Após repercussão negativa nas redes sociais, Alexandre Knoploch voltou atrás na decisão.

O plenário de Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) aprovou nesta quinta-feira (13) uma nova lei sobre a regulamentação do uso de patinetes elétricos. A determinação é que os usuários deverão realizar uma prova no Detran para poderem utilizar o equipamento. O condutor que já possuir a Carteira Nacional de Habilitação estará isento.

De acordo com o texto da lei, de autoria dos deputados Alexandre Knoploch e Gustavo Schmidt (PSL), será necessário acessar o site do Detran e se inscrever para uma prova. Uma vez aprovado, o usuário receberá um número vinculado ao CPF. Esse número deverá ser informado durante o cadastro com a empresa de aluguel do patinete ou bicicleta.

Outra regra é a necessidade de um depósito antecipado em casos de possíveis acidentes, uma espécie de “cheque caução” no valor de R$ 1.710 caso o condutor não possua seguro pessoal. Entre outras normas, os veículos a partir de agora deverão possuir identificação única; além de estabelecer locais específicos para estacionamento e retirada.

Após repercussão negativa nas redes sociais, Alexandre Knoploch voltou atrás e anunciou que pedirá para o governador Wilson Witzel vetar os respectivos artigos 5 e 11 da lei, que terá 15 dias para tomar a decisão. Segundo Alexandre, o modelo foi inspirado em São Francisco, nos Estados Unidos, cidade com grande índice de acidentes nesse segmento, e que conseguiu contornar o problema através de medidas como essa.