As altas das tarifas começam a valer a partir da próxima sexta-feira

Nesta terça-feira, foi aprovado dois aumentos nas contas de luz dos consumidores do Rio de Janeiro pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As contas de luz terão um aumento médio de 9,72%, para consumidores residências da Enel Rio (antiga Ampla), e os clientes da Light irão arcar com 11,52% nas tarifas residências.

O consumidor paga pela compra da energia (custos do gerador), pela transmissão (custos da transmissora) e pela distribuição (serviços prestados pela distribuidora), além de subsídios e impostos. Esse cálculo não leva em conta os valores adicionais cobrados quando as bandeiras tarifárias estão em vigor.

Por conta da falta de chuva, comprar energia ficou mais caro. Os baixos níveis dos reservatórios das hidrelétricas registrados no ano passado contribuíram para a alta nas tarifas em 2019.

Para os consumidores industriais da Light, o reajuste médio será de 10,2% e terá uma alta de 9,65% nas suas tarifas. As altas são maiores que a inflação. No acumulado de 12 meses até fevereiro, o índice oficial é de 3,89%.