rafaela Quaresma Carsalade, de 18 anos, aluna da Escola Corcovado.

Dessa forma, o curso é o meio e não o fim do processo e a sua escolha é consequência natural da jornada de autoconhecimento, que tem como principal objetivo colocar o jovem no lugar de protagonista na escolha da sua carreira. Além da concorrência globalizada, que desafia ainda mais os futuros profissionais, é preciso que as pessoas entendam que a vida é cheia de mudanças e as escolhas presentes podem não atender às expectativas futuras, por isso é necessário estudar e aprender continuamente. Sabe-se, por exemplo, que muitas profissões dos próximos cinco, dez anos nem existem ainda, então, pouco adianta preparar os jovens para ingressar num curso específico, se esta carreira pode nem existir mais no futuro. “Preparamos cada um de nossos “pupilos” para identificar o seu talento; aquilo que gosta e faz bem. Uma vez que eles têm clareza dos seus talentos, eles não vão apenas definir o que cursar na faculdade, mas o seu objetivo de carreira, aonde querem chegar, sendo capazes de visualizar e se identificar com um profissional 20/30 anos a sua frente. Isso os diferencia da grande maioria dos jovens que entram na faculdade sem muito conhecimento do mercado de trabalho, muito menos de onde querem chegar. Os participantes do workshop conseguem, desde muito novos, focar no seu objetivo e já começar a dar os primeiros passos para chegar lá, agindo como empreendedores de suas carreiras”, explica Vivian Huet.

É natural ainda, que os pais se preocupem com o futuro de seus filhos, mas no “Empreenda sua carreira” eles são apenas seus patrocinadores dando a oportunidade de fortalecê-los na independência para liderar o seu desenvolvimento profissional. “Nossa experiência foi espetacular em todos os sentidos, foi mesmo um diferencial nesta época de tanta indecisão”, complementa Cláudia Quaresma, mãe da Rafaela. Durante o workshop, que tem turmas limitadas a dez inscritos, os participantes recebem acompanhamento personalizado da sua evolução e ainda têm a oportunidade de se aprofundar nas carreiras escolhidas, se conectando diretamente com experientes e bem-sucedidos profissionais de mercado, através do apoio do time do “Empreenda”.

Eduardo e Vivian, engenheiro e economista, respectivamente, ambos formados pelo Santo Inácio e PUC-Rio, possuem ampla experiência profissional, inclusive internacional, e já orientaram alunos do Santo Agostinho, Escola Corcovado, Colégio Cruzeiro, Notre Dame, Andrews, dentre outros.