Aulas online se multiplicaram em plataformas sociais e em apps

Durante o isolamento social, o exercício físico ao ar livre e nas academias foi limitado e, por isso, muitas pessoas acabaram encontrando no mundo virtual a única forma de manter a saúde física e mental em dia. Aulas online se multiplicaram em plataformas sociais e em apps. Com a iminência de uma segunda onda de covid-19, e ainda sem perspectiva de vacina contra a doença no Brasil, as aulas online se fortalecem cada vez mais e já viraram um novo hábito na vida de muitas pessoas.

Nesse novo cenário, os professores de Educação Física se reinventaram e passaram a oferecer orientação à distância. Foi o caso de Rô Nascimento, educadora física de gestantes e puérperas, que, motivada por suas alunas e seguidoras, lançou diversas aulas online e gratuitas, com exercícios específicos, para incentivar as mães a cuidarem do corpo, sem prejudicar a diástase, condição que se caracteriza pelo afastamento da musculatura da barriga para o crescimento do bebê.

“A pandemia mudou a rotina de todos, mas a das mães ainda mais. Da noite para o dia, a família toda teve que ficar em casa e as funções do dia a dia, que já não eram poucos, aumentaram. Elas passaram a comer mais para controlar a ansiedade e todo dia virou final de semana. Resultado? Excesso de peso. Com isso, a autoestima diminui, afetando toda a família”, afirma Rô Nascimento, especialista em diástase e criadora do método Diástase na Prática.

Ela lembra ainda que, durante o processo de recuperação da barriga no pós-parto, os exercícios devem ser específicos para essa fase: “Sabemos que mais de 70% das mulheres acreditam que precisam de exercícios de alta intensidade e impacto para recuperar a tão sonhada barriga. Mas não. É possível recuperar a diástase patológica através do desenvolvimento da consciência corporal, da descoberta da força do abdômen e do entendimento sobre a importância da ativação da cinta natural que toda mulher possui. E isso pode acontecer em casa mesmo, através de aulas online”.

Sarah Strapazzon, mãe de Marco Aurélio, de 12 anos, e Larah, de 1, sentiu na pele os efeitos físicos do isolamento social. “Ganhei muito peso e fiquei com a autoestima baixíssima. A rotina com o bebê em plena pandemia me fez esquecer de mim mesma. Ainda estava usando roupas da gestação, não me olhava e me sentia péssima. Decidi durante o isolamento que já era o momento de tomar uma atitude para mudar a situação que eu mesmo causei”, lembra.

A assistente financeira não imaginava que teria um resultado tão bom através de aulas online: “Não acreditava muito. Sempre fui para academia, nunca me imaginei em uma aula online. Quem é que estaria ali junto comigo para me puxar? Mas a pandemia trouxe uma nova realidade, com tudo fechado e sem trabalho, e teria que fazer diferente. Com o desafio da Diástase na Prática, me redescobri por dentro e por fora, aprendi a ter consciência do meu próprio corpo, a controlar minha ansiedade através de exercícios de respiração, a conhecer a minha intimidade feminina e, além disso, minha dores na lombar devido à rotina de casa e bebê melhoraram muito”, conta.

Sarah lembra ainda que as aulas online acabaram com qualquer desculpa para não se cuidar: “Precisamos sair da situação cômoda do vitimismo, das desculpas para tudo. A decisão de dar início é e sempre será nossa. Somos muito capazes de fazer qualquer coisa, basta querer. As aulas online nos mostram isso e nos ensinam a ter confiança em nós mesmas”, afirma.

Rô Nascimento possui diversas aulas online e gratuitas nas redes sociais da Diástase na Prática, método de tratamento que criou e que já mudou a vida de milhares de mulheres com diástase. Esse método consiste em técnicas de ativação e fortalecimento do abdômen e do assoalho pélvico, de respiração e exercícios específicos, que são fundamentais na recuperação da barriga. Além disso, a cada dois meses, a educadora física realiza uma maratona ao vivo, online e gratuita, para a conscientização sobre o problema.